Executando verificação de segurança...
6

Se eu fosse recomeçar do zero a aprender a programar, por onde começaria hoje?

Quem sou eu?

Sou dev e trabalho na área de frontend há 8 anos, mas aprendi a programar ainda quando adolescente. Começou como um hobby e logo vi que seria algo que eu gostaria de levar pra vida. No começo, eu utilizava compiladores de Pascal e programas como RPG Maker e Game Maker (Multimedia Fusion se não me engano) para criar joguinhos, também utilizava o Front Page da Microsoft (quem lembra?) para criar sites bem simples. Na época, era possível criar sites nele com texto como se fosse um Word e ele gerava automaticamente o HTML em outra aba. Observando as alterações que eu fazia, comecei a entender o que significava o HTML. Nessa época o Javascript e o CSS eram apenas bebês e os sites eram feitos com tabelas e iframes (zero saudades).

Tive muita sorte de ter interesse e me apaixonar por programação logo cedo. Sempre entendi que o futuro seria da tecnologia e creio que estamos nessa direção até hoje. Fiz técnico em informática no colegial e ingressei na universidade de Ciências da Computação para me qualificar e aprender mais a fundo. Vi ao longo da minha vida as mudanças que a tecnologia foi causando na sociedade (para o bem e para o mal).

Vejo muitos conteúdos sobre "Se eu fosse começar do zero hoje, como eu faria?" e resolvi dar meus dois centavos.

Quais são seus objetivos?

Acredito que a pessoa que tenha interesse em começar a programar hoje em dia vai direto no google e cai em um curso ou um tutorial no youtube. Pega uma sequência de vídeos e assiste por 2h, 3h, 5h. "Aprenda a fazer um ecommerce completo em apenas 10 horas". Copia e cola absolutamente tudo o que tem no video. Não estou dizendo que esses conteúdos não tem valor, muito pelo contrário. Mas pra sair do zero, você tem que ter outras prioridades.

Você já se perguntou porque quer programar? Quais são seus objetivos? Onde quer chegar?

Na minha opinião, o primeiro passo é entender o que você quer fazer. Sua intenção é:

  • aprender uma nova skill para ajudar no seu trabalho atual?
  • aprender algo novo relacionado a tecnologia?
  • entrar no mercado de trabalho e mudar da sua área atual?
  • aprender a programar para criar um jogo?
  • outra coisa?

Não tem problema mudar mais pra frente, mas ter um objetivo concreto vai guiar o seu aprendizado na direção correta, no seu tempo.

Por onde começar?

Agora que você já pensou no motivo de querer entrar no mundo da programação, é hora de buscar o conhecimento. A internet é gigantesca e cheia de conteúdos gratuitos para você iniciar.

Antes de cair direto em uma linguagem, estude lógica de programação. É um passo importantíssimo e muita gente simplesmente pula. É a base de tudo, não importa o que você pretende fazer.

Minha recomendação é iniciar com todo tipo de conteúdo gratuito e open source. É mais difícil sair do zero dessa forma, mas não tem espacatória: Você precisa estudar. E muito.

Procure artigos, blogs, vídeos, podcasts, canais no discord. Estude algoritmos. Tente rodar um programa no seu computador, seja no browser ou no PC. Faça o código funcionar pra você. Vasculhe o Stack Overflow. Leia a documentação oficial das tecnologias que você está usando - seja uma linguagem, uma biblioteca, um framework, o que for.

Coloque o pé na água antes de mergulhar. Entenda o ecossistema.

Não estou dizendo para não investir em cursos, definitivamente vão te ajudar. Mas esgote sua fonte de conteúdos gratuitos, converse com outros devs.

Nada na vida vem fácil e aprender a programar não é diferente: exige muito tempo e muito esforço.

Ok, já tenho uma noção básica, e agora?

Agora você deve criar projetos. Pense em algo simples e crie. Não precisa ser nada revolucionário. Faça um programa que calcule a média de 5 números. Crie uma calculadora. Faça um jogo da velha. Qualquer coisa. Mas não pare de programar.

Crie um portfólio, uma lista de projetos que você programou. Podem ser simples hoje, mas daqui 1 ano ou 5 anos você vai poder olhar pra trás e ver pra sua evolução. Não tem nada mais satisfatório do que ver onde chegamos com o nosso esforço, o quanto melhoramos, o que teriamos feito de diferente hoje.

Utilize git, suba seus projetos em uma plataforma (GitHub, BitBucket, Gitlab, o que preferir).

Sempre recomendo esse repositório de ideias: https://github.com/florinpop17/app-ideas

Como evoluir?

Leia o código dos outros, discuta em issues de projetos abertos, contribua com o open source.

Continue programando e estudando. Lembre-se que a tecnologia não para e sempre tem algo novo pra aprender. O Tabnews é um ótimo exemplo de devs se juntando para criar algo positivo para o ecossistema.

Conclusão

A minha intenção com este artigo não é ter uma sequência de links para você seguir. Não tem como expressar absolutamente tudo nessa pequena caixa de texto. Definitivamente não estou me propondo a dar uma resposta final.

Cada um tem o seu jeito de aprender, seu objetivo e seu momento. Tenho certeza que você encontrará muitas pessoas no seu caminho interessadas em te ajudar.

Não pense que ter a faculdade é o único caminho que vai determinar um bom programador(a). É completamente possível aprender e atingir seus objetivos sem a faculdade.

É impossível aprender tudo, mas sempre é possível aprender mais.

Boa sorte!

Carregando publicação patrocinada...
6

Cara, parece que nós, de algum jeito,temos a mente liga uma a outra, rsrssts. É exatamente isso que sempre fiz (os passos descritos). inicialmente eu, lá com os meus 18 anos, ingressei no CEFET para cursar ensino médio integrado com TI. Aprendi pouco do ramo, pois o ensino no Brasil é ridículo. Os professores viam o meu interesse em aprender a programar, mas nenhum, absolutamente NENHUM nunca parou um segundo para me dá um direcionamento; quando perguntava algo a respeito, eles diziam, "estude lógica de programação, assim você conseguirá programar em qualquer linguagem". Mas adivinha, a biblioteca da escola não tinha livros bons de verdade. Ainda assim, fui em frente e aprendi IF-Else, mas não (for), aprendi a usar while também, mas não o (if-else) em uma estrutura aninhada... consegui desenvolver um pouco a minha lógica nas aulas de lógica matemática (essa matéria sim, aprendi muito), mas o tempo passou e percebi que não era o suficiente, ainda mais por minhas habilidades serem mais artísticas. No entanto, eu sempre me imaginei criando sites, ou templates, interfaces etc, com designers do meu gosto, e sempre quiz conciliar minha habilidade natural com informática. No fim, o tempo foi passando, eu meio que... Parei no tempo, me envolvi com outras coisas, trabalhei como técnico concertando computadores, mas foi só até ai, nunca trabalhei para uma grande empresa, até consegui passar em um processo seletivo na melhor empresa de TI da minha cidade, mas quando fui começar eu fiquei na área de suporte (mecher com redes e coisa do tipo), coisas que nunca gostei, "redes", acho que isso contribuiu para que eu abdicasse do cargo após apenas dois dias, pois não me sentia motivado o suficiente atendendo chamadas e resolvendo problemas via conexão remota com team view e any desk. Hoje, com meus 31 anos, sem emprego (ás vezes me sinto meio cabisbaixo), nunca perdi a vontade de trabalhar com algo relacionado a design, fico maravilhado com o que a tríade WEB (html-js-css) é capaz de fazer, e sinto muita, mas muita vontade de entrar na área. Todos esses passos que você citou acima são exatamente o que eu sempre fiz, sigo estudando com a fé de que um dia irei conseguir.

1

Fala Rodrigo!
Cara, baseado no seu relato consigo sugerir algumas frentes de estudo pra vc. Como vc falou que tem uma habilidade mais artítisca, talvez faça sentido pensar na área de design, UI/UX:

  • Figma: excelente produto para criar layouts para websites, é padrão no mercado hoje;
  • Framer: produto para geração de websites WYSIWYG. tem uma ótima integração com o Figma e muita coisa pronta para geração de sites lindos.

Ambos tem planos free e tem uma infinidade de conteúdos e tutoriais pra aprender a mexer - inclusive na própria documentação.

Claro que isso não substitui o aprendizado de HTML + CSS + JS. Mesmo que o Framer gere esse código pra vc, é bom saber como as coisas funcionam.
Então vou deixar esse link da MDN em português, com uma documentação mais básica dos 3, porém bem completa: https://developer.mozilla.org/pt-BR/docs/Learn/Getting_started_with_the_web/HTML_basics

E lembre-se da minha dica lá em cima: continue criando, continue programando, faça um portfólio e use o Github. Tem muita oportunidade massa nessa área :)

2

Agradeço primeiramente o texto e o compartilhar de exemplos para nós inspirar. Não tive a sorte de conhecer e me apaixonar por programação cedo, estou com 34 anos e comecei a conhecer sobre este mundo, trabalho com vendas e gestão de vendas a mais de 10 anos, gosto muito da análise de informações e estudei a lógica de programação, conheci um pouco do mundo Sales Force e comecei a conhecer sobre Python devido as automação e análise de dados que a linguagem possui, ainda conheço bem pouco do ecossistema dessa linguagem, mais já tenho uma noção. então minha maior dificuldade acaba sendo este início de projetos pois preciso urgente ter portfólios pra buscar implantar algo no trabalho ou até em galgar algo fora do setor que atuo. agradeceria se pudesse me dar algumas dicas. obrigado!

1

Fala Paulo! O link do github que eu mandei com ideias de app é bom começo, tem projetos divididos em niveis (básico, intermediário e avançado) e podem ser feitos em qualquer linguagem.
Nesse momento, qualquer projeto tá valendo, mas se estiver precisando de ideias é um bom lugar pra começar ;)

https://github.com/florinpop17/app-ideas

1

Paulo, vendo o seu relato com sua experiência na area de vendas e essa vertente de análise de dados, caso vc trabalhe com muitas planilhas e tenha acesso a bancos de dados relacionados a venda, te recomendo fortemente começar explorando o uso do Power BI e ler sobre técnicas de visualização de dados. Aí, para avançar mais neste área o Python pode te ajudar muito, estude sobre Jupyter Notebook que vc consegue usar no navegador pelo Google Colab, sem precisar instalar nada no seu computador local, ai vc estuda nele as principais bibliotecas de análise de dados, como Numpy, Pandas, Matplotlib, Seaborn, Streamlit, etc.

1

Opa refeals, tudo bem? primeiramente gostaria de agradecer sua visão do assunto. Estou realmente querendo ingresssar na aérea de TI/programação, tenho noções do assunto, mas quero realmente me aprofundar na área, no entanto meu principal objetivo é começar a trabalhar o quanto antes na área, tendo isso como base, qual seria seu direcionamento no que estudar, qual foco deveria ter, poderia compartilhar sua opinião, obrigado.

1

Fala Alisson, eu recomendaria pesquisar e ver com quais tecnologias e frentes vc gostaria de trabalhar. Recomendo o Github de ideias de projetos que deixei na publicação pra começar os estudos práticos. Não tem caminho simples, tem que estudar e estudar e estudar.
Boa sorte!