Executando verificação de segurança...
1

Análise do windows 11, será que vale a pena atualizar?

Como minha primeira públicação aqui, vim falar sobre a minha experiência pessoal usando o Windows 11, pode ser um assunto meio nada haver, mas acho interessante para ler e para quem está pensando em fazer o upgrade. Separei em alguns pontos que achei válidos mencionar sobre o sistema, focando mais no usuário padrão, lembrando que é minha experiência usando o sistema após minha trágetoria desde o windows 98 até o windows 11 e também minha curta passada pelo Ubundo 20.04, mas isso é assunto para outro momento. Vamos começar.

1° Ponto: usabilidade/interface

Durante todas as gerações de Windows a facilidade em navegar pelo sistema foram em partes sendo melhoradas, posso destacar o terror que era o painel de controle, a falta de uma loja de programas própria usável no Windows 7 e anteriores, o Internet explorer com seu design e desempenho lastimáveis, interface geral em pcs pior no windows 8 e por ai vai. Mas a partir do Windows 8.1 isso começa a mudar até chegar no Windows 11. Sua interface no geral para mim, é bastante agradável. Seus menus e programas agora tentam seguir um padrão único de design, melhorando a aparência do sistema (importante, pois abrir um menu do sistema e vir uma janela do windows XP pode causar estranhesa para os menos experientes), esse empenho maior da MS foi mais notável nas atualizações de programas que estavam com interfaces e funções (é sério oque eu vou falar) desde o windows 7, ah e menus mesmo né como já falei, tinham alguns do widows XP ainda, quase todos agora formam refeitos e o sistema, agora, tem uma das interfaces mais coesas em muito tempo, pessoas com manias e toques com design, como eu aqui, celebram. Além da questão com o design, entra também no tópico de desing a Microsoft Store, que agora sim, finalmente funciona bem e está bastante completa, até com programas da concorrência que a microsoft ama tentar mata-los para aumentar seu monopólio nas mais diversas áreas, além disso agora com a atualização 22H2 (que atualizei com medo pelo grande histórico de problemas, depois falo mais disso) trouxe melhorias grandes como abas no Explorer, e isso é uma mão na roda, não esperava tanto uso desse recurso. Também vale destacar as configurações que 90% (se não 100%) do painel de controle agora estão lá, bonitas, arrumadas e funcionando, apesar de ainda termos o painel de controle com todas as funções, algo que eu não entendo muito bem mas ok né... agora a fototeca do icloud está presente no novo apps fotos, que gente, sério, o windows 10 era MUITO confuso nisso, lembro de ter um app para filmes, outro groove para música que também era o mídia player, depois se juntou com o spotify e por fim a microsoft matou ele, nínguem sabia se via as fotos pelo explorador de arquivos, pelo aplicativo fotos que depois se uniu com o filmes e tv, enfim, agora esta tudo mais fácil, temos um aplicativo de fotos, um de áudio, o de filmes continu e com design antigo do windows 10/8.1 porém ninguém liga para ele, além de aplicativos bastante completos que vem junto com o sistema, ah a cortana esta quase morta, ainda conta com um app inútil não desinstalavel, mas agora esta fora da barra de tarefas e no assistente de instalação. Na usabilidade o Windows 11 se destaca.

2° Ponto: desempenho e estabilidade.

Ufa, vamos para o próximo ponto, O desempenho dele. Sim vamos falar sobre os bugs que vinham de presente atualização após atualização do Windows 10, aqui quero destacar que apesar de o windows 11 ser quase todo criado na mesma base do Windows 10, isso gera muitos debates ainda se poderia ter sido só uma atualização do 10 e outros argumentos válidos, concordo com eles, a minha experiência aqui, no windows 11 e usando um dell inspiron com 8gb de RAM DDR4, SSD com 256 de memória e um processador i5 de 11ª geração sem placa de vídeo dedicada tenho notado uma melhora surpreendente no desempenho e a escassez de bugs. Sei que bugs é algo delicado pois meu notebook tem suporte ao windows 11 e tem um processador recente, mas mesmo assim, em comparação com o windows 10 a melhora foi notada, são raríssimos os casos de bugs, Microsoft Store OK, Windows Update OK, menu iniciar OK, tudo esta fluído, simplesmente funcionam e eu aprecio muito um sistema que simplesmente funciona, o Windows Defender, que antes era inútil, depois até que se mostrou útil e agora ele esta bem otimizado e se destaca entre os melhores antivírus de 2022, realmente é merecido, são várias as funções que se destacam, uma delas é o smart app control, que não pude testar pois precisa fazer uma reinstalação limpa, mas vale a pena ler sobre. Em jogos o desempenho é sempre priorizado por padrão no windows, parando vários recursos não essenciais do windows além de o Edge, até que efim útil, tem funções bastante interessantes para manter o desempenho, parando abas em execução e várias outras funções. O sistema em sí esta bem otimizado e bastante inteligente, agora Apps para atualização de Bios e drivers das fabricantes estão todos funcionando pelo windows update. Como vocês estão percebendo, um dos grandes méritos dessa versão é tentativa de acabar com 10 formas distintas de você ter uma função, facilitando a vida na hora de achar coisas no sistema. As telas azuis são raras e quase não aparecem por aqui, ah uma curiosidade legal é que a correção de problemas funciona sozinha, não jogando um aviso na sua cara quando algo quebra no sistema, não sabia que essa função estava funcionando assim. Também é encontrada o novo Directx 12 para jogos, nova barra do Xbox que funciona bem com controles.

3ª Ponto: Privacidade.

Ainda sinto um atraso na microsoft quando falamos sobre privacidade, os avisos de Microfone ligado e/ou câmera ligada são poucos, basicamente só presenciei o do áudio apenas, mesmo tendo um led na webcam é sempre bom termos um aviso a mais para confirmar, além disso avisos sobre uso da localização, controle de acesso para área de transferência não existem praticamente, o foco na privacidade da microsoft ainda é um pouco questionável deixando os sistemas da Apple na frente nesse quesito. Aqui para mim funções importantes de controle de dados e privacidade carecem, nesse quesito o windows 11 não se destaca.

4ª Apps android
SIM AGORA APLICATIVOS ANDROID RODAM NO WINDOWS 11, não, não, isso é uma verdade em partes. Os aplicativos android no windows 11 funcionam usando um "programa" para rodas os apps android, aqui que muitos debates entram a tona já entro mais no assunto, o "programa" é baixavel pela Microsoft Store e se chama Windows Subsystem for Android e que nada mais é, como o próprio nome já diz, um subsistema dentro do windows, algo que eu, como usuário, esperava no anúncio que teriamos uma real integração do windows com APKS, oque não ocorreu, o Subsistema continua em funcionamento o tempo todo no segundo plano, levando 1GB de RAM para ele, mesmo se você não estiver com nenhum app aberto, para meu pc isso foi insustentável devido a bateria e a pouca RAM instalada, outro fato é, o "programa" não esta disponível até hoje para o brasil, já que ele depende nativamente da Amazon App Store, que a mesma ainda informa que não esta operando no Brasil, então nem pense em baixar um APK e só tocar em cima para instalar, você deve primeiro instalar um programa, usar o Prompt de comando e só depois depois instalar, bem chato e desnecessário, tanto o incomodo dessa necessidade da Amazon para funcionar, quanto não estar disponível no Brasil e por ser uma """gambiarra""" da microsoft para permitir o feito, é um Wine do linux para Windows que permite rodar aplicativos android e por esse motivo é comum encontrarmos debates de, se não é uma integração com o sistema assim, porque não foi implementado no Windows 10 se ambos são sistemas tão próximos?. ah inclusive caso você desconheça tem um subsistema linux para baixar também, vale dar uma olhada.

5º Ponto: inteligência, alguns aplicativos as vezes inúteis e a constante tentativa de mais monopólio.

Aqui vou ser breve, o sistema tem umas funções automáticas até que úteis mas como um usuário de iPhone, sinto falta de funções realmente inteligentes pelo sistema, facilidade maior na criação de automações, isso exigiria mais processamento do windows é claro, depende também do processador e vários outros critérios por isso não vou aprofundar muito. Alguns apps como o vincular ao celular android que ficava insistentemente me pedindo para conectar algum celular e ainda não pode ser desinstalado, pelo menos facilmente, pode até ser útil mas poxa MS eu não quero pelo amor de deus, outra função que não é um programa, é os widgets, sabe, a previsão no canto da tela é muito útil e bonita também, mas essa janela de widgets que não permite até agora, se eu não me engano a criação de de widgets por terceiros deixa essa função bastante incompleta e até inútil. Outro ponto que realmente me irrita, agora é pelo jeito é só descascando o sistema, é o "Use o bing como seu buscador padrão" gente do céu, eu não quero o Bing, acho falho, feio e com TANTAS funções que você chega a ficar perdido, apesar de minhas críticas a google, gosto do google, além da função estar super escondida nas configurações do Edge, a página inicial do navegador, obrigatoriamente tem que ser o Bing, mas até que entendo (um pouco) navegador é da microsoft então a página inicial foi decretada que tem que ser essa, não gosto, porém mesmo com tudo isso eu gosto do Edge, bastante, então toleramos né, sim já usei outros, ah vale com certeza destacar o desespero da Microsoft por monopólio em tudo é tão grande que as vezes depois de uma atualização a tela fica branca com a mensagem com algo do tipo "falta pouco para terminarmos, coloque o Edge como seu navegador padrão, assine o Microsoft 360..." gente olha isso, tipo, faz tempo que não aparece mas pelo amor de deus nunca vi um sistema insistir tanto para que você assine, defina como padrão, use isso... é chatinho. Ah agora com o novo update, o 22h2 chegou algumas funções bacanas como eu mensionei, e outras como o desfoque de fundo na câmera (não disponível no meu notebook) e uma outra função que me chamou atenção que é uma máscara digital feita no olho que faz com que você apareça sempre olhando para a câmera, adivinha, não disponível no meu notebook, entendo e não faço birra com isso, visto que meu notebook tem uma batata no lugar da câmera.
ah deixo aqui a minha saudade das Live Tiles eu adorava.

Conclusão da minha análise
Eu gosto do Windows 11, já usei várias outras versões do windows, acho ela a melhor lançada até o momento (minha opinião hein), mesmo algumas coisas incomodando, porque a microsoft ama inventar umas coisas meio questionáveis, gosto do sistema, seu design me agrada, o desempenho, as novas (algumas melhoradas) funções e as novas possibilidades de integração com tanto Android (com os Galaxys da samsung são várias) e com as poucas novas, mas bem recebidas, com o iphone.
Não, eu não recomendaria você, que seu notebook/pc sem o TPM 2.0 fazer a instalação burlando essa exigência, pois você pode a qualquer momento parar de receber updates do windows, encontrar incompatibilidades, apesar de os usuário encontrarem poucas, ou nenhuma, e também encontar um desempenho pior. Mas a MS divulgou nesses tempo que ira aumentar o número de processadores compatíveis, vale fazer uma busca sobre. Mas se você esta no Windows 8.1 e anteriores eu fortemente recomendaria você a atualizar, se for possível ou trocar de máquina, sei que não é tão fácil assim para todos, mas se você esta no Windows 10, e o sistema funciona bem para você, o upgrade é mais um incremento, porém eu faria, tanto é que eu fiz.

Essa é minha primeira publicação no TabNews, se você discorda, gostou ou tem alguma informação a mais, coloque ai nos comentários.

Carregando publicação patrocinada...
1

Fala Gui, concordo contigo! A versão atual acredito ser a melhor até o presente momento.

Atualmente uso Windows 11 com WSL2 (Ubuntu 20.04 com kernel 5.10) para programar e vou te falar, me supre muitíssimo bem. Mas vou ser sincero: precisa de uma RAM bacana pra ficar legal.

Usei Linux por um bom tempo e pulando de distros durante anos, tive Ubuntu, OpenSUSE, ArchLinux, Fedora e por último Manjaro KDE. O Windows 11 me fez parar com o distro hopping e me encontro bem feliz com o setup atual. Enquanto usava apenas alguma distro Linux, a RAM nunca "sofreu". Já no Windows, ter 32gb fez muito mais sentido. Especialmente por conta do Docker.

Acho que a minha única ressalva com o Windows é essa. Se eu tivesse 1 pente a menos de RAM, não sei se teria migrado!

1

Ah sim, tinha um notebook antigo com core 2duo, 2Gb de ram, e um hd bem velhinho e colocando ubuntu nele dá uma sobre vida enorme para o pc, mas oque me fez sair dele eram coisas que quebravam no sistema do nada, não sei se é algo comum, porém mesmo assim sinto falta, baita sistema.

2

Pois é, esse é o paradoxo do Linux. A possibilidade de customizar absolutamente tudo é o seu grande trunfo, mas muitas vezes ela também é responsável por quebrar o sistema hahaha

Eu já cai nisso incontáveis vezes. Até me achar nos ambientes de desktop e sossegar com o KDE, eu levei um bom tempo. Até isso, toda semana quebrava alguma dependência e acabava reformatando tudo.