Eu nunca consegui publicar um projeto, mesmo sendo formado como técnico em jogos digitais pelo IFMA-SJR. Mas sempre fui um pesquisador e inovador no setor, todos os meus projetos têm uma 'gamificação' por debaixo do capô.
Com isso, posso dizer que o modo ranqueado pago não é muito bem visto por muitos tipos de gamers, do casual até o profissional. Já vi muitas resenhas ridicularizarem os desenvolvedores por não conseguirem gerar receita justa; preferem vender facilidades para arrecadar mais pontos.
O modo privado gratuito é o mesmo que casual com amigos, logo, já deve ser gratuito por conta de seu jogo ser multiplayer. Essa é a mecânica chave que fará com que novos jogadores se atraiam pelo seu game, então, não pense em lucrar em cima da mecânica chave diretamente.
Acessórios já são utilizados em massa nos jogos, dependendo da proposta do jogo até faz sentido usar itens que beneficiem na partida. Por exemplo, um FPS com RPG onde se o time tiver todos os integrantes com classe "mago" nos seus trajes, teriam o poder de criar bolas de fogo. Ou se nos trajes do time tivesse a classe "dragonianos", os jogadores seriam imunes a 80% dos ataques do time com os trajes de classe "mago". E você poderia vender esses trajes num modo à parte, onde os times poderiam ativar a sua "classe" e usar numa partida. Juntando isso com acessórios estéticos que não oferecem nenhuma ajuda nas partidas, você teria um bom esquema de microtransações atendendo a maioria dos grupos de jogadores.