Executando verificação de segurança...
1

Uma postagem para me apresentar e fazer uma pergunta

Saudações, bolha dev! Posso contar uma história (e fazer uma pergunta no final)?

A programação e a minha Infância

Meu nome é Matheus Magalhães Simplicio, mas vocês podem me chamar apenas de Simplicio, tenho 19 anos e eu sou um novato no mundo da programação.

Bom, pra falar a verdade meu primeiro contato com programação aconteceu faz quase uma década, por meio do https://pt.khanacademy.org/. Minha mãe encontrou esse site por conta de alguma publicidade que o Anderson Silva fez pra eles ou algo do tipo e ela acabou me mostrando o site para que eu pudesse usá-lo para estudar conteúdos como matemática, ou ciências, por meio das videoaulas, mas acabei achando um curso de programação dentro da plataforma!

Então, ali estava eu, tentando aprender a programar em JavaScript com 10 anos de idade em uma plataforma onde apenas alguns vídeos eram dublados e eu não sabia basicamente nada de inglês. É, não foi lá uma tarefa tão simples.

Uma uma coisa bacana era que a ideia do curso era ter uma pegada mais infantil, então a maioria dos exercícios em JavaScript que eu fiz foram voltados para desenhar usando o JavaScript. Legal, nè?

E pra mim aquilo se tornou extremamente mágico, eu havia adquirido o poder de "fazer coisas aparecerem" na tela do meu computador e interagir com elas através de eventos simples. Eu fiquei fascinado.

A tão temida matemática e o estereótipo do programador gênio

Mas, por conta de um medo que fui adquirindo de matemática na escola (e ainda não me considero bom nisso até hoje), fui deixando esse sonho de lado, afinal toda criança imagina o programador como aqueles hackers geniais de filmes, que ficam codando no escuro, com o rosto encoberto, codando sem parar.

Enfim, eu não era um gênio, não tinha um PC maneiro e não tinha um moletom tão descolado, então acabei deixando de entrar a fundo nesse mundo da programação, apesar de sempre pegar alguma linguagem pra brincar de vez em quando, quando o tédio batia.

Bom, pulando um pouco para o fim da história, eu decidi no ensino médio que eu me tornaria um professor de história, principalmente por possuir uma boa afinidade com as matérias de humanas. Eu levei esse desejo adiante, fiz o ENEM e passei na Licenciatura em História da UFPB. Mas isso foi em 2021, quando ainda estávamos vivendo a pandemia e acabou dando tudo errado e eu me vi obrigado a largar aquele curso.

O bom filho à casa torna! (Obrigado, bolha dev!!)

Isso me fez lembrar que só havia uma coisa que eu gostaria de trabalhar além da docência, que era justamente a programação, então comecei a pesquisar e ver diversas pessoas relatando que tinham os mesmos problemas que eu, mas que queriam muito entrar na área! Mas fiquei ainda mais contente quando vi diversos devs incentivando as pessoas a começarem a programar e deixar o "estereótipo do programador gênio" de lado.

Ali eu vi que meu sonho era possível, então encontrei o canal do Filipe Deschamps, do Lucas Montano, o Código Fonte TV e tantos outros caras sensacionais que me incentivaram a começar a estudar para um dia ser um programador

Hoje eu estou no segundo semestre da minha faculdade de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e estudando HTML, CSS e JavaScript para me tornar um Desenvolvedor Web. Ainda não comecei a trabalhar na área, ainda não tenho um portfólio bacana, nem projetos muito rebuscados, mas eu vou chegar lá hehehe.

Tá bom, mas por que esse textão, Simplicio?

Bom, esse texto enorme serve para dizer que a bolha dev tá cheia de gente muito legal, construindo um conteúdo educativo muito rico e muito útil e que esse projeto do TabNews mostra o quão unida a nossa comunidade é, ao ponto de se juntar e construir um canto só nosso. Então, meus amigos devs, muito obrigado por sempre motivarem pessoas novas a entrarem na área, vocês me ajudaram a acreditar no meu próprio sonho.

Por fim, a pergunta:

Eu gostaria de contribuir com a geração de conteúdo por aqui, mas, como já disse lá em cima, eu sou um mero iniciante aqui, então tudo que eu tenho pra oferecer são conhecimentos básicos acerca de assuntos que eu vi na faculdade ou em cursos online

A minha pergunta é: vocês acham que seria legal trazer o conteúdo que eu estou estudando aqui pra plataforma (até como uma forma de aprender mais, já que vocês poderiam complementar as postagens com informações adicionais que fossem mais avançadas? Eu gostaria muito de estar ativo aqui, postando, mas sinto que não tenho tanto pra oferecer igual a galera sênior...

Se você chegou até aqui, muito obrigado por ler até o final! Estou aguardando a sua resposta.

Carregando publicação patrocinada...
1

Eu acho super válido. Por mais que você julgue que o seu conhecimento é básico, te garanto que existem inuméras pessoas que vão aproveita-lo. Em um post que eu fiz pude perceber que a comunidade aparenta ser super respeitosa e contribui de forma positiva àquilo que trazemos de conteúdo. Faça sem medo, garanto que sempre terá alguém que será ajudado pelo seu conteúdo, sendo básico ou não.

Abraço

1

Valeu pelo apoio, Everton! Vou aproveitar que o Musk destroçou o Twitter e vou dedicar mais tempo pra cá, pra tentar somar com algum conhecimento que seja útil pra alguém que esteja começando, como eu.

Abraço!

1

Muito legal a sua história. Coincidentemente temos histórias semelhantes e estudo na UFPB hehehe.

Quando eu estava no ensino médio, fiz um curso técnico em TI voltado para programação. Eu pensava em fazer a graduação em física com o intuito de ser professo, mas nessa época eu fiquei tentado a ir para TI. Acabei entrando em física mesmo na UFRN e não me arrependo, atualmente faço mestrado em física na UFPB. Sempre mantive um pé na computação, minhas pesquisas sempre foram em física computacional, atualmente trabalho com simulação de transporte quântico.

Agora eu estou com muita vontade de trabalhar com ciência de dados, aproveitaria minha base em matemática e estatística e aliaria com a computação. Porém sempre me acostumei a ideia de que eu trabalharia no setor público como professor, com a ideia de estabilidade. Na ciência de dados não teria isso, as vezes o setor privado me assusta heheh. Mas enfim, talvez seja só paranóia mesmo.

Você estuda análise e desenvolvimento de sistema na UFPB?

Abraços.

1

Não, eu estou estudando pela Faculdade Descomplica. Gostei da proposta que eles têm, de ser uma faculdade 100% digital, com um método de ensino um pouco diferente do comum (eles chamam de "método hyperlink") e acabei optando por estudar com eles. Na época eu também estava trabalhando no shopping daqui da cidade (moro no interior de SP), então precisava de algo com horários flexíveis, se não eu ficaria doido kkkkkkkkkkk.

Mas, sobre a sua questão entre ir pro mercado ou se tornar prof universitário, creio que isso dependa do momento em que vocÊ entende que a sua vida está. Eu encontrei no Twitter um cara que era professor na UFPB e hoje tá trabalhando pro Google, então ele acabou meio que fazendo as duas coisas, sem necessáriamente ter que escolher ficar em uma pelo resto da vida.

Abraço!

1

Com certeza vai ter muita gente aqui te incentivando, e eu não vou ser o cara que vai querer jogar água fria nos seus planos mas....

Existem outras maneiras de contribuir que não só criando postagens de tutorias ou noticias (como é 99,9% dos posts aqui).

As vezes um texto bem escrito sobre uma experiência que você teve, e no final pedindo uma dica/conselho também agrega valor na plataforma (exatamente como vc fez nesse post!).

Fazer comentários relevantes nas postagens também é uma forma de agregar valor aqui, entao pelo simples fato de vc ser ativo e não comentar só: "bacana, que post legal", ja agrega valor também.

Mas claro, se vc quiser fazer mais um tutorial sempre vai ter alguem que nao sabia e vai aprender no teu post, e por incrivel que pareça: ninguem liga pra sua experiencia, ninguem pergunta quantos anos vc programa antes de ler o seu tutorial. Então vai em frente e não se preocupa com esse tipo de julgamento.

1

Opa, Xande, tudo bem?

Cara, a princípio a ideia nem é fazer muitos tutoriais por aqui, mas compartilhar assuntos que eu vejo estudando por aí e que acabam sendo muito úteis pa galera que ainda tá engatinhando nesse meio, assim como eu.

Uma coisa que você disse e que eu estou adorando por aqui é que o formato de fórum torna os comentários muito valiosos e cheios de informação bacana, diferente de alguns lugares que parecem simplesmente não favorecer a troca de informação e a interação entre os usuários.

Valeu por deixar a opinião por aqui, mano! Vou levar suas dicas em consideração, muito obrigado mesmo! Abraço!