Executando verificação de segurança...
2

Ainda vale a pena estudar ASP.NET MVC ?

Sou estagiário em uma empresa onde trabalho dando manutenção em um sistema antigo feito em aspnet framework e webforms. E nos meus estudos por fora eu tenho estudado bastante aspnet core na produção de APIs e geralmente Angular pra criação de interfaces. Porém, gostaria de evoluir um pouco mais além do que fazer apenas isso.

E aí me bateu o pensamento se hoje em dia ainda vale a pena estudar MVC a fundo. Pois, ao menos na empresa que trabalho, não tem projetos produzidos em aspnet MVC + Razor. Os projetos mais recentes estão sendo feitos em ASPNET CORE API e VUE.js.

Então, ainda vale apena estudar ASPNET MVC com Razor ?

Carregando publicação patrocinada...
2

Eu respondi isso de forma genérica aqui: https://www.tabnews.com.br/maniero/faq-do-programador-perdidao.

Se você quer saber se tem muito lugar usando e querendo gente que saiba, então sim, vale a pena. Se quer uma tecnologia que sempre foi usado por modinha, por isso é muito popular e tem muito legado e ainda terá muita gente querendo fazer novos projetos nele, então é uma ótima opção. Tanto que um monte de tecnologia simples começou fazer mais sucesso quando passaram usar MVC que é um canhão para matar passarinho.

De qualquer forma acho mais interessante usar o ASP.NET MVC mais atual que tem no .NET mais atual, não no .NET Framework, que é pior ainda. Mas novamentem leia o link antes de tomar isso como um conselho.

Se você prefere o que é mais simples, e melhor, sem falar que é mais moderno na implementação, mas eu nem acho isso importante e na verade ele volta às raízes do desenvolvimento web e por isso é bom, então é melhor de Minimal APIs e Razor Pages que na versão atual já não falta nada que o MVC já oferecia, só tem um jeito diferente de fazer, é questão de metodologia de desenvolvimento apenas. Claro que é diferente.

Mas pode ser que tenha menos vagas porque não é tão popular. Então por que não aprender ambos? Se não uiser tem que pesar se prefere investir no passado sólido que é presente ainda, ou no presente e futuro melhor, mas que ainda tem que comer feijão no mercado.

Como eu sempre falo de tecnologias ruins, um dia alguém percebe que estavam fazendo errado e voltam para o simples de antes. Que bom que isso acontece com muitas coisas, pena que não acontece com tudo. meus pensamentos desagradam muita gente, especiapalemente que gosta da modinhas, mas são baseadas em muito estudo e experiência, cansei de ser considwerado maluco e o tempo foi provando que eu estava certo. Alguns amigos meus excelentes programadores também, e eles me ajudam ter uma visão mais clara das coisas como elas realmente são e não o que o mercado está efervecendo.

De qualquer forma boa parte dessas cosias que usa um web para aplicações, nem deveria ser assim, deveria ser nativo, mas isso é um erro que eu sei que nunca será corrigido. E se isso já está errado, não sei se outros erros importam muito.

E aí por que não usar o Blazor também? Tem desvantagens, mas tem vantyagens para quem usa ASP.NET. Só estou instigando, não conheço o caso específico.

Se você não tem poder de decidir nada, vai na onda que você tem em primeiro lugar e procure outras coisas para turbinar sua carreira e abrir outras portas, de preferências em coisas melhores e mais modernas.

E veja se não está te faltando fundamentos, isso é o mais importante de tudo.

S2


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui no perfil também).

1

Eu tinha essa ideia de que muitos aplicativos que usam MVC ainda existem e precisam de manutenção, mas não era uma experiência própria. Muito legal ouvir isso de alguém mais experiente.

Em relação ao uso do Minimal APIs e Razor, eu realmente nunca fiz nenhum projeto usando, mas eu tenho bastante interesse em usar. Então pretendo usá-lo em breve.

O blazor é uma tecnologia que eu gostei muito quando vi sobre, mas ainda não estudei a fundo pelo fato de eu ver pouco uso no mercado atual. O que me deixou um pouco receioso se realmente vale a pena estudar o framework no momento. Então acabei optando pelo uso do Angular que ao menos a um tempo era a opção mais famosa no desenvolvimento fullstack quando aliado ao C#. Se bem que atualmente muitas empresas tão optando pelo uso do React em vez do Angular pelas minhas pesquisas.

Mas enfim, obrigado pelas palavras. É sempre bom ouvir conselhos de alguém mais experiente!