fala dev's...
tenho uns 0,10cents aqui..
acho que esta sendo usado muitos termos que nao dizem nada e muitas acusações de fulanos e deltranos que nao levam a lugar nenhum.
eu trabalhei durante anos como CLT em SP e tive muitos impostos "cobrados" pelo dito sindicatos onde iam na empresa que trabalhei e vendiam sonhos e paraisos. onde eu aplicava melhor meu salario, com saude, com investimentos e outras formas mais.
quando sai desta dita empresa, eu precisava ir neste sindicato para fazer duas coisas:
- validar toda a demissao e ter um papel deste sindicato;
- precisava de ajuda deles pois reclamei que das horas extras não pagas, e eram em torno de 100 hrs/extras, e eu precisava de ajuda para isso para receber e nao ter dificuldades como trabalhador.
o que aconteceu neste caso?
demorei para achar o endereço, pois o endereço principal era um loteamento, entao quando consegui achar a sala de atendimento, em um predio abandonado proximo da Sé, me foi dito "você precisa arcar do seu bolso toda esta reclamação contra a empresa, processos juridicos etc, nós nada podemos fazer já que o trabalhor é voce e voce pensa diferente de nós".
no fim, paguei rios de impostos para o sindicato ficar de brasos cruzados e nem me ajudar em nada.
aconteceu outras coisas com o dito sindicato, das quais nem tem vontade de lembrar e eu fui muito prejudicado.
um tempo depois resolvi abrir uma ME e trabalhar como PJ/funcionario para as empresas brasileiras e do exterior. pagava meus impostos, fazia a dita contribuição do INSS, realizei o sonho de dar uma casa para minha familia, consegui pagar meu casamento e retabilizar o que sobrava.
Sou de familia muito pobre e até aquele momento grande parte do meu salario era do Estado e do sindicato, quando me tornei PJ/ME, tornei-me responsavel por todas as coisas e assim dei condiçoes melhores de vida para muita gente, inclusive para mim.
por esse motivo e outros, sempre falei que isso é ruim para nossa area. é como colocar o "setor de TI" em uma salinha de aula e "padronizar" todos aos moldes de otrem.