Executando verificação de segurança...
2

Acho que a resposta da maioria vai ser clichê:

"Deixaria de fazer X, e gastaria mais tempo estudando."

ou então,

"Estudaria tecnologia Y ao invés de tecnologia X."

Não acho que respostas assim agregem muito valor, mas é quase uma constante entre todo mundo que trabalha na área e tech, e eu arrisco a dizer que também pra quem trabalha em outras áreas também.

Já o meu maior arrependimento além desses dois citados acima, foi me achar bom demais quando na verdade eu era medíocre.

Muita gente passa por isso em algum momento da carreira. A nossa área (pelo menos antes dessa crise) permitia alguém razoavelmente sem tanta experiência e vinda de um background bem mais humilde, ganhar um bom salário ainda jovem.

Em 2018 eu tinha 22 anos e 4 anos de experiencia, já tinha me formado e tava fazendo Mestrado, meu salário era 8K/mês trabalho no Itaú. Meus pais nunca tinham ganhado nem metade disso de salário a vida inteira deles, nem meu irmão, nem meus primos, eu tinha alcançado um determinado "sucesso" ainda bem jovem e sem tanto tempo de experiencia na área. Não sei se era porque eu tinha vindo de um lugar mais "simples", mas isso me subiu um pouco a cabeça e eu fiquei meio arrogante no trabalho, ainda mais depois de ter recebido boas avaliações por lá.

Isso me fez querer pular etapas no meu desenvolvimento profissional e eu fui dando passos cada vez maiores do que a minha perna. Eu sempre queria mais e mais responsabilidade, entregava mais e mais projetos importantes e complexos, mas sem estar realmente preparado pra isso.

Eu claramente não correnpondi ao que era esperado de alguem tão metido quanto eu, e começei a ser mal avaliado, e só piorou quando eu resolvi fazer entrevistas e nao passava em nenhuma. Em época que TODO MUNDO tava arrumando um emprego fácil na área, bombar em todos os processos mexia muito com minha auto-estima.

Depois dessa lição de humildade, mantive meu emprego e agora de fato respeitei o tempo pra adquirir mais experiencias, estudar mais, praticar mais e enfim hoje eu tenho um emprego bem legal numa empresa bem legal.

Mas eu sempre tenho que lutar com esse sentimento diário, porque eu sei que se eu me deixar levar eu posso cair na mesma armadilha.

Carregando publicação patrocinada...