Muito bacana o texto, mas venho aqui com um fato.
Realmente na internet muitos "coachs" e "influencers" vendem uma falsa produtividade, e pior do que isso, propagam a informação de uma forma que é como se precisasse de uma fórmula secreta ou algo do tipo para conseguir render.
E cara, não é, na verdade é relativamente simples. Você colocou justamente no segundo tópico o que é o problema da maior parte da população: o sono.
As pessoas não dormem como deveriam, muitos negligenciam a quantidade de horas necessárias pro cérebro regenerar, mas pior do que isso é a quantidade de substâncias que ingerem no decorrer do dia que afetam negativamente a qualidade do sono, e muitos nem tem noção disso.
Um sono ruim vai gerar na pessoa uma percepção de esforço maior, isso significa que 1h de estudo para alguêm que teve uma noite de sono ruim irá ser percebida como um esforço muito maior, do que se essa pessoa tivesse dormido bem.
Sobre pessoas que rendem melhor à noite, isso é muito controverso. É mais provável que o indivíduo esteja com o circlo circadiano todo desregulado, e isso nunca é saudável.
Somente com o sono em dia você conseguirá ter alguma noção da sua real capacidade em relação a produtivdade e desempenho. O sono é inegociável.
Salvo as exceções que realmente não conseguem priorizar o sono em virtude de outros fatores.