Executando verificação de segurança...
4

Se você pudesse voltar no tempo, o que mudaria em sua jornada na tecnologia?

Eu constumo pensar muito em coisas do passado e como eu poderia ter feito diferente, por tabela, acabo pensando o mesmo a respeito da programação. O que você mudaria se tivesse a chance?
Eu? Deixaria de lado a Netflix e o video game mais de lado, e começaria a aprender muito antes. Perdi muito tempo da minha vida em frente de uma TV
E você?

Carregando publicação patrocinada...
3

Ao longo da adolescência eu tive oportunidades de "ouro" que deixei passar:

  • Quando criança, jogava muito um jogo chamado SA:MP (San Andreas Multi Player). Que é basicamente o GTA San Andreas multiplayer, onde as próprias pessoas pegavam uma base e desenvolviam o servidor em cima dessa base. Meu irmão era dono de um dos maiores servidores brasileiros e por mais que eu tinha interesse e oportunidade pra scriptar e criar funcionalidades pro servidor, nunca tive coragem/incentivo. Gostaria muito de ter começado nessa época.

  • Mais pra frente no ensino médio, tive a oportunidade de fazer uma formação técnica, e dentre as opções havia um curso de tecnologia, onde aprendia-se o básico de redes/programação e outras matérias que permeiam a área. Acredito que também por falta de coragem acabei optando por um curso que não faz sentido algum pra mim hoje, eu fiz segurança do trabalho.

Claro que também compartilho do clichê de "ah, se eu dedicasse mais as minhas horas vagas a aprender em vez de lazer ou entretenimento com certeza poderia estar melhor". Mas acredito que o correto é criar um balanceamento entre lazer e estudo.

Hoje eu tenho buscado me policiar e criar esse balanço, ultimamente comprei alguns livros e tenho procurado consumir mais conteúdo técnico e dedicar tempo livre aos estudos.

1

Também ganhei forte influência através dos scripts Pawn, para servidores SA:MP. O meu servidor preferido na época lá nos meus 14 anos era o Nacional Player (Existe até hoje), mas já fazem muitos anos que não jogo kkkkk

1

De fato o SAMP é extremamente viciante

Entrei de férias recentemente e tinha meus planos de coisas para fazer, entretanto inventei de baixar isso para "matar a saudade" e passei uma semana vidrado em um servidor de roleplay
Mas para minha "sorte" fui banido do server por abuso de bug (havia entrado num carro enquanto estava morrendo no chão) rsrs
Considerei isso como um incentivo para eu começar a tocar meus planos, visto que passar horas na frente do pc vivendo uma "vida de mentirinha" não teria agregar em nada a mim

2

Eu, apesar de ser jovem e ter acabado o ensino médio esse ano, sinto que tive várias oportunidades para aprender não só coisas relacionadas a tecnologia, mas também outras coisas que poderia ter tornado minha vida melhor, mesmo que pouco
A exemplo disso:

Em 2018 tive meu primeiro contato com o mundo da programação com bots do telegram
Eu achava muito massa a premissa de que você mesmo poderia criar suas próprias funções
Fui pesquisar a respeito e me deparei com o clássico canal do Curso em Vídeo
Mas nessa época eu era viciado em videogames e tive preguiça de aprender a programar

Em 2020, durante a pandemia e aulas online, quis me aprofundar nesse ramo da tecnologia e descobri que era algo que eu me identificava
Conheci canais como o Filipe Deschamps, Universo Programado,O Progamador e Código Fonte TV
Todos são ótimos canais que me deixaram extremamente entusiasmado para entrar nesse maravilhoso mundo da tecnologia
Entretando fiquei sem computador por um bom tempo, mas agora pretendo voltar com tudo

2

Acho que a resposta da maioria vai ser clichê:

"Deixaria de fazer X, e gastaria mais tempo estudando."

ou então,

"Estudaria tecnologia Y ao invés de tecnologia X."

Não acho que respostas assim agregem muito valor, mas é quase uma constante entre todo mundo que trabalha na área e tech, e eu arrisco a dizer que também pra quem trabalha em outras áreas também.

Já o meu maior arrependimento além desses dois citados acima, foi me achar bom demais quando na verdade eu era medíocre.

Muita gente passa por isso em algum momento da carreira. A nossa área (pelo menos antes dessa crise) permitia alguém razoavelmente sem tanta experiência e vinda de um background bem mais humilde, ganhar um bom salário ainda jovem.

Em 2018 eu tinha 22 anos e 4 anos de experiencia, já tinha me formado e tava fazendo Mestrado, meu salário era 8K/mês trabalho no Itaú. Meus pais nunca tinham ganhado nem metade disso de salário a vida inteira deles, nem meu irmão, nem meus primos, eu tinha alcançado um determinado "sucesso" ainda bem jovem e sem tanto tempo de experiencia na área. Não sei se era porque eu tinha vindo de um lugar mais "simples", mas isso me subiu um pouco a cabeça e eu fiquei meio arrogante no trabalho, ainda mais depois de ter recebido boas avaliações por lá.

Isso me fez querer pular etapas no meu desenvolvimento profissional e eu fui dando passos cada vez maiores do que a minha perna. Eu sempre queria mais e mais responsabilidade, entregava mais e mais projetos importantes e complexos, mas sem estar realmente preparado pra isso.

Eu claramente não correnpondi ao que era esperado de alguem tão metido quanto eu, e começei a ser mal avaliado, e só piorou quando eu resolvi fazer entrevistas e nao passava em nenhuma. Em época que TODO MUNDO tava arrumando um emprego fácil na área, bombar em todos os processos mexia muito com minha auto-estima.

Depois dessa lição de humildade, mantive meu emprego e agora de fato respeitei o tempo pra adquirir mais experiencias, estudar mais, praticar mais e enfim hoje eu tenho um emprego bem legal numa empresa bem legal.

Mas eu sempre tenho que lutar com esse sentimento diário, porque eu sei que se eu me deixar levar eu posso cair na mesma armadilha.

2

Eu tenho alguns arrependimentos durante a minha carreira, fico triste por alguns mas to correndo atras.

  • Durante a faculdade perdi bastante tempo jogando e fazendo as coisas meio "apenas para passar" sem me dar conta do por que eu estava fazendo aquelas coisas.
  • Perder tempo aprendendo e ganhando experiencia com tecnologias que nao eram o meu objetivo final. Eu sou desenvolvedor Android / Java / Kotlin . Mas passei um tempo estudando Angular, NodeJS, NestJS, Electron.
  • Perder tempo no dito "Tutorial hell". Eu perdi muito tempo saltando de Tutorial em tutorial, Medium post em medium post. Sempre faltava uma lacuna para entender o assunto inteiro. Entao eu lia outro artigo pra tentar entender... e por ai vai... Eu acho que pegar um conteudo mais estruturado tem maior eficacia. Livros, cursos(em video ou texto) funcionam melhor pra mim.
  • Usar as tecnologias, bibliotecas, frameworks sem realmente entender como funciona por baixo. Na hora do aperto, a gente nao sabe o que fazer.

Sao coisas que eu estou melhorando. Estou desde 2020 focando forte em entender as coisas de raiz, saber o motivo das coisas, fazendo os livros e documentacoes como a minha principal fonte de estudo. Espero recuperar o tempo perdido.

Rumo a vaga senior!

1

Por encrivel que pareça compartilhar do mesmo sentimento. De ter deixado tv de lado series e filmes e ter focado em ingles, e em conteúdo que gera valor pessoal. Mais nao poder perder tempo lamentando, se acho que foi prejudicado écorrer atras.

1

Eu gostaria de voltar no tempo, onde eu tava aprendendo a programar, porém, invés de querer começar com Frontend, começar com Python.

No começo eu acabei perdendo muito o interese de aprender programar, porque eu não gosto muito de fazer frontend, meu foco é mais backend.

1
1

Não mudaria nada, eu me conformo em saber que o passado não pode ser alterado mas o presente pode ser aproveitado de um jeito melhor para assim, conseguirmos mudar o futuro (esse sim, pode ser mudado, pois é baseado em nossas escolhas).

1

Eu gostaria de ter aprendido alguma linguagem mais visual no início dos meus estudos. Comecei a aprender linguagem C aos 15 anos, mas desanimei por não conseguir "enxergar" utilidade nos meus códigos. Talvez teria sido melhor começar em algo mais relacionado a front-end.