Executando verificação de segurança...
1

[ Dúvida ] Como determinar prazos

Será que alguém pode me ajudar nessa questão que já me assombra tem um tempo? Existe alguma técnica para podermos prever melhor o prazo para a conclusão de uma tarefa? Eu já passei por alguns modelos de gerenciamento de tarefas, alguns mais estruturados, outros bem flexíveis. Já passei por modelos onde eu participava da criação da tarefa e também por modelos onde eu pegava algum card que estivesse sem ninguém e seguia toda a descrição que outra pessoa determinou, mas algo que nunca ficou muito claro para mim é: Como saber se a tarefa vai levar 1 dia ou 1 semana?

Carregando publicação patrocinada...
2

Olha, eu vou dar apenas uma opinião empírica. Não sou nenhum especialista em Scrum ou Kanban, sou apenas um progrmador que já sofreu (e as vezes sofre) com essa questão de prazos. Uma das coisas que tem me ajudado a ter uma melhor noção dos meus prazos, esforços e capacidade foi eu gerenciar minhas próprias tarefas pessoais.

  1. Você possui algum histórico de tempo gasto em tarefas?
    Se a responsta for sim, então a primeira coisa que eu faria seria procurar alguma tarefa similar e usar o tempo gasto como referência

  2. Você tem noção de TODO o escopo da tarefa?
    E aqui mora um grande problema, pois na maioria das vezes quem irá executar a tarefa não sabe todo o escopo da tarefa e algumas vezes nem o líder técnico ou o gerente de projeto sabe todo o escopo (e são eles que muitas vezes cobram o tempo).

  3. Procure destrinchar e planejar toda a tarefa
    E sim, você vai gastar tempo fazendo isso, mas normalmente fazendo isso, eu consigo "particionar" a tarefa em tarefas menores e tendo melhor noção de quanto tempo irei gastar. E novamente, isso as vezes leva tempo, e é um tempo que muitos líderes ou gerentes não gostariam que você gastasse. Mas aí fica o dilema: simplesmente chutar o tempo da tarefa ou gastar um tempo para estimar o tempo?

  4. Coloque gordura no tempo
    E sim, isso já foi importante para mim e já precisei gastar essa gordura porque imprevistos aconteceram ou simplesmente foi-se descobrindo o escopo da tarefa durante a tarefa (ponto 2). E novamente, é comum líderes e gerentes não concordarem com essa gordura dependendo do contexto, porque afinal, eles querem que as coisas sejam entregues o mais rápido possível. E aí novamente entra o dilema: simplesmente encurtar o tempo da tarefa porque o boss quer que seja entregue o mais rápido (e perder qualidade ou não conseguir entregar tudo), ou encarar a realidade de que é necessário esse extra no prazo para que a tarefa seja entregue bem feito?

1

Faz muito sentido. Acho que estou pecando em não "registar" tarefas anteriores para fazer essa relação da primeira dica. Faz sentido. Obrigado!