Executando verificação de segurança...
2

Olá @Giorno,

Parabéns pelo seu ponta pé inicial e pela decisão de estudar tecnologia, HTML e CSS é uma dupla bem legal e uma boa entrada para este mundo.

Respondendo sua pergunta antes de falar um pouco sobre minha trajetória. Vamos considerar que se você está começando agora, você pode investir mais tempo para dominar melhor os elementos do HTML, entender o objetivo dos principais elementos, quando usar qual, etc. E também ser capaz de replicar páginas sozinho, por exemplo, pegar sites de empresas e refazer sozinho, apenas olhar como elas são e reconstruí-las com seus próprios códigos.
Quando você tiver fazendo isso de forma bem confortável, talvez seja a hora de você aumentar um pouco o nível e aprender JavaScript para fazer essas páginas serem interativas, aí entrará uma nova sessão de estudos.
Na minha opinião, somente depois desses domínios básicos, você deve começar a pensar nos frameworks que vão te dar um bom emprego, nem vou citar nomes aqui.

Há um contraponto aqui e ficarei feliz em ouvir a opinião de mais alguém, é complexo manter o foco em coisas diferentes ao mesmo tempo, porém sua jornada precisa incluir coisas relacionadas a lógica de programação e algoritmos. Na minha linha de raciocínio, você pode seguir o fluxo de HTML, CSS e JavaScript primeiro e, depois disso, começar a aprender algoritmos e lógica (antes de entrar para o mundo dos frameworks). Este caminho talvez possa ser diferente, porém, se você quer começar desbravando o mundo do Frontend para começar a trabalhar, eu acredito que faça sentido minha linha de estudos.

A minha trajetória foi um pouco diferente, quando eu resolvi aprender a programar, eu era SysAdmin e tinha uma experiência interessante cuidando de servidores de aplicações web. Eu já tinha bastante contato com o universo de tecnologia e estava até que familiarizado por osmose com HTML e CSS. Começei a montar sites com WordPress, que não precisava de nada de programação mas me ajudou a entender as necessidades em relação ao desenvolvimento de sites. E foi, pouco a pouco, customizando uma coisa aqui e outra ali, que eu resolvi entrar de cabeça e comecei a fazer as coisas sem WordPress. Me obriguei a me sentir confortável com HTML e CSS na prática e consequentemente por JavaScript. Naquela época não tinha essa de ser frontend ou backend, só tinha programador tudo-end. Então eu já colocava a mão em códigos PHP e, paralelamente, tentava entender algoritmos e lógica de programação. Muita coisa eu aprendi na prática e só fui realmente estudar em algum curso completo depois.

Hoje temos vídeos para tudo e uma série de playlists sobre tudo. Se você quiser gastar um pouco, terá um conteúdo mais 'curado', porém você pode fazer praticamente tudo free.

Nesta fase de aprendizado inicial, o Guanabara (Curso em Vídeo) praticamente morava comigo. Era vídeo dele o tempo todo, e você pode fazer o mesmo total free.

O Alura também me ajudou bastante, aprimorarando e aprendendo mais, mas isso foi em outra fase.

No meu caso, o começo foi muito exploratório. Eu não queria aprender para explicar que sabia, nem mesmo para dizer que sabia, nem mesmo para saber haha eu só queria que funcionasse, eu queria ter multiplas sensações de 'CONSEGUI'. E eu fazia isso explorando, tentando, testando, etc. Talvez isso tenha feito demorar mais meu trajeto, mas por outro lado me permitiu ampliar o leque além dos cursos na época. Cursos que acabei tendo que fazer depois do mesmo jeito haha

Lhe desejo boa sorte na sua jornada!

Carregando publicação patrocinada...
1
1

Eu me identifiquei totalmente com o seu método mais autodidata de ser, não consegui me prender em nenhum curso, então eu estou fazendo algumas cópias de sites que eu costumo frequentar e me familiarizando com as tags semânticas do html e aprendendo CSS com base na necessidade do site.

Na verdade eu também pensei que deixar os cursos de lado pra aprender brincando iria me atrasar, porém estou totalmente satisfeito com isso já que é o que eu me divirto fazendo justamente pela sensação de conseguir atingir meus próprios objetivos. Coisa que eu não me sentía muito satisfeito em alguns exercícios por aí 😁

No momento estou mais preocupado em aprender como usar o github em sí do que preocupado com aprender o Javascript kkkk

Muito obrigado de coração por todo o apoio, e foi uma bela história que irei usar de exemplo!