Executando verificação de segurança...
3

Pitch: RodyDB, meu próprio banco de dados?

Olá a todos 😄!

Estou de volta aqui para compartilhar uma ideia "maluca" que me surgiu esses dias. Com a vinda do TabNews e maratonando muito os vídeos do @filipedeschamps, gostei muito mais do mundo open-source e comecei a olhar com outros olhos, além de prestigiar os projetos já criados, porque não criar meu próprio?!

Com isso me surgiu a ideia de criar um banco de dados simples para armazenamento de dados simples (soa até repetitivo). O intuito é justamente agilizar na hora de desenvolver projetos pessoais ou até mesmo para testar novas ideias/lógicas sem precisar configurar uma conexão de banco de dados, ir lá e criar uma tabela, definir as colunas, seus tipos e tudo mais, para as vezes apenas testar algum CRUD super básico.

Aí surgiu a ideia do: RodyDB. Que será escrito em PHP.

Aqui está o link do repositório: https://github.com/rodrigocborges/rodydb

Carregando publicação patrocinada...
1

Também já cheguei a criar algo parecido, mas era mais um wrapper pro json, onde fazendo uso de outras bibliotecas open source consegui adicionar uma especie de query builder nele e todo esse sistema que já conhecemos de tabelas, colunas e linhas.

1
1

Interessante a iniciativa. Realmente ter algo além de um arquivo TXT para servir de PoC é necessário. Para o mundo transacional, hoje uso SQLite para isso e me atende bem.

1

Rodrigo, primeiro de tudo, show de bola ter usado o prefixo Pitch no título, dá até um ânimo sabendo que vou conhecer um projeto legal de alguém aqui do TabNews 🤝 Em segudo, parabéns pelo projeto, Open Source é assim mesmo 👍

Lendo o README, uma dúvida me surgiu: qual o motivo de ter uma senha ou encriptar os dados? Uma vez que o projeto é para ser o mais simples possível e para ser usado em POCs, onde tudo é rascunho e tudo pode ser jogado fora, inclusive nesse cenário dificilmente alguém vai tentar manter a senha de forma segura (nem mesmo em variável de ambiente), não consegui ver qual o valor desse recurso.

1

Opa, primeiramente gostaria de agradecer imensamente você vir aqui e conhecer meu projeto e comentar aqui no post 😃.

Ótimo ponto Filipe! As ideias estão surgindo cada vez mais e preciso organizar melhor inclusive. Mas, apesar de ser simples, gostaria de testar a possibilidade de ser usado em projetos maiores tanto com dados simples que poderiam ser criptografados ou codificados, isso não importaria, até dados mais sensíveis aí obrigatoriamente criptografados por exemplo, tudo isso sem a necessidade de um server externo para banco de dados por exemplo.

Feedbacks são extremamente bem vindos para discutir sobre features e o rumo do projeto. Afinal estou ansioso por testar e codar bastante 🤪

1

Há um mês um entusiata também criou, num feriado, uma ideia semelhante à sua, Rodrigo.

Talvez você precise de um parser, citado e explicado no vídeo. A gramática pode ser encontrada aqui

Ah, me esqueci! Se for realmente levar em diante a ideia de encriptação, lembrou-me do projeto PrivateBin, open source que emprega AES256 para cifrar o conteúdo.

Sucesso em sua jornada!

1