Porque o lançamento do DeepSeek não é terra arrasada!
Em um dos últimos videos do Filipe Deschamps, "O Que Faliu a Netscape Pode Falir a OpenAI?", foi citada uma analogia de que a estratégia da DeepSeek poderia ser considerada "terra arrasada". Não foi o Felipe quem disse, ele apenas comentou que tem pessoas analisando assim. Me surpreendeu, e muito, ver alguns comentários com várias curtidas dizendo que acharam a analogia excelente.
Sim, eu entendo muito bem o conceito e portanto entendo a analogia. Ela nem é tão ruim assim. Mas vamos lá. Até onde eu sei o nome que sempre deram pra isso é "livre mercado" ou uma "melhora de eficiência" ou mesmo uma "opção de modelo de negócios".
A gente pode nem perceber mas chamarem open-source chinês de terra arrasada é um joguete semântico baixo, que vai contra o que a maioria de nós desenvolvedores acreditamos.
Modelos de AI open-source já existiam aos montes. Então por quê agora é diferente? Os caras "somente" criaram algo melhor e mais eficiente e optaram por um modelo de negócios mais aberto, E são Chineses.
Terra arrasada pra quem? Certamente não pra nós Brasileiros, nem pros Chineses e nem pra 90% do resto do mundo. Aqui a terra vai florescer com essa contribuição open source. Get it?