Executando verificação de segurança...
5

Como foi a sua trajetória na programação?

Eu estou começando agora a estudar HTML5 e CSS3 mas não sei para onde seguir após isso.

Gostaria de saber como foi a experiência de vocês no início dos estudos, por onde passaram, qual curso ou professor marcou sua história como dev e etc.

Carregando publicação patrocinada...
2

Olá @Giorno,

Parabéns pelo seu ponta pé inicial e pela decisão de estudar tecnologia, HTML e CSS é uma dupla bem legal e uma boa entrada para este mundo.

Respondendo sua pergunta antes de falar um pouco sobre minha trajetória. Vamos considerar que se você está começando agora, você pode investir mais tempo para dominar melhor os elementos do HTML, entender o objetivo dos principais elementos, quando usar qual, etc. E também ser capaz de replicar páginas sozinho, por exemplo, pegar sites de empresas e refazer sozinho, apenas olhar como elas são e reconstruí-las com seus próprios códigos.
Quando você tiver fazendo isso de forma bem confortável, talvez seja a hora de você aumentar um pouco o nível e aprender JavaScript para fazer essas páginas serem interativas, aí entrará uma nova sessão de estudos.
Na minha opinião, somente depois desses domínios básicos, você deve começar a pensar nos frameworks que vão te dar um bom emprego, nem vou citar nomes aqui.

Há um contraponto aqui e ficarei feliz em ouvir a opinião de mais alguém, é complexo manter o foco em coisas diferentes ao mesmo tempo, porém sua jornada precisa incluir coisas relacionadas a lógica de programação e algoritmos. Na minha linha de raciocínio, você pode seguir o fluxo de HTML, CSS e JavaScript primeiro e, depois disso, começar a aprender algoritmos e lógica (antes de entrar para o mundo dos frameworks). Este caminho talvez possa ser diferente, porém, se você quer começar desbravando o mundo do Frontend para começar a trabalhar, eu acredito que faça sentido minha linha de estudos.

A minha trajetória foi um pouco diferente, quando eu resolvi aprender a programar, eu era SysAdmin e tinha uma experiência interessante cuidando de servidores de aplicações web. Eu já tinha bastante contato com o universo de tecnologia e estava até que familiarizado por osmose com HTML e CSS. Começei a montar sites com WordPress, que não precisava de nada de programação mas me ajudou a entender as necessidades em relação ao desenvolvimento de sites. E foi, pouco a pouco, customizando uma coisa aqui e outra ali, que eu resolvi entrar de cabeça e comecei a fazer as coisas sem WordPress. Me obriguei a me sentir confortável com HTML e CSS na prática e consequentemente por JavaScript. Naquela época não tinha essa de ser frontend ou backend, só tinha programador tudo-end. Então eu já colocava a mão em códigos PHP e, paralelamente, tentava entender algoritmos e lógica de programação. Muita coisa eu aprendi na prática e só fui realmente estudar em algum curso completo depois.

Hoje temos vídeos para tudo e uma série de playlists sobre tudo. Se você quiser gastar um pouco, terá um conteúdo mais 'curado', porém você pode fazer praticamente tudo free.

Nesta fase de aprendizado inicial, o Guanabara (Curso em Vídeo) praticamente morava comigo. Era vídeo dele o tempo todo, e você pode fazer o mesmo total free.

O Alura também me ajudou bastante, aprimorarando e aprendendo mais, mas isso foi em outra fase.

No meu caso, o começo foi muito exploratório. Eu não queria aprender para explicar que sabia, nem mesmo para dizer que sabia, nem mesmo para saber haha eu só queria que funcionasse, eu queria ter multiplas sensações de 'CONSEGUI'. E eu fazia isso explorando, tentando, testando, etc. Talvez isso tenha feito demorar mais meu trajeto, mas por outro lado me permitiu ampliar o leque além dos cursos na época. Cursos que acabei tendo que fazer depois do mesmo jeito haha

Lhe desejo boa sorte na sua jornada!

1
1

Eu me identifiquei totalmente com o seu método mais autodidata de ser, não consegui me prender em nenhum curso, então eu estou fazendo algumas cópias de sites que eu costumo frequentar e me familiarizando com as tags semânticas do html e aprendendo CSS com base na necessidade do site.

Na verdade eu também pensei que deixar os cursos de lado pra aprender brincando iria me atrasar, porém estou totalmente satisfeito com isso já que é o que eu me divirto fazendo justamente pela sensação de conseguir atingir meus próprios objetivos. Coisa que eu não me sentía muito satisfeito em alguns exercícios por aí 😁

No momento estou mais preocupado em aprender como usar o github em sí do que preocupado com aprender o Javascript kkkk

Muito obrigado de coração por todo o apoio, e foi uma bela história que irei usar de exemplo!

2

Iniciei meus estudos pelas aulas do curso em video, primeiramente pegando uma base de html e css, logo em seguida fui para o curso de algoritmo e logica de programação.

https://www.cursoemvideo.com/cursos/

Foram nesses cursos que firmei minha base em JS, o que me possibilitou fazer alguns projetos simples mas que me ajudaram bastante, como por exemplo criar uma calculadora. Depois de alguns meses consumindo bastante conteudo adquiri o curso de desenvolvimento web completo do jamilton e jorge na udemy.

https://www.udemy.com/course/web-completo/

Algum tempo depois de finalizar o curso, comecei a procurar vagas de estagio em programação e consegui meu primeiro emprego, e foi aonde aprendi muita coisa só por conviver com outros programadores com mais experiencia.

1

Eu ví dois módulos do curso em vídeo também, porém no módulo 3 do curso de HTML5 e CSS3 eu acabei dando uma desanimada e comecei a pesquisar conteúdos por conta própria. Planejo voltar e concluir esse curso pois a didática e metodologia do Guanabara é incrível! Mas por enquanto eu vou brincando com o HTML e CSS e aprendendo as coisas que me forem necessidade na hora 😁

Obrigado pelas sugestões de materiais! Vou dar uma olhada no curso do jamilton e jorge e depois trago um feedback.

1

Cara tive exatamente muita dúvida após o html e css, eu sabia q era javascript porém não me sentia confiante, foi ai que achei um curso na Udemy 'Desenvolvimento Web completo' do Jamilton e Jorge, o conteúdo pode facilmente ser achado ai pela internet de graça, porém o que faltava pra mim era essa 'linearidade' em meio a essa vastidão de conteúdo que existe.

Depois que comecei e me firmei no javascript fui me aprimorando, html e css comecei a usar Sass, Js estudei Jquery, Ajax, SPA, ES6 até o ES12, Bootstrap, Tailwind, e cara isso demora tempo a longo prazo e horas e horas todo dia de estudo. Então agora no começo tenta pegar toda a base do HTML e Css, fazer clones por conta própria, qnd se sentir seguro ai você passa pra Javascript, depois vai implementando aos poucos, e tem um site muito bom que pode te ajudar em sua jornada: https://roadmap.sh/

1

Sua carreira parece bem extensa e desejo todo o sucesso para você.

Eu venho fazendo clones de alguns sites simples como spotify ou facebook e estou bem contente por enquanto, tou me dando um tempo antes de entrar em algo novo mas também pretendo entrar no javascript nos próximos meses. Mas por enquanto o HTML e CSS está sendo minha diversão diária 😁

Muito obrigado pela sugestão do roadmap, eu nunca tinha visto isso antes e parece que tem muito caminho pela frente ainda, kkkk.

1

Como cai em programação? Simples, para ter um servidor pirata de Mu Online hahaha.

Lá em 2008 para mais eu não sabia de nada mais queria ter um servidor de um online simplesmente porque queria mesmo e acabei vendo que seria impeditivo se não soubesse nada de programação. Casou de que no mesmo consegui uma bolsa em um curso técnico focado em programação então decidi abandonar o meu trabalho na época e focar naquilo.
Paralelo ao curso comprei um link de internet e um PC (para ser o servidor) para tocar o projeto do jogo. Basicamente a programação usada no mu não era no jogo em si mais precisava da lógica para configurar alguns parâmetros do jogo e criar toda parte web. Lá tive de cara o primeiro contato com HTML, CSS, PHP, Javascript, SQL, e MySQL. Fora outros conceitos como hex, websocket e infra.

Quando deixei o negócio legal acabou o desafio, literalmente ficou chato, ficar mais gerenciando os usuários que trabalhando em coisas novas então vendi o server e voltei a trabalhar com informática porem sempre brincando com uma coisinha ou outra. Pelo trabalho de informática que levava decidi me formar em redes. Acabei me formando e por ter sido o aluno acima da média entendam como quiser haha acabei ganhando uma pós-graduação na instituição e a oportunidade de escolher um trabalho então, 1. Iniciei a pós em gestão de projetos e 2. Comecei como faz tudo em uma empresa de telemarketing de porte médio. Ai que meu mundo virou.

Nesse trabalho o novo queria fazer várias coisas que demandariam desenvolvimento como automatizador de mailings, personalização na discadora de telefonia, aprimoramentos para facilitar a vida dos funcionários como uma interface para os dados daquele cliente que ele estava falando e uma intranet com várias coisas para ajudar. Um portal do cliente para contato e FAQ entre 1001 coisas. No Final. Acabei me tornando programador porque preferi eu fazer que deixar outro ter essa experiência, e mesmo ganhando menos que eu ganhava antes minha qualidade de vida em stress melhorou muito, daí não parei mais, hoje posso dizer que trabalho com aquilo que amo fazer e se pudesse voltar atrás só teria mudado a minha graduação.

1

Primeiro, meus parabéns pela iniciativa, por mim, eu comecei fazendo cursos livres, estou terminando a graduação em eng da computação, fiz trybe e estou na segunda de desenvolvimento de software, atualmente na Voltz. Ainda me considero iniciante como vc, pelo que vi vc está na trilha do frontend, aí vai de vc continuar nela ou ir para outras áreas.
O mais importante é não desistir, passei por muitas dificuldades e até pensei se isso era pra mim, ao não desistir por nada, trace um plano e continue nele, oportunidades não faltam. Voa garoto!

1

Minha história não é lá muito espetacular, mas pode ser que ajude alguém a enxergar uma oportunidade não vista antes.

Ser curioso foi determinante

Sou grato por sempre ter tido a oportunidade de ter um computador em casa, desde o começo dos anos 90.

Mas apesar dessa oportunidade, sempre tive uma característica que fez e ainda faz toda a diferença: curiosidade.

Lembro que, nas aulas de informática na escola, enquanto meus colegas da escola brincavam no Paint, eu "brincava" no Excel. Em casa eu fuçava também no Access, no Photosohop, no FrontPage, depois no Dreamweaver... Quando navegava na internet, costumava ficar vasculhando o código-fonte dos sites.

Isso me trouxe entendimento de HTML e CSS.

Ter aprendido Excel teve um papel fundamental na minha trajetória até virar programador.

"Precisamos de um site dinâmico"

Em 2005 consegui meu primeiro emprego como auxiliar em uma loja de informática.

Eu tinha diversas atribuições, até que naquele mesmo ano caiu pra mim a responsabilidade de desenvolver o novo site da loja. E precisava ser um site dinâmico.

Na época dinamismo não significava JavaScript no front-end.

Por causa da abundância de fóruns feitos com a plataforma phpBB, escolhi usar o PHP para fazer o tal site dinâmico.

A outra opção que eu tinha ouvido falar na época era ASP, mas pensa num treco difícil de aprender e entender... 😫

Como não havia tanto conteúdo disponível na internet naqueles anos, comprei um livro de PHP 4, que foi suficiente pra me introduzir no assunto e permitiu que eu criasse o site conectado a um banco de dados MySQL, onde ficavam armazenados os produtos. Sensacional! kkk... E mais: era tableless e tinha uns menus animados em Flash! 🤯 kkk

O site não tinha JavaScript no front, porque eu tinha medo do JavaScript. 😅 Acho que devia ser pela quantidade de alertas amedrontadores que o navegador mostrava.

Aquela era uma época de HTML 4, XHTML 1.1, CSS 2, Dreamweaver, Flash (ambos da Macromedia, antes de serem comprados pela Adobe), Internet Explorer, Notepad++, deploy via FTP, Winamp... quem viveu, sabe.

Período de molho == relevância

Em 2007 fui fazer faculdade de Administração de Empresas e fui seguindo minha carreira nessa área. Pra se ter uma ideia, até 2018 praticamente não tinha voltado a relar a mão em código. Foram 12 anos alheio à área tecnológica.

💡 Eu não sabia até então, mas a carreira administrativa me ajudou muito a desenvolver sistemas mais relevantes para o cliente hoje.

2ª característica determinante

Durante esses 12 anos, embora longe do código e perto da interface - como usuário -, sempre tive preguiça de realizar tarefas repetitivas, e sempre tive o pensamento de que "existe um jeito melhor, mais fácil e rápido de fazer isso".

Ao longo do tempo fui desenvolvendo planilhas com fórmulas e cálculos automatizados, "sistemas" em Access etc., mas tudo com um único objetivo: facilitar meu trabalho do dia a dia.

O início do retorno para a TI

Um amigo meu um dia me mostrou como se gravava uma macro no Excel, e isso foi a virada de chave. Uma venda foi tirada dos meus olhos e o medo que eu tinha das macros do Excel e do Access se foi.

Comecei a estudar com afinco a linguagem VBA (VB6 for Applications) e a criar pequenos sistemas em Excel que me ajudaram a controlar e automatizar meu trabalho do dia a dia.

ℹ Ter aprendido PHP lááá atrás me permitiu entender lógica de programação, e foi um fator decisivo para aprender VBA de forma rápida.

Esses sistemas tiveram bastante exposição entre meus colegas e logo eu estava fazendo planilhas automatizadas para diferentes departamentos da empresa e ajudando a melhorar o dia a dia de muita gente.

Planilhas que viraram sistemas para portfólio

Em 2019 descobri o Node.js e comecei a retomar o aprendizado de tecnologia. Descobri que muita coisa havia mudado desde 2006.

Em 2021, apareceu uma oportunidade como desenvolvedor no departamento de TI de uma empresa concorrente. Enviei meu currículo e fui chamado para uma entrevista.

Na entrevista eu disse o que sabia, o que não sabia, o que estava estudando... mas o que fez meu entrevistador tomar a decisão de me contratar foi ter mostrado os sistemas que criei e explicado como resolvi os problemas com uso da tecnologia.

Conselhos

Está sem ideia de qual projeto criar? Pense em um problema real que você tem, tanto no seu trabalho quanto em casa, e que pode resolver com o uso de tecnologia.

1

No momento estou lutando comigo mesmo, pra entender o que devo fazer?!
terminei os cursos do Guanabara (curso em video.). depois comprei o curso da onebitcode, e parei no modulo de SASS, e agora estou praticando exercicios de html and css, do curso "Hora de codar" (Matheus battisti.) me sinto muito inseguro para qual passo tomar.
acredito que eu esteje passando pela sindrome de imposto, porque eu me bloqueio muito a tentar iniciar coisas novas. mesmo sabendo que a programação é o que mais amo.

1

Dê um tempo a sí mesmo, cobrança e frustração fazem parte mas não pode deixar isso dominar. Não foque apenas em objetivos, divirta-se e é isso. Faça pelo gosto, pela sensação de querer mais. Experimente de tudo um pouco e o caminho vai vir para você sem nem se esforçar para isso.

1
1
1