Executando verificação de segurança...
8

Porque o lançamento do DeepSeek não é terra arrasada!

Em um dos últimos videos do Filipe Deschamps, "O Que Faliu a Netscape Pode Falir a OpenAI?", foi citada uma analogia de que a estratégia da DeepSeek poderia ser considerada "terra arrasada". Não foi o Felipe quem disse, ele apenas comentou que tem pessoas analisando assim. Me surpreendeu, e muito, ver alguns comentários com várias curtidas dizendo que acharam a analogia excelente.

Sim, eu entendo muito bem o conceito e portanto entendo a analogia. Ela nem é tão ruim assim. Mas vamos lá. Até onde eu sei o nome que sempre deram pra isso é "livre mercado" ou uma "melhora de eficiência" ou mesmo uma "opção de modelo de negócios".

Para quem compreende a história e o funcionamento dessa e de outras grandes empresas, ou então já viu "ao vivo" o que elas fazem com mercados menores e mini-mercados de bairro, uma imagem é suficiente.

A gente pode nem perceber mas chamarem open-source chinês de terra arrasada é um joguete semântico baixo, que vai contra o que a maioria de nós desenvolvedores acreditamos.

Modelos de AI open-source já existiam aos montes. Então por quê agora é diferente? Os caras "somente" criaram algo melhor e mais eficiente e optaram por um modelo de negócios mais aberto, E são Chineses.

Terra arrasada pra quem? Certamente não pra nós Brasileiros, nem pros Chineses e nem pra 90% do resto do mundo. Aqui a terra vai florescer com essa contribuição open source. Get it?

Carregando publicação patrocinada...
3

Para não ser repetitivo demais leia: https://www.tabnews.com.br/TrevizoTecnologia/caso-deepseek-o-verdadeiro-poder-esta-no-software.

Em resumo, cedo para falar, não tem nada de tão sensacional assim, apesar de ser algo positivo e muita água ainda vai rolar, vão aparecer outros melhores ainda.

Não vi o vídeo mas a comparação provavelmente foi feita como chamariz, porque não são coisas comparáveis. Por exemplo, um dos motivos da Netscape falir é o fato do código ser muito ruim e a empresa extremamente mal gerenciada, que piorou muito depois de vendida, além de ter um concorrente muito forte, fora o fato que ela cresceu na bolha, não tinha sustentação real. Ou seja, o caso atual, ou não temos todas as informações, ou já sabemos que é o oposto. O mesmo vale para praticamente qualquer outro caso de empresas e mercados.

O que existe é o conceito de destruição criativa de Schumpeter, sempre terá algo novo desafiando o que já existe e ninguém sabe o que acontecerá porque depende de uma quantidade enorme de variáveis, em muitos casos que ninguém consegue controlar individualmente. Alguns conseguem fazer fortuna do viés que receberam.

Por isso que, ao contrário do que alguns programadores influenciadores dizem, tem momento que você deve destruir o que você está fazendo para continuar competitivo. È uma decisão corajosa e difícil, em muitos casos será errada, mas tem momentos que é o certo a fazer.

https://www.tabnews.com.br/sucoDeMaracuja/se-voce-pensa-em-refazer-um-projeto-do-zero-voce-nao-amadureceu-o-suficiente

S2


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui no perfil também).

1

Foi uma fala interessante dele. Meio será que ele quis dizer que a DeepSeek deveria lançar um modelo fraco?

Eu mesmo já esperava que tivesse uma nova IA mais porreta, quem viu o Nemotron ou as promessas do Nouschat sabia que uma hora algo revolucionário aparecia.

Tem gente até falando em rodar o modelo 671b em máquinas de 10.000US$.