Olá! Cara, comecei a programar quando eu tinha 14 anos. Atualmente estou com 27.
Uma coisa que me despertou o interesse na ocasião, foi o fato de eu jogar GTA San Andreas Multiplayer (SA:MP) e querer montar meu próprio servidor.
Na época, para isso ser feito, uo você pegava GMs (gamemodes) prontos, que basicamente já vinham codados e você só meio que hospedava, ou, criava o seu com suas próprias funcionalidades. No começo, eu buscava esses GMs com código aberto de modo que eu pudesse ir editando e modificando aos poucos e, com o tempo, eu já conseguia fazer os meus do 0.
A linguagem era Pawn Script, derivada de C++, se eu não me engano. Aprendi muito sobre lógica de programação ali, muito mesmo. Tudo foi de forma muito natural e eu não fiz cursos para aprender. Fui desenvolvendo "meus próprios meios" de entender aquilo.
Hoje trabalho como desenvolvedor full stack há cerca de 6 anos. Nesse meio tempo, fui transitando naturalmente de programar GMs para desenvolver coisas para web. Comecei com HTML, depois CSS, e aí JavaScript e jQuery que era o auge naquela altura, PHP etc.
Lhe digo duas coisas:
Programação não é para todos, mas sim pra quem realmente curte e tem uma certa "paciência" pra lidar com muitos e muitos erros. Avalie se realmente você quer trilhar um caminho nessa carreira, para que futuramente não fique frustrado ou coisa do gênero. E outra dica seria para fazer aquilo que gosta, isso é, tente unir os dois mundos. Comece a aprender a programar para fazer algo que curta, seja jogos, seja criar um bot, seja com arduíno... Tudo isso vai estar trabalhando principalmente sua lógica no começo que, ao meu ver, é o principal fundamento para desenvolver nas demais linguagens.
Forte abraço e espero que tenha sido esclarecedor de alguma forma :D