Para não ser repetitivo demais leia: https://www.tabnews.com.br/TrevizoTecnologia/caso-deepseek-o-verdadeiro-poder-esta-no-software.
Em resumo, cedo para falar, não tem nada de tão sensacional assim, apesar de ser algo positivo e muita água ainda vai rolar, vão aparecer outros melhores ainda.
Não vi o vídeo mas a comparação provavelmente foi feita como chamariz, porque não são coisas comparáveis. Por exemplo, um dos motivos da Netscape falir é o fato do código ser muito ruim e a empresa extremamente mal gerenciada, que piorou muito depois de vendida, além de ter um concorrente muito forte, fora o fato que ela cresceu na bolha, não tinha sustentação real. Ou seja, o caso atual, ou não temos todas as informações, ou já sabemos que é o oposto. O mesmo vale para praticamente qualquer outro caso de empresas e mercados.
O que existe é o conceito de destruição criativa de Schumpeter, sempre terá algo novo desafiando o que já existe e ninguém sabe o que acontecerá porque depende de uma quantidade enorme de variáveis, em muitos casos que ninguém consegue controlar individualmente. Alguns conseguem fazer fortuna do viés que receberam.
Por isso que, ao contrário do que alguns programadores influenciadores dizem, tem momento que você deve destruir o que você está fazendo para continuar competitivo. È uma decisão corajosa e difícil, em muitos casos será errada, mas tem momentos que é o certo a fazer.
S2
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui no perfil também).