Executando verificação de segurança...
4

Prosseguir com fullstack, ou...

Vou explicar brevemente minha situação para vocês, sou iniciante e tenho menos de 6 meses no desenvolvimento web. Comecei como um pequeno gafanhoto no curso de Python do Gustavo Guanabara, consegui concluir em aproximadamente 1 mês e meio.

Acabei tomando gosto pelo negócio, estava com uma grana guardada e comprei um curso fullstack em python, da EBAC. No momento estou para terminar o conteúdo de front-end, acredito que até o final de outubro eu finalize essa etapa.

Gostei de front-end, no início até pensei que não fosse ser muito minha praia, mas estou gostando cada vez mais.

Costumo pegar alguns desafios do frontendmentor para resolver e poder praticar, isso ajudou muito a consolidar o que fui aprendendo no decorrer do curso.

Estou pensando em assinar em paralelo a rocketseat one, para ter acesso a trilha ignite e conseguir me aprofundar mais ainda em react js e talvez me aventurar em react native. Mas a dúvida que estou é se faço isso agora, ou se parto para o back-end com Python (a parte que falta para finalizar o curso da EBAC) e deixo para depois.

Na minha cabeça talvez fosse interessante fazer agora, já que estou "quente" nos assuntos e ando praticando.

O que acham?

Carregando publicação patrocinada...
6

Sou dev há mais de 17 anos, posso dizer que a maneira que mais se aprende é fazendo. Sei que pra alguns pode não funciona exatamente assim, mas aqui vai uma sugestão: busque um projeto desafiador, para um amigo, parente, conhecido. Divida-o em tarefas pequenas e mãos a obra.

Não precisa nem informar tal amigo ou parente que você esta desenvolvendo, apenas faça. Mas detalhe! Você precisa chegar no fim do projeto, desde a organização até deploy.

E ai que vem o pulo do gato, você provavelmente vai engalhar em algum ponto, isso é o que você deve estudar. Seja frontend, backend DevOps, o que seja.

Parece muito pra quem está ha apenas 6 meses, mas garanto que quando você terminar, mesmo demorando 3 meses pra fazer, você vai se sentir Muito mais seguro e vai saber exatamente o que precisa estudar mais.

2

Isso me parece uma boa! Já havia pensado em fazer algo do tipo, irei aderir a essa ideia e iniciar um projeto que eu coloque em prática muito do que já vi no front-end até o momento.

Em relação a saber o que devo estudar, sinto algo semelhante a isso conforme pego os desafios do site que comentei e resolvo. Em algum trecho eu sempre me deparo com alguma dificuldade, o que é normal. Mas se eu não estivesse praticando por conta própria -- ou seja, fora dos cursos -- com certeza não identificaria esse "déficit". E isso tem me deixado relativamente mais seguro para novos desafios.

Irei pensar em uma aplicação web para deenvolver desde a organização até o deploy!

2

Olá, sou Espezzialy!

Bem, levando em consideração seu histórico, acredito que o ensino é algo muito pessoal, mas sendo transparente, não aconselharia no momento você comprar mais cursos.

É muito fácil cair em um turbilhão de cursos e isso dá pouco espaço para uma coisa muito importante que é a habilidade de resolução de desafios.

Minha dica para você no momento:

FAÇA!

Isso mesmo, busque algumas ideias no Figma Community de plataformas ou designs de site, procure no youtube "Como fazer refinamentos ténicos", comece a imaginar como começar a programar aquela plataforma.
E tente faze-la.

Sei que é parece desafiador, mas dessa forma sua evolução se torna MUITO GRANDE, e evolui em todos os atributos.

Espero ter ajudado, um grande abraço!

1

Essa de refinamento técnico é novidade para mim, pesquisei e assisti um vídeo sobre, muito interessante. Utilizei o figma community para ter ideias em alguns exercícios, acho ótimo.

Concordo totalmente com você! Haja vista tudo e o que todos comentaram, realmente penso que venha a valer mais a pena investir o tempo em projetos pra exercitar as skills.

1

Eu comecei a programar, através de um curso que ganhei, de um amigo que trabalhava comigo em uma credênciada SKY, e que saiu para ser programador. Ele já era techlead quando me passou esse curso, estava ganhando bem, e e enchia os meus olhos ver que alguém que eu conhecia, tinha conseguido se tornar um programador (algo que eu sempre achei muito bacana, e que já havia tentado aprender algumas vezes). Eu iniciei com o curso do Balta sobre flutter, aprendi bastante, mas não me sentia nada confiante. Até que.... Saiu uma série de aulões na fluterando, sobre a construção completa de um app de filas (sobre retirada de senhas e chamada em um monitor), isso usando flutter e firebase, apenas. Fato é, que, o Jacob nunca terminou esse app em vídeo. Mas eu terminei. Utilizando clean arch e entendendo cada passo daqueles vídeos, eu consegui entender que eu era capaz de criar o que eu imaginasse. E a partir dali, tudo mudou.
Tive minhas próprias idéias e comecei a construir o que eu imaginava, iniciei com um app para hamburgueria. O que eu não sabia, eu pesquisava, dava um jeito de fazer funcionar.
Em menos de um ano programando eu tomei uma das mais loucas e importante decisões da minha vida, larguei meu emprego mesmo com medo e tendo um filho de um ano em casa, acreditei no meu sonho e no agir de Deus, decidi que iria montar um portifólio e conseguir um emprego como programador.
Com a benção e o milagre de Deus deu tudo certo, e hoje trabalho numa empresa ótima, não apenas com flutter, mas com javascript(angular), c# (dotnet).
Isso tudo é para que você perceba, que a virada de chave aconteceu quando eu realmente coloquei a mão na massa. E principalmente, quando começei a executar minhas próprias idéias, ir atrás da solução daqueles problemas que eu não sabia ou não entendia, e me desafiar a resolvê-los. Espero que minha estória ajude-o a seguir firme, e colocar seus projetos em ação. Muito sucesso, grande abraço.

1

Que história top!

Passou pela sua cabeça fazer algum ensino superior relacionado a tecnologia nesses momentos?

Pelo seu texto fica claro algo que eu percebo em relação aos cursos. As aulas vão te dar um norte em relação a como resolver um problema "x" e fornecer "ferramentas", e por detrás disso existe uma lógica. O que fazemos quando começamos a colocar a mão na massa e desenvolver projetos/desafios me parece ser exercitar essa lógica para resolver os problemas utilizando o que já aprendemos. Principalmente porque há inúmeras formas de resolver algo nessa área. E eu acredito que quando a pessoa não tenta se desenvolver por fora, ela acaba ficando "engessada" nos "tutoriais", não desenvolve a sua própria lógica, digamos assim, torna-se dependente e fica estagnada.

Muito obrigado por compartilhar a sua história!

1

Perfeito amigo, é isso ai mesmo. O negócio é colocar suas idéias em prática, e ir se virando para concluir.
Eu sempre tive vontade de fazer um superior, mas infelizmente eu tive que começar a trabalhar cedo, trampava como ajudante de pedreiro e chegava extremamente cansado na aula à noite (carregando tijolo, areia e massa o dia todo, quase dormia na cadeira na aula).
Todos que trabalham comigo tem curso superior, não se enganem, eu fui a excessão que furou a bolha, se tem a oportunidade, cai dentro de uma facul que vale demaisss.

1

Recover, também estou começando, tenho menos de 1 ano como desenvolvedor Web. Até o momento, com minha experiência compreendo a escolha FrontEnd, Backend ou Fullstack como algo que não tão importante assim no cotidiano, vou explicar o meu ponto.

Eu também gostei muito do Front e fazendo tarefas de back também me identifiquei bastante. No inicio da carreira fazemos muitos projetos sozinho, seja para treinar ou fazer portfólio, fato é que desenvolvendo projetos sem ajuda de outros programadores você fica encarregado de fazer tudo, então não tem escolha, meu parceiro! Vai fazer o front, o back, a API, vai fazer o banco de dados, vai definir qual tecnologia vai usar, aonde hospedar e etc.

Dito isso, acredito que o mais importante seja PROGRAMAR!!!

Os cursos vão te ajudar a acumular as ferramentas e os certificados vão melhorar o seu currícolo, mas você só vai se desenvolver FAZENDO.