Executando verificação de segurança...
1

Para você o PHP morreu ou vai morrer?

Olha para ser bem sincero não morreu e não vai, não pelo menos ainda, PHP é uma linguagem de fácil aprendizagem que constitui grande parte da internet hoje, quase todos os iniciantes hoje começam no PHP e quem já sabe e domina a linguagem pode partir para o Larevel e assim expandir mais ainda seus conhecimentos. É claro que essa é minha humilde opinião, que programa em PHP e está aprendendo Node.js.

Carregando publicação patrocinada...
2

Concordo com você ribeiroG, PHP é uma linguagem igual as outras que existem atualmente, onde nela se encontra pros e contras, pessoas que gostam e tambem pessoas que nao gostam ou pelo menos nao tiveram um contato ideal com a linguagem em sí.

Ainda mais com essas novas atualizações ex: (8.0) onde podemos ver o PHP evoluindo de vez em questão de segurança, performance e otimização de linguagem.

Acredito que ela possui muito para conquistar no mercado ainda, mesmo com muitos anos de existencia. Toda linguagem possui suas particularidades, vantagens e desvantagens.
A melhor Linguagem e/ou FrameWork ao meu ver, é a que você domina.

Me chamo Pedro Teixeira e atualmente sou programador full stack JavaScript (Angular.Js e Node.Js), porem tambem trabalho com PHP utilizando Laravel.

1

Por que só se discute a morte do PHP?

Não sei o que seria considerado a morte de uma linguagem, visto que até hoje temos por ai Fortran, Cobol e uma grande quantidade de linguagens que de certa forma se mantém vivas.
Quanto ao PHP, acredito que não está nem mesmo em estado terminal, ou com alguma doença que o faça definhar ao longo dos anos.

Recentemente me deparei com um gráfico das 10 primeiras linguagens utilizadas no github e o PHP estava lá, cainda algumas posições, mas ainda se mantendo...

Também assisti um vídeo onde vi ser possível criar aplicações desktop com o PHP sem precisar de nenhuma extensão ou biblioteca, achei fantástico essa evolução e essa sinalização de que não é somente uma linguagem de backend.

Me lembrei de quando comecei a aprender PHP em 2006 e a grande discussão era se o PHP estava se tornando uma linguagem orientada a objetos. Hoje me parece que a comunidade PHP está meio constrangida pelo hype do Javascipt, Python entre outras e fica discutindo mais sobre a morte do PHP do que sobre o futuro, a evolução, até onde chegar com...

Seguem abaixo os links do material citado:

  1. Rankink do github
  2. Vídeo aplicações descktop com PHP
1

Já faz algum tempo que a galera já não começa na programação com PHP. Sem duvidas a linguagem que mais é usada para iniciar a galera é o JS(E olha que eu nem gosto muito dele). O JS é muito mais "rápido" para iniciar, pois qualquer computador tem um navegador, e daí é só abrir ali o V8 e sair fazendo código. Nem de perto isso é o ideal, mas é o que vejo nos cursos e nas faculdades. É só vc olhar para as grandes escolas de cursos que temos hoje, e ver a quantidade de cursos de JS para a quantidade de cursos de PHP que tem por lá.
Eu acabei de abrir aqui a udemy, para ter um exemplo e digitei na busca principal por PHP e saiu 5.460 resultados e para JS 10.000(eu acho que deve ter mais, mas a pesquisa deve ter esse limite de 1000).No linkedin então nem se fala, são 7118 para PHP contra 29864 para JS.
Eu não sei a resposta para sua pergunta, que é sobre a morte do PHP, mas, sem duvidas, ele está caindo da preferencia de quem quer ensinar a galera a entrar no mundo da TI.