Olá meu caro, já se hidratou hoje?
Acho que estou em uma situação parecida com a sua. Já tentei estudar programação no passado algumas vezes, parei, voltei, parei de novo e agora voltei. Nos últimos meses, tenho conseguido estudar de forma mais consistente.
Os principais desafios que me fizeram parar de estudar foram:
- Não saber por onde começar.
- Questionar se estava estudando a coisa certa.
- Criar planejamentos de estudos complicados de executar.
- Sentir que perdi o timing.
- Não conseguir manter a constância nos estudos.
Sinceramente, ainda não tenho uma resposta para cada um desses problemas, mas vou compartilhar uma estratégia que tem funcionado para mim:
Definir um caminho e uma meta de curto prazo e não questioná-los.
A ideia é definir uma meta bem palpável (algo como: fazer x% desse curso da Udemy, ou estudar o assunto tal por x dias) e não questionar essa meta até finalizá-la.
Isso de não questionar vem me ajudando muuuuuito pq, pelo menos, pra mim que estou no começo da jornada é muito fácil começar a se questionar se não devia estar estudando o assunto X ou Y que vi em um vídeo no YouTube de um cara que já atua há anos na área e esse tipo de questionamento costumava me fazer questionar tudo que estava fazendo e por vezes me paralisava.
Meu sentimento atual é que nesse começo independente da linguagem, framework, curso ou qualquer coisa do tipo que eu escolha estudar tenho muito mais a ganhar do que a perder, afinal se no pior dos casos eu acabar estudando a linguagem X ao invés da Y ou fazendo o curso A ao invés do B como as metas que defino no geral não passam de 1 mês, posso mudar o foco na próxima meta e reaproveitar muita coisa que aprendi.
Sei que sua dúvida era sobre foco, mas achei que valia compartilhar essa estratégia que venho usando.
Abraços e boa sorte nos estudos, meu caro!