Executando verificação de segurança...
1

Canudo (faculdade) realmente importa para ser promovido de dev júnior?

Eu acredito que não, mas meu pai diz que sim! E insiste que eu como dev júnior no banco laranja há 2 anos só não sou promovido porque ainda com 23 anos não terminei a faculdade.

Vamos debater sobre isso?

Carregando publicação patrocinada...
2

Eu não sei quais são as políticas internas de plano de carreira desse banco, mas no mercado geral, não é acredito que o diploma seja necessário para uma mudança de nível ou de cargo.

Além disso, ainda no aspecto geral da realidade do mercado, a quantidade de anos como júnior não importa muito para uma promoção, o júnior que basicamente faz a mesma coisa praticamente do mesmo jeito por muito tempo, ainda será júnior por muito tempo também.

Na prática, para você assumir o nível pleno "oficialmente", você já tem que estar em nível pleno tecnicamente. Ter bom domínio de testes automatizados, padrões de desenvolvimento, conhecimento em algumas linguagens e frameworks, um bom conhecimento de banco de dados, saber ler e interpretar documentações (inglês importante aqui), pensar na implicação no uso da tecnologia no negócio da empresa, e etc. Ou seja, não existe "pleno iniciante".

2

O tema "faculdade realmente importa" é recorrente, mas como é algo que me interessa bastante, gostaria de compartilhar minha opinião.

É importante destacar que, na realidade do mercado de trabalho brasileiro, a graduação nem sempre é o fator decisivo para uma promoção, especialmente em TI. Muitas vagas exigem apenas curso superior "em andamento ou completo", visando mais o nível de conhecimento do candidato do que a formação em si. E sejamos sinceros, a maior parte desse conhecimento prático e atualizado vem da experiência no mercado, e não das universidades.

Agora, isso não significa que basta esperar sentado pela promoção. Muitas empresas, infelizmente, valorizam mais o profissional que vem de fora, buscando a "novidade" em detrimento do talento interno.

Minha sugestão? Não dependa exclusivamente da sua empresa atual. Explore o mercado, busque novas oportunidades e desafios. Se a empresa realmente valoriza seu trabalho, fará o possível para mantê-lo. Mas lembre-se: a iniciativa deve partir de você!

1

Isso de valorizar talento externo "de fora" e não interno é real aqui! Meu cenário é esse, há 2 anos na empresa como jr e atuando como pleno! Chamam de fora um senior com menos XP em vez de valorizar a galera interna

1

humm...essa lógica não deveria ser "precisa do canudo pra sair de estagiário e virar jr"? nem formou e já está empregado, tá bem melhor que a média! alias, seu pai é de que área?

quanto tempo falta pra se formar? passa a régua na faculdade duma vez

1

meu pai é de humanas, minha formação é para final de 2026. Sou dev desde 12 anos, consegui entrar no mercado por meio de eventos e participando e ganhando muitos concursos. Fui me destacando e entrei com 21 anos no mercado como jr direto em grande empresa

1

cara, vc já está na frente de uma galera...se formado já virar pleno será uma bela exceção! claro que o céu é o limite...tudo a seu tempo!

perguntei da area do seu pai pq me identifiquei com a situação, meu pai tb é de humanas e tem uma visão bem simplista de que a escada corporativa é "super" tranquila de subir, como se as pessoas fossem promovidas a cada 3 meses...kkkk...enfim!

1

Estou nessa exata situação (um pouco mais novo), e confesso que sim. Pelo menos na empresa onde trabalho, ter uma formação te dá "munição" para esse tipo de conversa.

0
1

interessante... o problema que os dois laranha tem i... mas o meu tem grana para show na praia e não para valorizar talentos internos kkkk