É o pior momento pra ser Júnior?
É o pior momento pra ser dev Júnior?
Atualmente, sou um desenvolvedor Junior com 1 ano e 6 meses de experiência e confesso que tenho muito medo de ser demitido e não conseguir encontrar outro emprego.
É o pior momento pra ser dev Júnior?
Atualmente, sou um desenvolvedor Junior com 1 ano e 6 meses de experiência e confesso que tenho muito medo de ser demitido e não conseguir encontrar outro emprego.
Eu estou começando ainda nem me considero Jr mas, estou preocupado na questão de conseguir entrar na area devido estas ferramentas de IA que sendo utilizada pelo um pleno ou senior ja faz tudo que um Jr iria fazer tipo descredenciando a necessidade do Jr.
Mas eu decidi que mesmo assim não vou parar de estudar e nem que faço projetos somente pessoais mas vou continuar e o futuro só Deus sabe.
Olha... eu to estudando há um ano programação, no começo achava html, css e js lindo, depois com js e ts e estruturas da dados é bem mais dificil, ainda desempregado, porem muito pessoal que entrou na vibe de tentar programação já ta saindo fora, acredito (e espero muito) que o mercado tech volte ao normal no meio desse ano, filtrando profissionais bons dos que estudaram só o basico do basico e já lançam curriculo. (nada contra, mas a saturação do mercado faz os salarios serem menores e mais competitivos)
Acho que nos últimos 15 anos deve ser o pior momento sim porém não deixe o medo te parar não.
Seja o melhor dev que você pode ser. Para os bons desenvolvedores sempre terão vagas.
O que pode acontecer é ter uma baixa na média salarial mas no geral bons devs sempre terão boas vagas e bons salários.
Se tem dúvidas em como se destacar, conta aí com o que está trabalhando e posso tentar dar umas dicas mais específicas :)
Sou desenvolvedor backend e trabalho atualmente em sistemas financeiros usando Java/Spring Boot.
Acho que uma forma de se tornar vital para uma empresa é se possível saber fazer Frontend também.
Em tempos de crises não vai dar espaço para ter devs tão especializados na maioria das empresas.
E além de saber Java (fui arquiteto Java por mto tempo) é legal manjar bem Javascript também. A vantagem de ser dev Javascript é que você tem muia vaga full-stack utilizando uma linguagem só.
Se quiser uma comunidade pra trocar ideia e crescer junto você pode entrar no CodeFTW.
O CodeFTW é um projeto que tenho desde 2017 para ensinar desenvolvimento.
Temos também uma comunidade ativa no Discord e WhatsApp para você tirar dúvidas sempre que precisar, a gente responde 100% das dúvidas, assim você nunca fica travado.
Em nosso time de Mentores temos vários devs que manjam muito de Java e Javascript então pode ser um lugar legal para você se desenvolver.
Eu também desenvolvo front-end, o painel administrativo é feito pelo backend. No entanto, quero aprender desenvolvimento mobile, que seria considerado front-end na empresa onde trabalho.
Vou entrar no Discord e criar uma conta no CodeFTW. Muito obrigado, é ótimo ter pessoas mais experientes para ajudar
Depende. Eu acho que o programador deve se expandir para além do seu mundo. Eu to falando de se internacionalizar mesmo. Dar tanta atenção ao inglês quanto a qualquer linguagem de programação que ele vem se dedicando. Pode ser outro idioma, mas principalmente o inglês. Assim você, pelo menos, está "disponível para o mundo." e com essa habilidade extra, você pode, não zerar, mas mitigar o medo que assola todos nós.
Isso é tão óbvio, você deve estar pensando. Sim, eu sei. Mas, às vezes, o óbvio é tão óbvio, mas tão óbvio, que é ignorado ou esquecido.
Por isso, precisa ser relembrado.
Eu sou pleno, e tambem tenho receio. Mas tem algo que me disseram uma vez, de quando eu era garçom e foi seguinte:
Sempre vai ter trabalho pra quem é competente, cumpre oque promete e não enrrola.
Isso dessa certa forma tem movido minha vida. Mesmo que eu seja injustiçado em alguma empresa, coisa que já aconteceu alias, o meu bom trabalho é meu cartão de visitas invisivel, ele viaja pelos quatro cantos da cidade, pelas pessoas que conviveram comigo e sabem que me importo com a qualidade do que entrego.