Executando verificação de segurança...
2

Síndrome do impostor na real é uma doença psiquiátrica séria (ref), que pode provocar uma crise de ansiedade muito grave e levar a pessoa até mesmo ao hospital. É uma visão de mundo que se expande para além do trabalho e faz com que a pessoa tenha uma relação bélica com a vida.

Normalmente o que chamamos de "síndrome do impostor" é apenas medo. Medo do desconhecido, medo de perder o auto-valor, medo de desmerecimento, de perder o emprego, enfim, medo. Vontade de ir ao banheiro. Frio na barriga. Ficar confuso e não saber para onde ir. Não saber como resolver um problema. Não ter a quem pedir ajuda. Ou medo de pedir ajuda. Medo de que pensem mal de nós. Medo de que pensem que somos incompetentes.

Isso é absolutamente normal, em todas as partes da vida, inclusive.

Acho que o medo, no caso de nós que trabalhamos com software, vem de duas origens, sobretudo:

  • do mundo do negócio. Cada nova tarefa é um universo novo que precisamos criar do zero. Transpor o negócio em código exige manejo humano, comunicação, encontros, conversas, explicações, saber perguntar, saber responder.
  • dos detalhes técnicos. A natureza do software é extremamente abstrata e complexa. Sobre isso, vale uma lida nesse artigo aqui. Nós estamos lidando com camadas abstratas e não temos quase que nenhum controle sobre o que está por baixo dos panos. Isso causa medo.

O que deve vir em nosso auxílio é coragem. Coragem diante de um problema técnico, coragem diante de um problema de negócio, coragem ao transpor o negócio em código. Um livro que me ajudou a entender essas questões com mais profundidade (e me acalmou bastante) foi o Extreme Programming Explained, de Kent Beck. No geral, se combate o medo fazendo e estudando.

Carregando publicação patrocinada...