Executando verificação de segurança...
Em resposta a Rust ? Go ? Java ?
1

Esse questionamento é tão complexo no dias de hoje (tem tanta linguagem), em um passado distante a duvida era Java, C#, Php, Ruby...
Mas as vezes não é só o fato da que você gostaria de aprender, por hobby ou pelo mercado oferecer mais opções de vaga.
As vezes a que você gosta por hobby não vai ser a que lhe vai dar mais condições de emprego.
Hoje em dia apesar do Rust ser amada no stackoverflow, ser queridinha, ser modinha, ainda parece ter um nicho diferenciado.
Mas ela é uma linguagem FiaDeUmaBoaMae, pois é difícil, você programava de um jeito que as vezes coisas bobas que você fazia usando outras linguagens o Rust não vai lhe permitir, ele é muito chato quanto a isso, mas essa chatice dele pode lhe tornar um programador melhor, você tem que ter controle sobre memória entender que a variável tem tempo de vida durante aquele escopo e tudo mais.
Go tem crescido muito ultimamente, muitas empresas começando a investir nela, e como todo mundo diz, e eu mesmo duvidava, um programa em Go, vai ser escrito por 10, 20, 30 ... programadores de uma mesma forma, pois o Go quase sempre tem um so jeito de fazer o código.
tem muitos cursos bacanas na web, e ele também tem algumas coisas que vai lhe corrigir o modo de programar, mas não é tão severo e rígido como o Rust.
Rust tem foco para sistemas, mas a comunidade tem começado a dar outras caras para ele. O Go começou a dar mais ares de modernidade e nasceu para resolver problemas que os devs tinham com a programação web de 10 anos atrás, rest, gpc, json ... e o go nasceu facilitando isso, como tambem sendo uma das mais performatica em trabalhar com cachê e concorrência.
Java é de uma época passada antes desses 10 anos, e depois que a Oracle comprou ela, se tornou uma linguagem menos amada e esquecida e por se tornar mais cara e dar problemas de processo de licença e multa cara, mas os amantes do java conseguiram abrir um novo ramo e foi criado o java open sdk, e ai a comunidade voltou a dar atenção e começou a implemtar coisas que os seus concorrentes estavam fazendo e evoluindo, já tiveram tantos framework e hoje parece que quando se fala de java se fala de spring boot, java parece ser o início da aprendizagem de Orientação a Objetos e padrões de linguagem (já existia oop, mas não era comumente usada de fato nos projetos), mas java foi esquecido ou forçado a ser abandonado quando comprada pela Oracle por gerar processos, e fez o google se virar nos trinta e pagar multas altas devido a nova licença, acho que isso também influenciou o google ir para um tal de kotlin, devido essa encrenca com a oracle, kotlin também é um embrionário do java.
c# a tão odiada por muitos que viravam o nariz para a MSdollar (também pertente ao mundo antes dos 10 anos atrás) MSdollar como era comumente conhecida a Microsoft, mas tudo aquilo que era fechado, bloqueado licenciado e etc começou a ter novos mundos quando mudou a presidência e Sadela entrou na empresa e fez a Microsoft se tornar acessível a comunidade open source e deixou o mundo também palpitar nela, e isso deu um salto monstruoso, ela cresceu muito com isso. Não quer dizer a Microsoft abraçou tudo só de uma vez, mas deu a oportunidade de entrar no mundo Linux, Mac ... o mundo open source fez a Microsoft e C# evoluir muito.
E ela é a que paga o salário de muita gente no mercado por permitir fazer tudo o que é coisas de quase tudo que é jeito.

mas no final a decisão difícil vai ficar na suas mãos, é uma decisão sua.
Veja todas, faça exemplos veja qual você vai ter facilidade, e foca nela, talvez você vai escolher uma para trabalhar e vá escolher outra para aprender como hobby e se educar.
mas vai ter situações que é o cliente que vai lhe dizer a linguagem pois é ela quem vai lhe pagar o salário e as contas.

uma listinha para tu analisar:

https://blog.back4app.com/pt/startups-que-usam-rust/

https://blog.back4app.com/pt/startups-que-usam-go/

https://blog.back4app.com/pt/startups-usando-java/

https://blog.back4app.com/pt/startups-usando-c-sharp/

https://blog.back4app.com/pt/startups-usando-scala/

Coloquei o scala ai na lista pois ultimamente a linguagem scala foi uma das modas do modelo de lingaugem funcional.

a que paga o meu salario é uma, mas eu fuço muito o Go e principalmente o Rust, que tenho focado em aprender pensando em um mercado que todos dizem ser o futuro, mas que ao mesmo tempo não parece ser real.

É uma coisa tão legal, vai ter muitos nascimentos, e pior que deixei de lado até as linguagens que hoje tem forte adoção no machine learn e big data ... que seria o Python ou R.

bora lá rapaz, o desafio é grande, e tu comentou se virar bem no node e javascript, ela também esta bem aquecida e é usada para muitos casos, só que o mercado de startup abraça tudo o por modinha ou por necessidade ou por preço ou pela folha salarial dos devs que vão tocar o projeto, boa sorte na jornada.

Carregando publicação patrocinada...