Executando verificação de segurança...
3

Ideia para Microsaas - Seus Insights Digitais - #001.2

Um treinador de saúde mental

Você já deve ter visto vários cursos, vídeos e livros para melhorar sua saúde mental, certo?

Agora, imagine um treinador de saúde mental baseado em IA disponível 24hrs por ai?

Suporte pessoal, eficaz e divertido a qualquer hora e em qualquer lugar para enfrentar, atingir metas e se sentir melhor.

Esse é a proposta de MentalPort, que fatura cerca de 500 dólares por mês.

Será que uma versão Brasileira disso funciona aqui no Brasil?

Obs: A proposta deles não é substituir terapeutas e psicólogos, ok?!


Insight retirado da newsletter Insights Digitais

Carregando publicação patrocinada...
3

Fala Rapha, tudo certo?

O hype sobre IA tá no seu ápice, assim como a web3 já teve. Assim como a web3, existe aplicabilidades interessantes à IA na capacidade de entrega de resultados que as IAs oferecem hoje. Pra casos de uso em que o trabalho manual não é factível e uma taxa de erros (no caso de LLMs, as chamadas alucinações) é aceitável, a aplicabilidade é viável. Como quando rodaram na minha empresa uma IA pra extrair de milhares de textos de avaliação do produto qual o sentimento contido em cada avaliação. O programa vai errar, mas ler as avaliações "na mão" não era factível, então fez muito sentido.

Agora pro teu caso, eu não vejo como. Primeiro que saúde mental tem a ver com vínculs afetivos, em certa medida, coisa que IA não resolve. Também tem a ver com boas decisões como dormir bem e fazer exercícios regulares, coisas que se o teu melhor amigo te mandar fazer tu provavelmemte não vai passar a fazer por causa disso. Agora imagina um robô te dizendo, um robô que de vez em quando alucina e te diz pra beber vinagre ou sei lá o que. Não dá.

Um adendo. Tem quem use o chatgpt pra ser como um amigo, que fale sobre seus problemas e tal. Mas pra esse caso de uso, não há diferenciação suficiente pra não estar competindo com o chatgpt.

2

Fala Gustavo!
Ótimos pontos, valeu por trazer.

Acho que o mais difícil aqui é o que falou de "vínculos afetivos" mesmo.
A parte de competir com o GPT eu já pensei assim, mas tenho visto muita aplicação nesse modelo que ainda vai pra frente - pelo menos enquanto estamos no hype.

3

Já fiz um projeto assim, as pessoas acham interessante, brincam, mas quando chega a hora de pagar não vai pra frente. Claro que tem mil coisas aí, mas acho que o principal é o fato que a maioria das pessoas que precisa de um serviço assim quer alguém ouvindo. Eu falo com conhecimento de causa pois tenho formacao de psicoterapeuta alem de programador, Quando alguém procura psicólogos o fator principal é o desabafo, achar alguém que escute e concorde que seus problemas são sérios e merecem atenção. É diferente do público do psiquiatra.

1
2

Eu vejo futuro numa ferramenta para acompanhamento do caso que ajude tanto o paciente quanto o psicólogo. por exemplo alguns tipos de terapia exigem que o paciente relate coisas que ocorrem no dia a dia etc, nesse ponto acho que poderia ajudar coletando dados rápidos e dando relatórios pro psicólogo em tempo real. Fornecendo dicas pro paciente etc.

1

Cara, legal demais! Nada como alguém com a visão do nicho pra esclarecer melhor.
Po, repensou tentar "tirar do papel"?! Seria legal ver funcionar pra ajudar. 🤖

Pelo que vc falou, pode ter mais valor né?! Como parte de um acompanhamento com um profissional.