3 ideias de SaaS para o mercado imobiliario (pré-validadas) para você tirar do papel em 2025
Para contextualizar vocês, eu trabalho com atendimento em uma empresa de SaaS. Eu lidero times de atendimento e, com isso, tenho acesso livre a basicamente todos os clientes.
Hoje, a empresa em que trabalho é uma das líderes do mercado imobiliário e, com isso, converso com grandes imobiliárias frequentemente.
Principalmente nesse período em que estive um pouco mais afastado da Newsletter, eu estive muito próximo dos clientes. Queria entender em profundidade suas operações e como nossa empresa poderia ajudá-los ainda mais.
Encontrei algumas boas oportunidades que fazia sentido abraçarmos, mas, encontrei algumas ótimas oportunidades, mas que fogem muito do nosso core-bussiness. Eu mesmo desenvolveria um desses negócios, mas não posso, pois seria conflito de interesses com minha própria empresa.
Hoje eu sou sócio da companhia em que faço parte, logo, não faz muito sentido desenvolver algo no mesmo mercado. Então, resolvi compartilhar essas visões com vocês que estão procurando uma ideia.
Vou contar a vocês um pouco sobre cada ideia e como percebi cada uma dessas oportunidades. Sem muita enrolação, vamos às ideias:
1. Envio de pesquisas de satisfação e e-mail marketing
Conversando com as imobiliárias, quando você pergunta para elas:
“Qual seu principal diferencial?”
A maioria delas diz:
“É meu atendimento diferenciado”
Mas, na realidade, elas não têm nada que comprove isso nem ajude a melhorar esse atendimento. Elas não metrificam nem costumam ter planos de melhorias baseados nos feedbacks dos clientes.
Algumas poucas imobiliárias já começaram a fazer pesquisas de satisfação com seus clientes e usam isso como diferencial real e tangível. Principalmente pesquisas de NPS.
Mas, mesmo as que já fazem, usam ferramentas adaptadas, cheias de gambiarras e que dão trabalho para implementar por não serem integradas às ferramentas da imobiliária.
As imobiliárias estão começando a entender a necessidade de medir a satisfação. Inclusive recentemente fiz uma mentoria sobre processos imobiliários e o consultor dedicava duas das sessões de mentoria a pesquisas de satisfação e gestão do relacionamento.
Então, minha primeira ideia foi:
Um sistema de envio de pesquisas de NPS e CSAT que se integre ao ERP de locação e o CRM de vendas da imobiliária e permita o envio automático de pesquisas.
O sistema capturaria os dados dos clientes e dos contratos de locação diretamente do ERP e/ou do CRM, sem a necessidade de ficar atualizando manualmente ou disparando periodicamente.
Outras pesquisas, como CSAT poderiam ser enviadas em momentos específicos, como por exemplo, ao final do processo de locação ou vendas da imobiliária.
Além disso, outros fluxos de e-mail poderiam ser configurados para momentos específicos, como por exemplo no início de um novo contrato de locação (para fazer o “onboarding” do novo inquilino ou no final do contrato para agilizar a rescisão de contrato.
Esse sistema, como a maior parte dos sistemas de e-mail marketing pode escalar bastante em preços pelo número de disparos. Facilmente uma imobiliária média dispararia 1000 e-mails/mês.
2. Sistema de gestão de processos internos (tickets)
O principal problema das imobiliárias - principalmente de locação - de qualquer tamanho (mesmo as gigantescas) são processos internos.
Gerenciar contratos de locação é um transtorno imenso em complexidade pelo número de atividades a realizar, prazos amarrados em contrato e alta regulamentação. É um negócio que precisa de muita gente para funcionar.
Por isso, a imobiliária precisa ter bons processos internos, bem desenhados e controlados. E isso é muito raro.
Muitas imobiliárias já têm bons processos e os controlam por meio de tecnologia. Mas, novamente, usando ferramentas adaptadas e bastante caras.
Em novembro, estive em um evento e 5 clientes reclamaram para mim do mesmo problema, sem nenhum tipo de incentivo meu: os custos e complexidades dos softwares de gestão de processos.
Eles já usam ferramentas como Zendesk, Pipefy, Bitrix24 e Movidesk. E pagam uma boa quantia - muitas vezes em dólar. Coisa de 2, 3 mil reais por mês por algo improvisado.
A dor é tão grande que quando disse que talvez eu poderia ajudar um empreendedor de milhões de faturamento mensal (só a locação dele faz mais de R$ 1M/mês) com a automação do Movidesk dele, ele mesmo marcou comigo duas reuniões na mesma semana. Uma de DUAS HORAS de duração. Tamanho o interesse no assunto.
Então, minha segunda ideia seria:
Um sistema de gestão de processos internos integrado ao ERP ou CRM e que permitisse automações e integrações para acelerar a rotina das imobiliárias.
Esse produto tem possibilidades de alto retorno financeiro, cobrando ticket elevado por processo (pipeline), por número de fluxos de trabalho, por usuário e várias outras alavancas de precificação.
Uma grande vantagem dessa ideia é que os clientes já pagam por essa solução, mas as soluções são “adaptadas”. Se houvesse um bom player focado nas imobiliárias poderia construir um negócio GRANDE.
3. Sistema de gestão de relacionamento com clientes
O relacionamento com o cliente é primordial para as imobiliárias.
→ O CAC desse mercado está cada vez mais alto, por causa dos sistemas de leilão do Facebook, Instagram, Google e outras plataformas de ads ou até mesmo pelos portais imobiliários.
→ A diferenciação em produto é inexistente ou fácil de copiar: imóvel é imóvel.
→ A concorrência é cada vez mais alta, tanto por grandes players como QuintoAndar e até mesmo Airbnb, quanto por entrantes novos, já que a barreira de entrada hoje é baixíssima. Abrir uma imobiliária é relativamente fácil e tem 4 milhões de corretores no Brasil, a maioria sonhando em ter a própria imobiliária.
Por isso, a imobiliária precisa fidelizar seus clientes, principalmente os proprietários. Eu mesmo fiz um webinar recente para a base de clientes falando sobre isso que foi um sucesso.
E a maioria das imobiliárias usa ZERO tecnologia para isso. São empresas muito familiares e com pouca iniciativa de adesão a novas soluções, por isso demoram a descobrir boas opções.
Conversando com um dos meus maiores clientes, eu investiguei um pouco sobre como ele faz a gestão de carteira de clientes e divide seus clientes entre suas gestoras de carteira. No fim, perguntei pra ele:
“E qual ferramenta você usa pra isso? Você faz tudo na planilha?”
E ele:
“Sim, é uma chuva de planilhas.”
Por isso, minha terceira ideia seria:
Um sistema de gestão do relacionamento com clientes que permitisse a imobiliária separar clientes entre seus funcionários, segmentar a carteira de acordo com critérios específicos e gerenciar fatores como:
→ Satifação geral do cliente e risco de rescisão
→ Oportunidades de up-sell ou cross-sell para dentro da carteira de proprietários, inquilinos ou até mesmo fiadores
→ LTV do contrato de locação ou do cliente
→ Histórico de relacionamento
E muito mais. Seria uma verdadeira mudança de jogo para a fidelização de clientes nas imobiliárias.
Obviamente, a integração com ERP e CRM seria primordial para automações e preenchimentos automáticos de dados. Isso facilitaria muito a vida das imobiliárias.
Inclusive, essa solução se “integraria” muito bem à primeira, podendo ser uma coisa só. Se integraria muito bem também à soluções de WhatsApp e IA que vêm surgindo em pencas no mercado imobiliário.
Enfim, essas foram as ideias que tive nos últimos meses e que tenho quase certeza (certeza absoluta nunca dá para ter, só testando) que decolariam.
Eu tirei esses insights conversando com vários clientes sobre esses temas. Nenhum deles eu ouvi uma vez só e nem de clientes muito específicos.
Caso você tenha dúvidas sobre alguma das ideias e queira ajuda, pode me chamar que eu terei prazer em explicar melhor. A maior parte deles eu até já escrevi descrições mais completas e esquematizações.
E caso você tenha gostado das ideias, mas precisa de mais conhecimento de negócios para tirar do papel, conte com a minha Newsletter: Operando um SaaS
Não é por falta de ideias que seu SaaS não vai sair em 2024, ein???