Executando verificação de segurança...
1

Quero muito começar, mas não consigo manter o foco

Eu gosto muito de programação, porém não consigo manter o foco para aprender e começar a por a mão na massa. Gosto de assistir videos de outras pessoas codando e video sobre diversos temas que envolve programação, mas eu não consigo ter foco para eu aprender.

Carregando publicação patrocinada...
1

Olá! Cara, comecei a programar quando eu tinha 14 anos. Atualmente estou com 27.

Uma coisa que me despertou o interesse na ocasião, foi o fato de eu jogar GTA San Andreas Multiplayer (SA:MP) e querer montar meu próprio servidor.

Na época, para isso ser feito, uo você pegava GMs (gamemodes) prontos, que basicamente já vinham codados e você só meio que hospedava, ou, criava o seu com suas próprias funcionalidades. No começo, eu buscava esses GMs com código aberto de modo que eu pudesse ir editando e modificando aos poucos e, com o tempo, eu já conseguia fazer os meus do 0.

A linguagem era Pawn Script, derivada de C++, se eu não me engano. Aprendi muito sobre lógica de programação ali, muito mesmo. Tudo foi de forma muito natural e eu não fiz cursos para aprender. Fui desenvolvendo "meus próprios meios" de entender aquilo.

Hoje trabalho como desenvolvedor full stack há cerca de 6 anos. Nesse meio tempo, fui transitando naturalmente de programar GMs para desenvolver coisas para web. Comecei com HTML, depois CSS, e aí JavaScript e jQuery que era o auge naquela altura, PHP etc.

Lhe digo duas coisas:
Programação não é para todos, mas sim pra quem realmente curte e tem uma certa "paciência" pra lidar com muitos e muitos erros. Avalie se realmente você quer trilhar um caminho nessa carreira, para que futuramente não fique frustrado ou coisa do gênero. E outra dica seria para fazer aquilo que gosta, isso é, tente unir os dois mundos. Comece a aprender a programar para fazer algo que curta, seja jogos, seja criar um bot, seja com arduíno... Tudo isso vai estar trabalhando principalmente sua lógica no começo que, ao meu ver, é o principal fundamento para desenvolver nas demais linguagens.

Forte abraço e espero que tenha sido esclarecedor de alguma forma :D

1

Muito Obrigado!
Me ajudou demais a pensar por onde eu devo começar e com isso eu vou consigo ter o foco pra começar a entrar de vez nesse mundo da programação que eu tanto gosto.

1

Olá meu caro, já se hidratou hoje?

Acho que estou em uma situação parecida com a sua. Já tentei estudar programação no passado algumas vezes, parei, voltei, parei de novo e agora voltei. Nos últimos meses, tenho conseguido estudar de forma mais consistente.

Os principais desafios que me fizeram parar de estudar foram:

  • Não saber por onde começar.
  • Questionar se estava estudando a coisa certa.
  • Criar planejamentos de estudos complicados de executar.
  • Sentir que perdi o timing.
  • Não conseguir manter a constância nos estudos.

Sinceramente, ainda não tenho uma resposta para cada um desses problemas, mas vou compartilhar uma estratégia que tem funcionado para mim:
Definir um caminho e uma meta de curto prazo e não questioná-los.
A ideia é definir uma meta bem palpável (algo como: fazer x% desse curso da Udemy, ou estudar o assunto tal por x dias) e não questionar essa meta até finalizá-la.
Isso de não questionar vem me ajudando muuuuuito pq, pelo menos, pra mim que estou no começo da jornada é muito fácil começar a se questionar se não devia estar estudando o assunto X ou Y que vi em um vídeo no YouTube de um cara que já atua há anos na área e esse tipo de questionamento costumava me fazer questionar tudo que estava fazendo e por vezes me paralisava.

Meu sentimento atual é que nesse começo independente da linguagem, framework, curso ou qualquer coisa do tipo que eu escolha estudar tenho muito mais a ganhar do que a perder, afinal se no pior dos casos eu acabar estudando a linguagem X ao invés da Y ou fazendo o curso A ao invés do B como as metas que defino no geral não passam de 1 mês, posso mudar o foco na próxima meta e reaproveitar muita coisa que aprendi.

Sei que sua dúvida era sobre foco, mas achei que valia compartilhar essa estratégia que venho usando.

Abraços e boa sorte nos estudos, meu caro!

1
1

Dica simples e eficaz: Tenha uma meta diária de estudo.

Se você não tiver uma meta, cada dia seu vai ser diferente, e você não vai conseguir desenvolver a disciplina que precisa para estudar sério. Essa meta tem que ser algo simples e objetivo. Algo como: "vou assistir 2 horas de video-aula todo dia", ou vou ler "20 páginas do livro X todo dia".

E se comprometa em cumprir essa meta. Olhe-se no espelho e diga "não importa o que acontecer, hoje, eu vou cumprir a minha meta de estudo". Faça isso que em alguns dias irá se tornar um hábito.

E por último, aconselho a pegar um curso ou livro. Se ficar pulando de vídeo em vídeo no youtube, o seu aprendizado não vai ser direcionado. Você não terá um caminho claro a percorrer. Pra quem está começando é importanto ter um conteúdo bem direcionado. Começar por um curso na Udemy, por exemplo, já seria uma ótima opção.

0