Executando verificação de segurança...
1

Fiz um curso de programação, já posso ser contratado?

Galera, tem uma onda de uns tempos pra cá que venho observando. Muitos influencers, vendendo a possibilidade de entrar na área de TI como programador, sem experiência e já ganhando bem. O que vcs acham disso?

Carregando publicação patrocinada...
1
1

Não.

Ou sim.

Você pode ser contratado por qualquer motivo, até por dó, então ninguém pode dizer que você não pode ser contratado.

Mas em condições normais, não.

Só fazer um curso não garante nada. Para ser contratado precisa saber programar.

Hoje em dia tem vagas até que não precisa muito. Mas em geral precisa, de verdade.

Se você conseguiu em apenas um curso aprender programar de verdade então não precisava ter feito o curso, você é um gênio.

Tem que ganhar experiência. Tem que sair fazendo, mostrar que consegue entregar resultado, tem que se virar, tem que mostrar que saber resolver problemas. Tem que ter iniciativa, criatividade, tem que entender dos fundamentos da programação, que quase nenhum curso ensina, a não ser os mais formais.

Entrar fácil e ganhando bem é mais verdadeiro que nota de 3 reais. Se você fez um curso de alguém que diz essas coisas posso te garantir que o curso era ruim sem conhecer. Nunca vi alguém vender falsidades e trabalhar sério depois.

Ganhar bem é para poucos e para quem leva muito a sério e se qualifica muito bem. Ou ser extremamente marketeiro, o que não deixa de ter mérito e a pessoa é qualificada, não no que importa para TI, mas é.

Para achar vaga, que tem muita, tem que se esforçar, não é tão simples quanto vendem. A não ser que dê muita sorte.

De qualquer forma arrumar vaga é mais questão de atitude do que qualquer outra coisa. Até porque a atitude certa te entregará o que mais precisa.

Vivemos uma corrida do ouro, quem ganha mais com certeza é quem vende picareta, alguns poucos acharão ouro e ficarão ricos, o resto só fará massa.

Farei algo que muitos pedem para aprender programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui)

1

Como alguém que está dando os primeiros passos na área, me parece meio fora de realidade essa ideia de entrar no mercado de trabalho tão rápido e ganhando bem sem experiência.

Quando olho nos Linkedin da vida, parece que tem um monte de vaga disponível, mas quando leio as descrições, quase sempre constam requisitos (geralmente mais do que um) que eu ainda não atendo. Para as vagas mais acessíveis, parece ter bastante gente iniciante concorrendo conosco, então acaba ficando difícil.

Minha impressão é de que o mercado de programação, assim como quase qualquer outro, exige muita dedicação e paciência. Mas essa é a visão de alguém que ainda nem conseguiu trabalho ou estágio na área. Estou curioso para ver o que o pessoal mais experiente tem a dizer.

1

Fiz essa pergunta mais no sentido de provocação mesmo. Vi, por exemplo o primo rico dizendo pra galera que aprender python permite iniciar ganhando 5 pila, enquanto vejo um bocado de estagiário bacana penando pra chegar a 3k. Creio que ele não fez por mal, mas dá uma desvalorizada. Creio que a barreira para entrar na área é bem alta é só aumenta com o tempo. Mas existem estratégias que facilitam a migração, como aproveitar experiência em determinadas área como por exemplo, setor bancário ou designer gráfico. Já é um começo.