Executando verificação de segurança...
1

Bom, sou estudante de programação ainda (Front-end) mas darei meu pitaco :p
Sei que não será um mar repleto de rosas (os estudos mesmo já não estão sendo) mas, se Deus quiser, quando me empregar na área, tentarei equilibrar o trabalho com os meus hobbies, até porquê não adianta surtar que nem um maluco, e descarregar nos outros, só por causa do estresse gerado pelo trabalho. O hobbie em si que eu falo, é o artesanato (que trabalho como freelancer) e que também pra mim, é a minha prática terapêutica kkkkk

Carregando publicação patrocinada...
1

Com ctz, aprender programação não é um mar de rosas. Mas creio que qualquer trabalho em que a pessoa queira se qualificar não seja fácil. Afinal, se fosse fácil ser qualificado em alguma coisa, não haveria tantos problemas no mercado de trabalho por busca de mão de obra qualificada. A falta de pessoas que façam bem o seu trabalho é um problema não só na área de T.I.

Tenho certeza que dá pra equilibrar o trabalho com os hobbies sim, mas pelos comentários aqui vejo que depende muito do modo de agir da pessoa, e de como ela lida com diferentes situações. Se ela ficar aceitando trabalhos extras e cargas horárias extras por medo de ser demitido, por exemplo, isso seria um problema para a pessoa. Depende muito da área, do lugar e das oportunidades.

Uma certeza que tenho, é que não existe "área fácil". Todas as área são fáceis se a pessoa não se empenhar. Se quiser ser um bom médico, estude muito, se quiser ser um bom advogado, estude muito, se quiser ser um bom engenheiro mecânico, estude muito, pratique muito, etc.

Como falaram aqui, aparentemente trabalhar com sistemas que estão funcionando 24/7 pode ser mais estressante, já que se o sistema cair requer manutenção imediata, não importa a hora. Mas na questão do front-end, pode ser mais simples, já que é a parte visual, e não a parte operacional (backend).

A única coisa ruim, penso eu, que também é recorrente a todo designer, é sempre ter que ajustar tudo de acordo com o que o cliente quer, o que pode ser complicado, já que as pessoas podem mudar muito de opinião, ou ficar querendo adicionar coisas toda hora. Pra evitar isso, já vi alguns canais de devs, inclusive o Lucas Montano, sobre montar o contrato certo, de modo que correção de bugs, adição de funcionalidades, mudanças no design além do projeto original, etc, sejam cobradas à parte.

Desejo que dê tudo certo na sua jornada. Bons estudos.