Executando verificação de segurança...
11

SAAS do sonho ao fracasso até o recomeço! (LEIA COM ATENÇÃO)

Criar um SaaS pode ser uma jornada emocionante. A ideia de ter um produto que resolva problemas de outras pessoas, que gere receita recorrente e que seja a base de um negócio próprio parece um sonho. Mas por trás dessa promessa de sucesso, há também uma face menos falada e muitas vezes solitária: a face do fracasso, da frustração, e dos desafios emocionais que muitos desenvolvedores enfrentam.

A verdade é que, por mais que um SaaS possa ser uma fonte de renda, ele também pode se tornar um peso gigantesco. Muitos desenvolvedores mergulham de cabeça, investindo tempo, energia, dinheiro e esperança na criação de um projeto que acreditam ser a próxima grande ideia. Eles se dedicam horas a fio, abrem mão de momentos com a família, deixam seus hobbies de lado e colocam seus corações no código. Mas nem sempre isso se traduz em sucesso. Muitas vezes, mesmo com todo esse esforço, o SaaS não consegue atrair os usuários esperados, a receita não chega, e aquilo que parecia ser uma grande oportunidade se torna uma fonte de desilusão.

Nesses momentos, é fácil sentir que falhou. Muitos chegam a questionar se são bons o suficiente para estar na área de desenvolvimento. O fracasso de um SaaS pode fazer com que as pessoas pensem que não têm valor, que todas as suas habilidades e conhecimentos foram em vão. Isso pode bagunçar profundamente o emocional e fazer até mesmo os mais resilientes pensarem em desistir.

Mas o que é importante lembrar é que o fracasso faz parte do caminho. Muitos dos grandes desenvolvedores e empreendedores que admiramos hoje falharam incontáveis vezes antes de encontrar o sucesso. Cada fracasso traz lições valiosas, cada erro aponta para algo que pode ser melhorado na próxima tentativa. O fracasso de um SaaS não define quem você é. Ele é apenas uma experiência em uma jornada que ainda não acabou.

Se você está passando por isso, lembre-se: é possível recomeçar. Mesmo quando parece que tudo deu errado, sempre existe a oportunidade de tentar novamente, de usar o que aprendeu para construir algo ainda melhor.

Carregando publicação patrocinada...
12

Troque "Sass" por "empresa" e o texto continuará tendo o mesmo sentido.

Na onda do microsaas as pessoas esquecem que o que elas realmente estão criando é uma empresa.

Acabam entrando de cabeça em um mundo que sequer estudaram!

Você sabe o valor para abrir um CNPJ? Qual regime fiscal sua empresa deve ser enquadrada? quais impostos você deve pagar? o que é pró-labore? Nunca emitiu uma NFS?

Você não está pronto para criar um Saas

Da mesma forma que desenvolver front-end não funciona sem o back-end não tem como criar um Saas sem saber como funciona uma empresa!

Não estou falando que precisa ser um especialista, apenas ter uma mínima noção de como funciona.

1

Concordo com você, acho que antes de iniciar um SaaS um estudo sobre como funciona, gastos, publico, rivais e outros fatores, são coisas extremamente necessárias e não so sair criando

1
3
1
4

Acho que o maior fracasso é não chegar a tentar implementar a ideia, sei que é difícil um Saas próprio realmente fazer um sucesso interessante, mas mesmo assim ainda acho bastante válido a pessoa tnetar a ideia dela

No pior dos casos, vira um projetinho ou um portifólio mas não deixa de ter sido uma experiência que vai contribuir pro desenvolvimento da pessoa

1
3

A idéia do seu post é sensacional. Parabéns pela reflexão.

Se eu puder contribuir, acredito que é importante autoconhecimento para saber e também se preparar para quando for a hora certa, trocando o projeto de estudo para a algo maior evoluindo para a proxima etapa.

Isso demanda muitos conhecimentos como a galera falou e é importante estar preparado para evoluir a idéia e assim diminuir as chances do fracasso. E sempre que vc tentar novamente você vai estar mais preparado e com mais bagagem para começar do jeito certo.

Não deixe de criar, anotar e revisar o que não deu certo.

3

O maior problema no SaaS/Empresa é a paixão pela solução e o foco no desenvolvimento!
Pode parecer estranho isso, mas é a realidade! A Primeira coisa a se mudar é a mentalidade.
Deixar de ser desenvolvedor e começar a ser empreendedor. Parece simples mais não é!

Quer realmente embarcar no empreendedorismo?

Lembre-se que a ultima coisa que voce precisa fazer é CODAR!

O Desenvolvedor pensa: Qual tecnologia vou utilizar, em que ambiente vou publicar, preciso criar um repositório, etc. Está é a mentalidade de um desenvolvedor/programador.

O Empreendedor pensa: Este mercado tem potencial?, Qual é o volume desse mercado?, Qual é o ticket médio?, Será que já consigo vender alguma coisa sem ao menos ter criado?, Qual é o mninimo esforço que eu preciso para criar alguma coisa?, Quanto tempo vou começar a ter retorno sobre meu investimento, etc.

Mudar a mentalidade é o fator principal!

Estes são os erros mais comuns:

  1. Se apaixona pela solução, pela organização e construção do código;
  2. Pula muitas etapas inicias que estão relacionadas a negócio, pesquisa de mercado, modelo de negócio, etc;
  3. Esquece de levantar os custos que envolve o produto;
  4. Esquece de precificar;

Dica simples para validar uma idéia: (Recebi essa orientação de um amigo que já tinha lançado dois produtos e estava indo para o terceiro)

Você tem uma boa ideia?

Sim!
Então apresente ela para um amigo ou conhecido (Se conseguir apresentar para o publico alvo é melhor ainda!)
Provavelmente ele ira elogiar a sua ideia.
Depois de ouvir o elogio, agradeça e fale: Então compre!

Pronto isso é tudo o que você precisa saber, se existir valor em seu produto ele realmente vai querer pagar por isso!

Se ele começar a falar: Agora eu não preciso dessa solução! Talvez mais para frente eu compre de você! Eu não tenho dinheiro agora depois podemos conversar.

Esqueça! Ele não viu valor no seu produto, por mais bacana que ele deva ser.
Faça isso com 10 a 15 pessoas do seu grupo de relacionamento! Já é o suficiente para você não perder tempo de vida mais!

Dicas de quem já quebrou varias vezes a cabeça:

  1. Você precisa apenas de uma boa apresentação em PowerPoint ou uma LandingPage;
  2. Crie um pré-lançamento, mesmo sem ter criado uma linha de código;
  3. Comece vendendo coisas menores como: Curso online, Livros, plugins e templates;
  4. Mantenha seus pés no chão, saia do mundo encatado dos unicórnios, seja simples!
  5. Não queira ser o próximo Uber, Ifood ou Nubank!
  6. Leia o livro: Empreender a Arte de se Fuder Todos os dias!

Tudo o que foi relatado aqui é com base em minhas experiencias em um periodo de 15 anos atuando no mercado!

E você deve estar se perguntando: Tudo bem cade seu SaaS então?

Até o momento todas as soluções que eu tentei criar não geraram renda suficiente para eu continuar. Como não sou vaidoso eu prefiro encerrar e tentar de novo!

Persistencia, Resiliencia e Fé!

1