Em geral, OpenSource é isso mesmo, um bando de freerider que não contribuim nem com código e nem com dinheiro.
ERP é bem complexo e muita gente que chega na comunidade do Odoo quer algo de graça e acha que você tem obrigação de ajudar a pessoa sem reclamar ou cobrar algo. O pessoal queria que o Odoo tivesse instalador com botão de próximo e concluir que resolvesse o problema dele.
Não só o Odoo, mas muitos projetos Python usam a PyNFE (do Junior e Leo Tada) e os caras, até onde sei, nunca ganharam um centavo com isso.
Eu criei a biblioteca para SPED (python-sped) que chegaram a integrar no Odoo (OpenERP na época) mas não sei se ainda é usada porque arquivei o projeto e parei de dar manutenção a muitos anos.
A python-sped sempre tinha gente querendo que ajudasse a integrar (inclusive em solução comerciais fechadas) sem contribuir de forma alguma com o projeto, depois de anos sem contruição arquivei o projeto e deixei de responder.
Especificamente para o Brasil que tem um monte de especifidades, um ERP só vai atender 100% (o Odoo até onde eu sei não faz um monte de coisa que a receita federal pede como SPED, DCTF, eSocial e afins, não servindo para uma empresa que tem contabilidade integrada) quando o pessoal se juntar e criar uma entidade que possa receber dinheiro e patrocinar desenvolvedores e contadores para fazer e validar um sistema que atenda tudo que precisa.