[ DESABAFO ]: As Barreiras Invisíveis nos Processos Seletivos - A Luta de um Desenvolvedor Sênior por Oportunidades
Tenho 15 anos de experiência como desenvolvedor, sendo os últimos 5 anos me especializando em desenvolvimento móvel. Já fui estagiário, júnior, pleno, sênior, arquiteto/LT e me sinto confiante e capaz de exercer qualquer tipo de projeto nessa área.
Eu também sofro com ansiedade, TDAH e outros distúrbios, mas isso nunca chegou a ser um problema no mercado de trabalho. Não tomo remédios pois os efeitos colaterais são piores que os sintomas das doenças.
Recentemente, quis dar uma tranquilizada na minha carreira, parar de perder cabelos e trabalhar em algum projeto mais simples. Decidi pedir demissão e sobreviver com dinheiro da rescisão até arrumar outro emprego. Nos meses subsequentes, me decepcionei bastante pois não fui qualificado para atuar no que eu queria, projetos simples e pequenas empresas.
Me decepcionei muito, pois nas pequenas empresas e nos projetos simples, muitas vezes não passei pela triagem, e quando passava, o recrutador dava preferência para outros e isso me magoava, pois eu sabia que era capaz. Queria tanto algo mais light que cheguei a me candidatar como júnior em áreas e frameworks dos quais possuo zero conhecimento. Posso ser sênior em mobile, mas não sou nada em análise de dados, por exemplo. Nesses casos, nunca fui sequer chamado para uma conversa.
Em contrapartida, consegui 2 propostas, ambas em bancos. Uma para migrar o aplicativo principal do banco de nativo para Flutter, e no outro banco para desenvolver o módulo de cartões de crédito. Estava fugindo da área de finanças, bancos e corretoras porque estou cansado do ritmo deles (muito cansativo) e de lidar com dinheiro, mas infelizmente foi o que consegui, já que nenhum projeto mais básico me quis.
Então, aceitei a proposta com o prazo mais longo para iniciar, será em janeiro de 2024, pois assim teria meu tempo de descanso e para me dedicar a projetos pessoais.
Depois de ter parado de procurar emprego, do nada, apareceu a oportunidade dos meus sonhos: um simples aplicativo de agendamento, clássico! Proposta PJ, 20 horas semanais e pagando menos da metade do meu salário no banco que fui aprovado. Mas era o que eu queria, não pretendo ter 2 empregos e quero ter tempo livre para me dedicar a projetos pessoais. Fiquei muito feliz, ansioso, senti que era algo divino pois nem estava procurando mais oportunidades e nem me candidatei para aquela vaga.
Fui super confiante, afinal, 15 anos de experiência, já trabalhei em projetos extremamente complexos, sou um bom profissional, certo? O que é um aplicativo de agendamentos para consultas perto de um app financeiro com arquitetura em micro apps?
Passei pela triagem, conversei com o CEO da empresa que me passou para uma funcionária do RH. Ela fez algumas perguntas básicas, algumas perguntas esquisitas de matemática, que respondi corretamente, e passou um teste de programação extremamente básico, muito básico mesmo. Disse que se eu usasse ChatGPT eles teriam como saber e eu seria desqualificado, e disse que o teste é fácil e se faz em 5 minutos.
Cinco minutos, desconfiança, rigidez, pessoa desconhecida, queria muito esse emprego, muita ansiedade... Era uma situação nova, bem diferente do ambiente de trabalho. Esse ambiente atípico me deixou em um estado de euforia e ansiedade. Comecei a tremer, coisa que não faço conversando com CEOs das empresas.
Assim que li o teste, resolvi de cabeça automaticamente; era realmente MUITO SIMPLES: verificar se tais números eram múltiplos de tais números e imprimir textos correspondentes, coisa que fazemos no primeiro semestre da faculdade de forma exaustiva.
Mas minha cabeça só pensava em outras coisas:
- "Será que vão achar que copiei do ChatGPT?". Comecei a gravar meu teste (não era exigido isso, fiz só para passar confiança).
- "Esse teste está muito simples, cadê a pegadinha? Estou lendo errado? Não estou achando a pegadinha". Perdi muito tempo em algo simples achando que seria mais complexo, eu não acreditava que era tão fácil quanto parecia ser.
- "Não tem como resolver esse teste de outra forma, tenho certeza que o ChatGPT dá a mesma resposta que a minha, não tem como eles saberem que alguém usou ChatGPT, pois só existem 2 formas de programar esse problema". Sim, o desafio era tão simples que não existiam outros recursos da linguagem para se destacar e diferenciar de outros candidatos/respostas.
Nesse momento, estava com ansiedade a mil, programando com as mãos tremendo muito, me mexendo, as pernas balançando, errando muito o que digitava, pois o nervosismo fazia eu teclar teclas no padrão americano em vez de ABNT. Foi um desastre, e tudo isso gravado, mas tenho vergonha de mostrar.
Enfim, foi um verdadeiro desastre. Fiz o teste instantaneamente de cabeça, o que eu digitava em 1 minuto levei 6 minutos no total devido a todos esses problemas.
Entreguei o teste e um tempo depois recebi a mensagem de que outros candidatos resolveram em um tempo mais curto que o meu, isso deixou claro que eu não iria seguir adiante naquela vaga.
Isso acabou comigo. 15 anos de experiência, diversos empregos, trabalhei em bancos, plataformas de streamer, tinha sido recém-aprovado em 2 bancos, mas fui dispensado em um simples projeto de agendamentos. Não é ego ferido, eu realmente queria aquela vaga e ia dar o meu melhor. E foi muito frustrante perder, muito frustrante saber que o critério era o tempo.
Agora, voltei a procurar emprego, ver se arrumo algo até janeiro. Já peguei várias dicas com a galera do TabNews, o usuario caiquearaujo postou várias dicas recentes. Embora tenho um bom currículo eu não estou sabendo atrair os recrutas.
Recentemente vi uma discussão, onde as pessoas diziam que tinham que piorar o currículo delas para serem chamadas, pois muitos recrutas estavam espertos e sabiam que existem plenos e sênios procurando empregos de júniors para terem 2 empregos. Provavelmente por isso ninguém me chamou nessas vagas.