Executando verificação de segurança...
6

Lensophy - Comunicação Respeitosa

Desde o lançamento público da Api do OpenAI, eu queria fazer algo com ele. Contudo, meu aprendizado funciona melhor quando defino um propósito além do famigerado "Hello World", embora em muitos casos, isso seja o bastante.

Sui Generis

Dado essa condição, eu não tinha esperança de fazer algo tão cedo com esses modelos de linguagem, até que me deparei com o seguinte post, no LinkedIn:

A partir dessa premissa, destaco aqui dois comentários que foram as faíscas que me guiaram na elaboração do propósito:

"Bem parecido com as três peneiras de Sócrates… acredito q use o mesmo princípio básico. Total sentido.", por Alex Tavares.

"É verdadeiro? é bom? é útil? Algoritmo disponível há mais de dois mil anos com vários nomes 'O Triplo Filtro' de Sócrates, 'A Reta Palavra' de Buda, 'O discípulo confiável' de Confúcio, etc, etc. Vale a pena consultar os originais também ;-)", por Alisson Vale.

A Materialização

Foi baseado nessas diretrizes filosóficas é que encontrei o propósito para usar o OpenAI: criar algo que analisasse a intensidade da comunicação e sugerisse, quando pertinente, uma opção branda e amigável, promovendo sempre a boa comunicação

Envolto em conceitos filosóficos e apoiado pelo OpenAI é que nasceu o Lensophy (Lens + Philosophy): um pacote disponível através do NuGet para a plataforma Microsoft .NET.

Sua simplicidade pode ser ilustrada da seguinte forma:

A imagem acima é meramente ilustrativa, pois a ferramenta não gera interfaces. Ela apenas sugere a reformulação da mensagem, caso detecte conteúdo prejudicial para a boa comunicação.

Tecnicamente falando

Conforme mencionei no início, o objetivo da ferramenta não é ser referência, ter apelo comercial, salvar as tartarugas marinhas e nem impedir o desmatamento da Amazônia. Não há intenção em causar disrupção no ramo de tecnologia ou da sabedoria.

Ausente de julgamento ético e regras comportamentais, Lensophy é nada mais que uma forma de eu aprender a usar a Api do OpenAI.

Logo, toda e qualquer contribuição é bem vinda, seja por vias de melhorar o meu código ou apenas para dar pitaco. O repositório é público e se encontra no Github.

Vale pontuar que, depois que terminei, a sensação foi de "nunca teria um uso prático" 😁, afinal, ninguém codifica o próprio sistema de comentário. No passado, geralmente se usava uma engine pronta, como PhpBb, BlogEngine, Wordpress, Jomla ou equivalente. Atualmente, é muito mais vantajoso e coerente engatar numa api de rede social consolidada, como Twitter, Facebook, Quora, etc...

Por isso, acabou que ficou só no conceito mesmo, talvez funcional num universo paralelo, onde a OpenAI surgiu antes das redes sociais. 🫠

Serviço

Caso queiram saber mais, segue links úteis:

Obs: ainda está em inglês, pois o pacote é nesse idioma, mas em breve irei providenciar a versão em português. De qualquer forma, há exemplos no código de como usar. É simples e objetivo.

Carregando publicação patrocinada...
14

depois que terminei, a sensação foi de "nunca teria um uso prático"

É amigo, a ideia é realmente muito boa, mas a aplicabilidade certamente é próxima de nula!
Uma pessoa que não tem o bom senso de ao menos pensar sobre o que fala ou escreve certamente nunca iria procurar um recurso desses. E as pessoas com bom senso não precisariam.

Muitas vezes a nos vemos nessa situação de tentar procurar meios de melhorar o mundo (ou um pedacinho dele) de alguma forma, mas a verdade é que isso só é possível se cada indivíduo trabalhar para mudar a si mesmo.

O melhor que você pode fazer é ser a melhor versão de si mesmo. Com seu exemplo coerente talvez outras pessoas tentem fazer o mesmo. No fim, a melhor chance de mudar o mundo é através da educação e do exemplo. Em algum momento algumas pessoas irão se convencer de fazer o mesmo e de ser a mudança que querem no mundo. É um trabalho de formiguinha.

Talvez o app tenha pouco aplicabilidade hoje, mas o exemplo que você deu de trabalhar por uma comunicação respeitosa pode sim ser vetor de tomada de consciência para as pessoas. Continue dando o exemplo!

3

Você sintetizou bem a minha impressão, quando conclui a "POC". Basicamente, não deveriamos precisar de uma placa:

"Não mije fora da privada."

Mas precisamos. Até quando?
Não sei.