Minha experiência maior é com desenvolvimento backend, seja sistema web clássico (SSR), APIs (REST e SOAP) ou jobs agendados. Tenho apenas 1 experiência em que fui dev mobile (React Native) e 1 em que fui fullstack (o frontend era Angular).
No caso de desenvolvimento mobile, assim como desenvolvimento desktop, não há o que discutir. É absolutamente necessário um framework desses pra desenvolver.
No caso de desenvolvimento web, só em 2 situações que senti a necessidade de um framework frontend desses. A primeira foi o projeto em Angular, que mencionei.
A segunda foi em um projeto ASP.NET MVC (que é SSR clássico), em que uma determinada tela precisava da criação de elementos na DOM de maneira dinâmica e dependendo dos inputs. Implementei isso com o jQuery (que já vem no boilerplate do ASP.NET MVC), mas foi um sacrifício, muito complicado.
Lembro que pensei que se estivesse usando um framework desses, essa ação seria muito mais simples. Porém, optei por não adicionar nenhum pois complicaria o restante do sistema só por conta dessa tela.
Não conhecia o htmx na época, mas teria sido muito mais simples adicionar o htmx só nessa tela pra fazer isso.