Eu concordo com você sobre a capacidade de limitação e ser temporário. Porém, ele só é limitado e temporário, se o dono do negócio desejar que ele seja assim. Vejo o seguinte ponto: todo negócio, pessoa etc, se você não evolui, agrega conhecimento, faz melhorias, fica estagnado e parado no tempo.
Ficando parado no tempo, você acaba perdendo as novidades.
Perdendo as novidades, seus concorrentes vão melhorar seus respectivos produtos...
...o problema que você resolvia, pode ser resolvido melhor agora.
Um negócio, não é algo "estático". A premissa de SaaS e Micro SaaS, é você resolver uma dor do cliente. Se seu negócio parou no tempo, e a dor pode ser resolvida de maneira mais simples e mais leve, cabe a você resolver de forma mais eficaz e eficiente essa dor.
É igual grandes vendedores de curso, nada contra eles, começaram vendendo cursos "nichados" de conteúdo X, atingiram um público X, porém, conforme tanta coisa foi acontecendo e mudando, eles se atualizaram e viram que o conteúdo X pode não ser a solução mais eficiente para o público deles, então eles começam a vender um conteúdo X + Y ou até mesmo um conteúdo de método Y para ter melhor proveito do conteúdo X, portanto: eles se atualizaram. Eles tem que se adaptar para manter na ativa, assim como um negócio. Nem tudo é permanente e previsível.
Temos que agregar valor e resolver um problema da melhor forma possível para manter um negócio de pé. Pesquisas de mercado recorrentes, benchmarking, tudo o que for preciso.
Citando o caso dos serviços de streaming. Eu não enxergo eles como um modelo falho, mas acho que sua visão sobre um produto está muito limitada. Você tem que realizar iteração em seu produto, tem que melhorar, desenvolver, agregar valor. Isso entra no conceito da dor do cliente. Se o cliente quer mais e mais, a dor dele é essa. Resolva a dor do cliente de querer mais e mais.
O ponto principal disso tudo é: um negócio é um ser vivo. Você tem que cuidar, tratar e dar um jeito dele se manter vivo com as condições que você tem.
Hoje em dia vemos muitos Micro SaaS que são somente mais ferramentas para fazerem coisas vazias e que talvez nem existam público para elas (falta de planejamento e pesquisa).
Se você se apaixona pela sua solução, pelo SaaS que você criou, você está errado. Você tem que se apaixonar pelo problema do cliente e como pode resolver esse problema.