Executando verificação de segurança...
3
sterbe
3 min de leitura ·

Desabafo de um Auxiliar de Escritório que está Tentando migrar para TI

A empresa onde trabalho atualmente tem um processo de venda muito lento, bom, porque isso ocorre e como resolver eu ja havia detectado, então desenvolvi uma ferramenta que iria permitir evitar que isso continuasse, mas a gerência/donos, não utilizam, e aparentemente preferem que continue assim.

PROBLEMA

Fabricamos chapas com dobras e cortes sobre medida, e o preço é calculado encima do valor do kilo x quantidade de kilos x tipo de dobra ou corte, mas o dono, não delega essa função de calcular esses valores à ninguém, isso causa muito atraso, pois as vezes temos orçamentos gigantescos com valores bem significativos, que demoram 2 dias para ser liberados, sendo que isso deveria demorar ao máximo 15 minutos. Isso atrasa o processo de venda, quando o vendedor não acaba perdendo a venda devido essa demora.

SOLUÇÃO

Criei uma tabela em Excel, onde os cálculos são feitos de forma totalmente automática, puxando numa base onde os preços do KG, são inseridos, separando por cada tipo de chapa, MAS, o dono nunca atualizou os preços como ja solicitei, ele aprovou o projeto, ficou com uma boa usabilidade, mas e quase que como se não quisesse essa facilidade.

A empresa e familiar, tem 10 funcionários no máximo, e eu já desistir de tentar melhorar esse ou qualquer outro processo, ou convencer a automatizar todos os processos que ja detectei que estão defasados devido a lentidão de todo o trabalho.

Esse atraso também acontece com vendas onde não tem dobras, mas tem uma grande quantidade de itens, gerando assim valores altos na venda, onde as vezes perdemos em decorrer da demora.

Detectei diversos problemas relacionados a falta de delegar funções na empresa, ou à falta de uma boa gestão, marketing e propaganda. Sou Auxiliar de Escritório para o Setor Financeiro da empresa, mas acabo também realizando tarefas de marketing, dando idéias, construindo Flyers e outros do tipo utilizando o canvas para a empresa, pois gosto de trabalhar em locais que tenham sucesso.

Como estudo programação e estou tentando migrar ja a 2 anos, tentei implementar sistemas de auto atendimento para tipos de clientes específicos, que compram para revenda. Como casas de materiais de construção e serralheiros, que poderia ser realizado por um pequeno Bot no Whatsapp, mas a idéia não foi bem vista e larguei de mão. Mostrei para a gerência que a empresa é invisível digitalmente, e quem compra conosco e apenas por boca a boca e indicação, e expliquei o porque isso era ruim para a empresa, então desenvolvi um protótipo de site instucional para eles, de forma gratuita pois me geraria um case de mercado para meu portfólio, apresentei o layout, recusado. "Ficou muito limpo", perguntei o que queria q eu alterasse, falou que iria ver e isso ja fazem 1 ano, então eu apenas desisti da empresa. Faço apenas o meu e mais nada, não adianta, simplesmente é irrelevante qualquer tentativa de melhoria para a empresa.

Talvez eu esteja errado em querer deixar a empresa em maior evidência digital e de mercado, facilitando até mesmo o contato de possíveis fornecedores e clientes, ou esteja sendo apenas arrogante nesse ponto. É uma empresa familiar que atua no mercado, e até então esteve bem, mas chegou no limite da barreira de crescimento.

Quem leu até aqui, muito obrigado!!
Se quiserem abrir discursões nos comentários, estarei respondendo.

Carregando publicação patrocinada...
2

Olha eu vejo muitos escrevendo coisas sobre empresa x que dá oportunidade para junior e bla bla bla... Mas o seu relato me fez ver o por que de eu estar desatualizado, empresas que te estimulam a ser sempre mediano, você aprende e quer aplicar na vida real, e os patrões fazem pouco caso do funcionário. Mas não siga a mesma coisa que eu não, continua nessa força, colabore com open source e uns trabalhos voluntários para aumentar o portfolio e seja um grande programador. Eu fui desenvolvedor de profissão por um ano e não suportei a pressão, ganhava muito abaixo, na carteira era como auxiliar e era desenvolvedor, além de ser desinstimulado.

1

São situações complicada, e querendo ou não, no Brasil a maior parte das empresas são familiares, que estão na classificação de EPP, que podem faturar até alí seus 4MI ano, e da pra rodar com poucos funcionários, mas isso sempre gera problemas, e por mais que tentemos resolver esses problemas pra estar deixando a empresa mais otimizada nos processos, essas reformulações não são bem aceitas, então acabamos decidindo apenas por fazer o que fomos contratados para fazer. Por que vou fazer mais, sendo que tudo de bagagem que eu tenho, adquiri e estou adquirindo durante o período que estou na empresa não está sendo aproveitado.

No meu caso, se e a experiência com rotinas de setor financeiro, conciliação bancária e relatórios que querem, vou fazer apenas isso.

2

Olá, boa tarde!
#Me chamo Danilo Fernandes! -
Deixo minha opinião sobre o assunto?
1 - Trabalhava numa empresa grande, já na área de T.I., mas que para os gestores de T.I. tinha a divisão, onde você é apenas INFRA (Infra antiga, passar cabo, cuidar ali de um zabbix, dar manutenção em servidores) ou apenas sistemas, com isso, pequenas soluções que resolviam problemas REAIS eram motivos de reclamação, sim, isso mesmo, tinha um problema, era resolvido e eu recebia sinalizações negativas que estava me "metendo" no setor de sistemas, que eu tinha que decidir o que eu queria da vida, se não ia terminar sendo um pato, não ia fazer nada direito, na verdade eu estava em outro momento e pessoas que pra mim eram bem sucedidas me diziam o contrario, que devia aprender mais tecnologias e infra iria virar código também, no fim, o que achava que ia acontecer com o mercado, aconteceu, foi na epoca que chegou no brasil DevOps, DataScience, RPA e afins, perdi o "Time", decidi correr atrás e "mudei" de área, estou ganhando muito mais, com mais tempo pra minha familia e aprendendo novas tencologias todos os dias, trabalho no financeiro também, com isso, entendi que a empresa estava num momento diferente do meu, meu gestor estava num momento diferente, o chamado "boi na sombra", o limite pra ele era aquilo e não tem nada de errado, fiz um pé de meia, estudei muito mais que o normal durante 6 meses e fui pro mercado, em menos de 30 dias estava realocado ganhando a mesma coisa que ganhava antes, menos de 1 anos depois estava ganhando mais.
2 - Aprender a entender a realidade da empresa vai tornar sua vida muito melhor, entenda como funciona a empresa que você trabalha, realmente ter mais vendas é um problema? você já tentou perguntar para "quem manda" o que ele vê como problema que gostaria de resolver?
3 - Você criou um "EXCEL", já pensou que ninguém pode querer usar por não ser intuitivo? que tal fazer a solução como um APP para telefone? a solução deve ser boa para o usuário final, deve ser fácil para o usuário final.
4 - Vai ver o que já é feito hoje é o suficiente para "quem manda" na empresa, pra eles já tá bom, a meta já foi alcançada, as pessoas estão em momentos diferentes da vida, falo por experiência própria, empresas que faturam alto e até um dia desse, nem WhatsApp tinha @.@.
5 - Veja onde você quer estar daqui a 5 anos, a empresa que você trabalha vai te proporcionar isso? se não, na minha opinião não tem muita saida, se preparar para o mercado e procurar outro trabalho.
6 - Reforço novamente, tente verificar 3 problemas que realmente incomodam "quem manda" e se proponha a resolver em troca de um aumento ou promoção, se realmente acha que vale a pena tentar.
7 - "Não adianta vender carne pra vegano" e não leve "não" ou falta de interesse para o lado pessoal, as vezes você está no lugar errado mesmo, acontece, não precisa se emocionar.
8 - Procure entender o mercado, pra onde ele está indo e se prepare para o que realmente o mercado precisa, aprenda a resolver problemas, tecnologia é uma ferramenta.
9 - Se vocÊ trabalha no financeiro, já está a frente de uma galera, sugiro que foque em soluções para o setor financeiro, já pensou em no lugar de resolver problemas dos outros, resolver e automatizar problemas do setor que você trabalha? criando gráficos, automações, sistemas, relatórios para o seu próprio setor? pegando 3 problemas que você se incomoda e resolvendo no seu setor, entendo que será um excelente começo.
10 - Desenvolvedor com conhecimento em financeiro/fiscal é vendido a peso de ouro no mercado de dev.

Se quiser falar mais sobre o assunto, manda uma DM ai
Trabalho hoje com Python + RPA para setor financeiro, talvez possa te ajudar em alguma coisa.

Espero ter ajudado,

Deixo meu instagram e linkedin se quiser trocar mais experiências.
Instagram: @danilof.fernandes
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/danilof-fernandes

1

Olá Danilo, muito obrigado por expor seu ponto de vista, agregou muito para min e para a discussão.

Eu peguei pra resolver alguns problemas relacionados ao meu setor, e acabei conseguindo resultados satisfatórios tanto para min quanto minha líder.

O EXCEL que fiz ,é no estilo de macro, com botões e, pra ficar simples de se utilizar, pra que todos pudessem fazer uso, acabo parecendo um programa para Desktop no final. Mas o que percebi é que o dono, ele não quer descentralizar ele em si da empresa, todos os processos tem que passar por ele, não existe confiança e autonomia para poder delegar e dar autoridade para que os vendedores por exemplo façam vendas sem a necessidade so orçamento final ter q passar por ele.
Eu tentei tomar a iniciativa de buscar métricas relacionadas as vendas, leads convertidos, não convertidos, justificativas para não conversão e etc, mas infelizmente essas metricas nem existem para serem colocadas em um gráfico. E uma situação onde vejo que chegou realmente no estágio do "boi na sombra". O mais estranho é que recentemente foram feitos inventimenfos significativos em maquinários e suprimentos, mas que se nao for bem trabalhado não vai gerar retorno no tempo hábil. E sempre tem aquela velha choradeira, estamos vendendo menos, precisamos correr atrás e vender mais, precisamos faturar mais, precisamos aumentar nossa margem de lucro, mas nada e feito para resolver isso como iniciativa da gerência/dono, e acabo me tornando o severino que resolve esses problemas. Estava tendo problemas devido a falta de comunicação com a venda e a produção, mas não existia nem uma regra de ordem de serviço, o que gerou prejuízos, fui implementei as ordens de serviço e agora a produção so e realizada de acordo com o que está na ordem, mas isso era algo que eu sendo de um setor diferente, ou que deveria ser acabei resolvendo pois ja estava incomodado com tal situação. Houve a burocratização do processo, mas que permitiu uma fluides melhor devido a redução de conflitos.

Vou entrar em contato com você sim Danilo, temos boas experiências pra trocar, muito obrigado