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Participei da minha primeira Game Jam - jogo de terror com dinossauros e viagem no tempo 🎮

Olá a todos, hoje quero comentar um pouquinho de como foi a experiência de fazer um jogo para uma game jam. Eu sempre tive um receio de não conseguir terminar o jogo devido as game jams que eu já vi serem um tempo bem curto (48h, 1 semana), mas dessa vez essa foi um tempo bom (do dia 06 desse mês até ontem dia 20), pois eu trabalho durante o dia e tenho outros projetos (além da vida pessoal) então fica bemmm corrido. Mas enfim, tentei me desafiar e faltando minutos para entregar consegui finalizar 😅 - deu um bug na IA dos monstros, sem eu ter mexido em nada relacionado, faltando 40min para entregar...

Sobre a JAM

Meu sobrinho me mandou uma mensagem no WhatsApp me enviando um link de um vídeo de um Youtuber (https://www.youtube.com/watch?v=5DucZsezAko&pp=ygUMVG9kZHluJ3MgSkFN) falando sobre esse concurso de jogos. No começo eu fiquei meio assim de aceitar, levei uns dois dias para pensar bem se aceitaria e no final acabei aceitando, pois já tinha passado uns bons dias da JAM e as regras do jogo eram as seguintes:

  • O Tema da JAM é Terror
  • O jogo precisa ter dinossauros
  • O jogo precisa ter viagem no tempo
  • O Jogo NÃO pode ser de plataforma

Terror com dinossauros e viagem no tempo????? Meu cerébro começou a fritar, mas eu aceitei o desafio.

Mão na massa

Sou programador e gosto muito de criar jogos e sempre quando tenho um tempo ou quero relaxar programando prefiro fazer jogos do que fazer sites. Portanto fazem anos que tenho experiência na game engine Unity e resolvi usar ela mesmo. Já que a JAM não falava nada de usar assets externos resolvi usar, pois meus dons de modelagem são bem ruins... E os sons, bom, apenas dois eu fiz: respiração cansada após correr muito e o som de resgate do rádio (dando spoilers do jogo).

Então eu pensei numa ideia simples: uma floresta, que inicialmente eu tinha pensado apenas com 1 dinossauro gigante e você teria que se manter cauteloso para ele não te ver, seria algo mortal. Além disso, você teria que combater o frio, pois poderia morrer e para se aquecer ligar uma fogueira e ficar cuidando, pois o dinossauro iria sentir o calor e ver a luz e ir na sua direção. Mas eu pensei e pensei e não conseguia encaixar viagem no tempo e eu não queria simplesmente ambientar o jogo na era antiga e isso seria a viagem no tempo... eu queria algo mais "diferenciado". Por que não adicionar cristais do tempo? Esses cristais seriam uma forma de você voltar com sua vida, seu calor e sua posição ao pegá-lo.

Eu acabei sendo consumido durante o processo pelo meu perfeccionismo querendo criar um sistema de inventário e de alimentação de lenha nas fogueiras - algo totalmente sem sentido sendo que faltava o core do jogo ainda e não daria tempo de fazer... eu perdi um tempo nisso e serviu de lição para focar no que realmente importa. Mas tudo serviu de aprendizado e sempre aprendo muito em todos os meus projetos.

Bom, depois de anotar bem os pontos que faltavam e focar no MVP do projeto, pensei em adicionar vários dinossauros pelo cenário, ondem nascem em posições aleatórias e ficam andando pelo mapa inteiro e se eles te verem, apenas fuja! Coloquei umas fogueiras pelo cenário, alguns cristais do tempo no cenário e um rádio que seria a mecânica de ganhar do jogo. Você teria então que se manter aquecido e cauteloso com os dinossauros, pois se te verem é quase certo a morte.

Meu ponto fraco sempre foi cenários, nunca consegui pensar bem, nunca consegui externalizar o que estava na minha mente... mas consegui um bom resultado nesse projeto, coloquei umas props militares no cenário, alguns containers e casas pelo mapa, encaixando bem na temática.

Algumas imagens do projeto

Cristais do tempo

Fogueira acesa para esquentar o jogador

Conclusão

Isso foi apenas um pequeno relato da minha experiência e incentivo todos a entrarem em desafios assim, caso gostem de game dev, e mesmo que não consigam entregar no prazo, vale a experiência e o aprendizado, pois as vezes o que falta é desafiar a nós mesmos para conseguirmos colocar a mão na massa e tirar aprendizados disso! Caso alguém queira jogar, está disponível no momento apenas para Windows. Lá está a história do jogo, como jogar e mais alguns prints. Estou pensando seriamente em continuar a desenvolver esse jogo e melhorá-lo, pois muita coisa devido ao tempo foi feito na gambiarra adaptação técnica.

Link: https://rodrigoborges.itch.io/chronosaur

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Parabéns pelo projeto! Gostei muito de como construiu o ambiente do jogo com as regras da JAM. Tenho muita curiosidade e vontade de entrar no universo de desenvolvimento de jogos, fiquei empolgada lendo seu post. No meu TCC do curso técnico de programação, desenvolvi um jogo sobre a conscientização de transtornos mentais, usei RenPY (framework pro desenvolvimento de jogos baseado em Phaser) e eu mesma ilustrei os personagens do jogo akakakakaka.

Baseado na sua experiência, por onde devo começar a estudar para iniciar no desenvolvimento de jogos? Estou estudando e quero me especializar em C#, por ser uma linguagem versátil e "atemporal", além de ser usada na criação de jogos. Sei que eh algo que você faz no tempo livre, como disse acima, mas certamente tem mais experiência e conhecimento do que atualmente tenho.

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sei que não perguntou pra mim, mas vou dar meus 10 centavos de opinião kkkk

eu não sou gamedev, mas também tenho esse sonho, e acho que o melhor é "fazer jogos", quais quer que sejam, escolha 1 ou 2 engines (da uma estudada em todas que puder e escolha 1 ou duas para se especializar), você tem 2 vertentes, trabalhar para estudios ou criar seu próprio, de qualquer modo quem tem estudio dificilmente contrata iniciantes e se você for abrir o seu é bom ter alguma experiência, por isso, crie jogos, assim você vai entender os desafios técnicos e lógicos, principalmente quando precisa implementar um bom storytelling e aplicar diferentes mecanicas ao jogo.

igual um sistema vai acontecer bastante de quebrar parte do projeto quando você implementar algo novo e você vai precisar rever, reencapsular alguns recursos e talvez reescrever alguma parte, mas o resultado final é gretificante. Então, crie jogos =D.

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Excelente comentário e dica, é bem isso mesmo, pegue uma ideia, estude e construa jogos. A prática vai levar a perfeição! A melhor forma de aprender é na prática e errando constantemente, até pegar a melhor forma de construir! É bem o que eu fiz e faço atualmente!

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Opa, desculpe a demora em responder, estava meio off! Agradeço demais o comentário!

Caramba, que legal esse seu jogo, boa temática e que legal que você mesmo ilustrou os personagens. Se quiser colocar um link ou detalhar melhor o jogo aqui ou em um post ficaria muito feliz em acompanhar! Desde já, parabéns!

Olha, resumindo, bem resumidamente, um pouco minha trajetória no mundo da programação, foi que comecei no mundo web, depois fui para criação de aplicações Windows e foquei muito em C# para isso, quando conheci a Unity há uns bons 5 anos atrás amei a ideia de ter C# nela - pois já conhecia e amava a linguagem (na época tinha Javascript e Boo script também, mas não curtia). Desde lá, nunca foquei 100% em jogos mas sempre no meu tempo livre ou como hobby em si focava em fazer um joguinho, isso serviu para eu aprender sobre esse mundo e também para, sem pressão alguma, melhorar essa capacidade técnica, tanto em programação, quanto em game design no geral.

A melhor dica é: faça, construa teus protótipos e não tenha medo nenhum de postar algo sobre seu jogo e também assim você vai cada vez melhorando mais.

E além disso, hoje em dia, tem muito conteúdo na internet sobre desenvolvimento de jogos e C#, então é pegar uma linha de estudos e seguir, sempre praticando com projetos reais. Eu mesmo gosto de pegar um tutorial que sei lá, desenvolva um jogo de top down e adaptar para primeira pessoa, assim me desafio a construir o mesmo jogo numa visão totalmente diferente, com controles e mecânicas diferentes.