Participei da minha primeira Game Jam - jogo de terror com dinossauros e viagem no tempo 🎮
Olá a todos, hoje quero comentar um pouquinho de como foi a experiência de fazer um jogo para uma game jam. Eu sempre tive um receio de não conseguir terminar o jogo devido as game jams que eu já vi serem um tempo bem curto (48h, 1 semana), mas dessa vez essa foi um tempo bom (do dia 06 desse mês até ontem dia 20), pois eu trabalho durante o dia e tenho outros projetos (além da vida pessoal) então fica bemmm corrido. Mas enfim, tentei me desafiar e faltando minutos para entregar consegui finalizar 😅 - deu um bug na IA dos monstros, sem eu ter mexido em nada relacionado, faltando 40min para entregar...
Sobre a JAM
Meu sobrinho me mandou uma mensagem no WhatsApp me enviando um link de um vídeo de um Youtuber (https://www.youtube.com/watch?v=5DucZsezAko&pp=ygUMVG9kZHluJ3MgSkFN) falando sobre esse concurso de jogos. No começo eu fiquei meio assim de aceitar, levei uns dois dias para pensar bem se aceitaria e no final acabei aceitando, pois já tinha passado uns bons dias da JAM e as regras do jogo eram as seguintes:
- O Tema da JAM é Terror
- O jogo precisa ter dinossauros
- O jogo precisa ter viagem no tempo
- O Jogo NÃO pode ser de plataforma
Terror com dinossauros e viagem no tempo????? Meu cerébro começou a fritar, mas eu aceitei o desafio.
Mão na massa
Sou programador e gosto muito de criar jogos e sempre quando tenho um tempo ou quero relaxar programando prefiro fazer jogos do que fazer sites. Portanto fazem anos que tenho experiência na game engine Unity e resolvi usar ela mesmo. Já que a JAM não falava nada de usar assets externos resolvi usar, pois meus dons de modelagem são bem ruins... E os sons, bom, apenas dois eu fiz: respiração cansada após correr muito e o som de resgate do rádio (dando spoilers do jogo).
Então eu pensei numa ideia simples: uma floresta, que inicialmente eu tinha pensado apenas com 1 dinossauro gigante e você teria que se manter cauteloso para ele não te ver, seria algo mortal. Além disso, você teria que combater o frio, pois poderia morrer e para se aquecer ligar uma fogueira e ficar cuidando, pois o dinossauro iria sentir o calor e ver a luz e ir na sua direção. Mas eu pensei e pensei e não conseguia encaixar viagem no tempo e eu não queria simplesmente ambientar o jogo na era antiga e isso seria a viagem no tempo... eu queria algo mais "diferenciado". Por que não adicionar cristais do tempo? Esses cristais seriam uma forma de você voltar com sua vida, seu calor e sua posição ao pegá-lo.
Eu acabei sendo consumido durante o processo pelo meu perfeccionismo querendo criar um sistema de inventário e de alimentação de lenha nas fogueiras - algo totalmente sem sentido sendo que faltava o core do jogo ainda e não daria tempo de fazer... eu perdi um tempo nisso e serviu de lição para focar no que realmente importa. Mas tudo serviu de aprendizado e sempre aprendo muito em todos os meus projetos.
Bom, depois de anotar bem os pontos que faltavam e focar no MVP do projeto, pensei em adicionar vários dinossauros pelo cenário, ondem nascem em posições aleatórias e ficam andando pelo mapa inteiro e se eles te verem, apenas fuja! Coloquei umas fogueiras pelo cenário, alguns cristais do tempo no cenário e um rádio que seria a mecânica de ganhar do jogo. Você teria então que se manter aquecido e cauteloso com os dinossauros, pois se te verem é quase certo a morte.
Meu ponto fraco sempre foi cenários, nunca consegui pensar bem, nunca consegui externalizar o que estava na minha mente... mas consegui um bom resultado nesse projeto, coloquei umas props militares no cenário, alguns containers e casas pelo mapa, encaixando bem na temática.
Algumas imagens do projeto
Conclusão
Isso foi apenas um pequeno relato da minha experiência e incentivo todos a entrarem em desafios assim, caso gostem de game dev, e mesmo que não consigam entregar no prazo, vale a experiência e o aprendizado, pois as vezes o que falta é desafiar a nós mesmos para conseguirmos colocar a mão na massa e tirar aprendizados disso! Caso alguém queira jogar, está disponível no momento apenas para Windows. Lá está a história do jogo, como jogar e mais alguns prints. Estou pensando seriamente em continuar a desenvolver esse jogo e melhorá-lo, pois muita coisa devido ao tempo foi feito na gambiarra adaptação técnica.