Muitas chances. O mercado ainda não atingiu todo o potencial que pode chegar. O cenário das bigtechs é algo que se destaca agora, mas se você olhar o cenário, foi erro de planejamento. Vamos esquecer o Twitter por enquanto que lá temos um problema de "gestão". A Meta (Facebook) planejou errado e definiu um objetivo que não era alcançável a curto médio prazo, com isso eles estavam com um volume de profissionais técnicos para além da sua necessidade. No cenário geral, Brasil e fora inclusive, muitas empresas estão contratando e existem projetos sem fim quando você busta nas plataformas de freela. O mercado ainda está aquecido e é super válido você investir na área.
Respondendo suas perguntas:
- Trabalho na área a mais de 10 anos, continuo estudando e sempre tenho boas oportunidades com salários altos (inclusive atualmente sou especialista em uma empresa, mas sempre que posso faço projetos por conta).
- Mobile e projetos corporativos SaaS são provavelmente as frentes de trabalho que mais vão gerar empregos na área. A curto e médio isso já tem se mostrado, mas a longo prazo isso não deve mudar muito, porém é dificil projetar algo muito no futuro que a tecnologia evolui muito rápido. Já tem gente apostando no metaverso que deve despontar daqui a 10 anos, mas até lá tem muita coisa que pode surgir.
- Em ordem comparando o cenário atual: Arquitetura de Soft., Segurança da Informação, BI (engenheiros de dados) e demais desenvolvedores front e back (fullstack também).