Executando verificação de segurança...
3

Meu desânimo com essa vida de dev! HELP

Fala galera, hoje venho trazer aqui um desabafo e ao mesmo tempo um pedido de conselho!

Comecei na programação em 2020, fazendo projetos de freela (apenas front end). Algumas landing pages, otimizações de páginas etc. Eu era gestor de tráfego pago, então fazia o trampo de LP's também e cada vez mais fui gostando da área de dev.

Em 2022 consegui o primeiro trabalho de Junior (front end). Uma empresa brasileira recém comprada por uma companhia indiana. Então meu salário desde o inicio foi em USD. 400 usd de inicio na cotação da época dava ali uns R$2.100 por mês. Eu aceitei por ser o primeiro emprego e eu ainda fazia a parte de tráfego pago. Então nesse inicio não liguei muito pro salário. Eu queria ter experiência em projetos reais, trabalhar com devs mais experientes, e de fato ter a migração de carreira (deixando tráfego pago de lado no futuro)

Eu comecei como junior de frontend (como ja falei antes) e fui aprendendo o backend no trabalho, estudando por conta e evoluindo.

  • Não tinha testes automatizados, CI/CD eu comecei!

  • Não tinha tracking de erros, absolutamente nada, eu comecei!

  • SEO/performance era horrível, eu otimizei pra caramba

  • Implementei parte de pagamentos, AI generativa, tradução para outras linguas....

Além de dar manutenção e implementar novas features. Tudo fui aprendendo por conta propria e trazendo para dentro do produto.

Minha evolução dentro da empresa era nítida, todos elogiavam. Tanto pela minha performance, capacidade de aprender rápido e entregar as coisas sem bugs. Afinal isso pra um júnior ja é algo complicado rsrsrs

em 2023 recebi um aumento de 100 USD.

No meio do ano de 2024 me promoveram a pleno ganhando 630 USD. Me promoveram mas o salário não (como podem ver)!

Então comecei a saga de procurar um novo emprego (e ainda estou nessa saga).

Os devs mais experientes sairam, ficou eu e um outro pleno que entrou na empresa tem 5 meses. Qual ganha 3x mais que eu. Toda parte legado e contexto da empresa ficou comigo, muitas coisas o atual Tech Lead (indiano) não sabe como funciona, eu que tenho que explicar a ele.

Quando os demais devs sairam, pensei que eu finalmente seria reconhecido, ou até mesmo por ter que assumir mais responsabilidades.

Ainda sem sucesso para uma nova vaga, tentei conversar com o time resposável para ter um salário de fato correspondente a minha posição, afinal agora temos menos devs, eu assumi toda a responsa de front/back e infra. Mas sem sucesso.

E meu pedido de ajuda é como passar por essa etapa. Eu me sinto desmotivado, desanimado, parece que eu esperei tanto da empresa (erro meu) e não tive o reconhecimento. Desde o inicio de dezembro (de 2024) eu meio que não tenho vontade pra nada com relação a programação. Esse ponto de sem sucesso a conseguir um novo trabalho/sem aumento digno de salario, me bateu a bad!

Ou quem sabe você tem uma vaga pra me indicar rsrs!

você ja passou por isso ou conhece alguém com situação parecida? Como vencer essa "barreira" da desmotivação por um golpe do bendito salário e reconhecimento?

Carregando publicação patrocinada...
4

simples, tu entrou aprendeu, evoluiu, vai arrumar seu linkedin, seu CV e vai procurar por outras posições, a empresa não vai te reconhecer e muito menos te dar um reajuste para pagar a média dos profissionais no seu time, se rolar vai ser no máximo 10% sendo bem otimista, você vai ter esse reajuste apenas mudando de emprego que é justamente o que qconteceu com os seus colegas de trabalho, vieram de outra empresa e a sua empresa teve que "incentivar" eles a sairem (oferendo um salário maior).

conselho de carreira, ficar na empresa só compensa enquanto você
tiver 2 coisas:

oportunidade de aprendizado (mas aprendizado que seja relevante e que agregue para a sua carreira)
salário que supra as suas necessidades e se possível na media ou acima da media do mercado

sem essas 2 coisas é momento de trocar de empresa (isso geralmente ocorre ali na média a cada 2 anos), nesse meio tempo se atualizar, participar de outros processo seletivos mesmo sem estar buscando emprego efetivamente (melhor momento de procurar emprego é quando se esta empregado e confortável, assim você tem mais sangue frio pra negociar) assim você vai ver como o mercado te avalia como profissional e o que você precisa melhorar, se organizar financeiramente pra imprevistos e pra se colocar no risco de trocar um emprego mais estável por outro que aparentemente é melhor mas que tem seus riscos por ser novo e é isso.

não espere reconhecimento e sempre que estiver insatisfeito tente mudar isso na empresa atual (por isso é importante estar organizado financeiramente e ter uma reserva, porque esses "tiros" podem sair pela culatra), se não mude na marra indo pro "vizinho".

1

seu comentário foi cirúrgico!

e realmente hoje eu não tenho mais aprendizado com alguém mais experiente no trabalho. Estou perdendo em 2 partes: salário e conhecimento!

sigo buscando por uma nova vaga.

obrigado pelo comentário, vou levar pra vida!

3

Opa é aí suricatudev, não sei o seu nome então vou te chamar pelo seu Nick rsrs. Cara eu tive essa mesma experiência, porém foi em uma área diferente.

Comecei com um salário ruim também e algumas pessoas saíram do setor deixando apenas eu com as tarefas dos antigos funcionários, demorou muito para almentaro salário meu, só que não foi do meu interesse ficar mais na empresa, arrumei outro trampo parecido, mas com o salário melhor e que valoriza mais o funcionário.

Depois que sair do antigo trabalho eu fiquei um tempo parado sem vontade nenhuma de estudar programação, mas resolvi fazer um projeto pessoal, e com esse projeto eu comecei a agregar mais conhecimento e a cada novo obstáculo que superei fazendo esse projeto dava mais vontade de continuar no desenvolvimento do projeto.

Bom o que não sei se isso vai te ajudar, mas o que realmente me ajudou foi um projeto pessoal que me desafio.

2

obrigado por compartilhar sua experiência comigo!

eu realmente estou a quase 3 meses sem escrever uma linha de código que não seja pro trabalho. Ainda quando escrevo é empurrando pq preciso manter o emprego ainda enquanto não arrumo outro.

Vou pegar seu conselho de projeto pessoal, ver se me anima um pouco e quem sabe até fortaleze mais na procura de um novo emprego!

1

Se você reclamar eles vão te trocar por um indiano que trabalha mais e recebe a metade do que você ganha.

Agradeça pela oportunidade e busque novos desafios.

1
1

Tô na mesma situação. E aconteceu bem numa fase onde as vagas do LinkedIn virou coleta de dados e cada vaga divulgada tem mais de 100 candidatos. Tá complicado, desânimo total, mas sempre de olho no que estudar ou me alinhar ao mercado para poder ter mais relevância.

1

pois é, cada vaga que vejo ja tem candidatura pra krl. Eu mando mesmo assim, mas parece que não sou "bom" o bastante pq nunca retornam kkkk

0