Executando verificação de segurança...
3

SaaS - Envie uma mensagem para seus familiares depois de partir

Oi, pessoal. Sou novo por aqui. =D Tenho acompanhado muitas pessoas compartilhando os seus SaaS, e pensei em fazer o mesmo hoje.

Já pensou no que gostaria de dizer para quem você ama, caso algo aconteça com você?

Estou criando um app que te permite escrever mensagens que serão enviadas para seus entes queridos depois que você partir. 💌 É fácil de configurar, e ajuda a deixar palavras que nunca serão esquecidas.

Você pode compartilhar qualquer coisa - uma mensagem de carinho para sua família, ou até instruções sobre como proceder após sua morte, como um testamento deixado no cartório, ou até mesmo a chave da sua carteira crypto.

Criei inicialmente pra mim - se eu partir de repente, quero compartilhar minha planilha com todos os meus bens (CDBs, LCIs, LCAs, crypto, etc) com meus irmãos, para que eles saibam o que exigir na hora de montar o inventário.

O app sai nas próximas semanas. Enquanto isso, tô coletando uma lista de interessados pra saber se a ideia realmente é útil pra mais alguém.

Gostaria muito de ouvir a opinião de vocês. Feedback, crítica - tudo é bem-vindo.

👉 Link para se inscrever - https://www.postlife.app/

Carregando publicação patrocinada...
6

Caro colega, você já pensou em quanta responsabilidade e implicações legais esse sistema vai trazer pra você? Como você vai fazer para disparar a mensagem com plena certeza de que a pessoa partiu? E se essa mensagem for disparada por acidente? E se o sistema nao alavancar (o que é quase certeza que vai ocorrer, pois existem serviços grátis das big techs para isso) e você precisar manter 5 a 10 clientes para muitos anos? E se dados tão sensíveis vazarem? Minha dica é não faça nada sem validar ideia, ainda mais quando o cliente é pessoa física, perfil complicadíssimo de conseguir monetizar e muito crítico quanto a LGPD.

2
5

acredito q o gmail já faça isso. É possível configurar q a partir de X tempo de inatividade seja disparado emails para pessoas q vc deseja.

Mas a ideia ainda é boa. Uma problemática é a seriedade deste projeto. Já q envolver assuntos e informações delicadas. É preciso considerar LGPD, ética, legislação, criptografia, segurança dos dados, etc

1

Obrigado, DevJonathan! De acordo com um comentário abaixo (do Salgueiro), o Gmail de fato faz isso. O que eu acredito é - ainda que existam outras formas de fazer, sempre haverão pessoas interessadas em pagar por uma solução mais simples. Estou certo? Não sei - tem que validar. =P

1

A ideia é muito boa! A minha preocupação como usuário é com relação a segurança. Por exemplo se eu quiser deixar algumas instruções que possuem senhas ou até uma paper Wallet, como posso garantir que apenas os destinatários vão poder ler?
Se encontrar uma forma de garantir isso, seria muito interessante!

1

Bom dia, elBarto. Justo, obrigado pela observação. A criptografia das informações vem depois, numa futura versão - por ora, vamos validar com usuários que não têm nenhuma preocupação quanto a isso. Por ex, eu posso querer compartilhar uma mensagem de adeus, lembrando aos meus familiares que "eu vivi uma boa vida, e que agora estou em um lugar melhor".

1

Parabéns, meu caro! Sua ideia é excelente!

Por coincidência, considerava desenvolver algo semelhante, mas, por pura preguiça (quem nunca?), o projeto nunca saiu do papel. Atualmente, gerencio tudo isso por meio de e-mails agendados no Gmail e, pelo menos uma vez por mês, abro e altero a data de envio. Obrigado por me acabar com esse meu processo arcaico 😅

Aproveitando o tema central: é muito positivo ver iniciativas que buscam desmistificar certos assuntos, como a morte. Um projeto louvável foi o site "Testamento Vital", que permitia às pessoas registrarem suas diretivas antecipadas de vontade — basicamente, instruções sobre o que desejam que seja feito em situações como um mal súbito: reanimação (em quais circunstâncias e por quanto tempo), preferência por cuidados em casa de repouso, entre outros. Infelizmente, o site saiu do ar devido a questões relacionadas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Na prática, qualquer pessoa pode buscar um modelo na internet e editá-lo (com a devida responsabilidade e cautela que o documento exige) para atender às suas preferências, mas ainda depende de alguém que faça valer sua vontade.

1

Obrigado, Salgueiro! Sabe o porquê exatamente o Testamento Vital teve problemas com a LGPD? Porque não criptografava as informações? Ou pelo simples fato de armazenar informações delicadas?

1

Não, a LGPD é muito mais complexa do que simples criptografia, trata-se entre muitas outras coisas, de armazenar os dados sem a necessidade de te-los, ou por período superior ao necessário, sem autorização explicita ou até, pela segurança desses. Sugiro consultar advogado especialista pois cada vez mais vem sendo fiscalizado e as multas pesadíssimas.

0
-2