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Muito bom esse conteúdo, hoje em dia com linguagem que não usam tipagem de dados, ninguém tem noção desses escopos de memória, simplesmente vão e fazem.
Eu venho do java e posso dizer que para se ter performance você tem que entender essas partes e até um fine tunning com flags pro garbage collector é um assunto extenso.
Na minha opinião a evolução do Hardware, as linguagens começaram abstrair muito esse assunto, e dai surgiram a escalabilidade pra contornar esse tipo de problema.
Acredito muito que se tivessemos melhores programadores desse nível, não precisariamos ter tanto de escalibidade etc.
Da uma olhada em rust tbm, é uma filosofia legal mas também tem uns conceitos estranhos kkk.
Obrigado por compartilhar, vou acompanhar.

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Os computadores foram evoluindo e junto com essa evolução se foram várias dificuldades. Com essas dificuldades foram também vários conceitos que eram estudados para resolve-las. Ou seja, com o tempo, a necessidade de um programador ter que realmente saber programar foi meio que se "diluindo".

Mesmo eu sendo novo e ainda no início da minha carreira, hoje qualquer um consegue escrever um código e fazer ele funcionar - não importando se é útil.

As pessoas sempre estão criando algo para que a vida delas fique mais fácil. Mas isso acaba destruindo várias coisas que são essenciais. O conforto faz com que elas não queiram aprender mais a fundo algo - já que elas conseguem usar este algo sem ir mais a fundo - porque é chato.

Enfim, me alongei nessa parte 😆

Eu ando dando voltas em linguagens. Acho que isso se dá pelas ideias que vem na minha mente e eu passa-las pro código em alguma linguagem.

Eu já dei uma olhada, bem por cima, no Rust. Achei uma linguagem bem legal e com a melhor documentação que eu já vi até hoje. Mas voltei pro C depois que eu li que "Rust só é um C/C++ maquiado", algo desse tipo.

Então eu tô tentando estudar os conceitos básicos para ter noção do que eu quero.

Estendi o pouco. risos.

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Concordo que deve-se estudar C antes de ir para Rust ou Go, C é mais direto ao ponto. Se puder, estude Assembly x86 também.

No entanto:

Não acredito que "Rust só é um C/C++ maquiado". Rust e Go são linguagens compiladas, inclusive o compilador de Rust é escrito em Rust e o compilador de Go é escrito em Go. Dizem que se uma linguagem compilada não é capaz de compilar seu própŕio compilador escrito nela mesma, então ela não está completa.

Ambas possuem o mesmo nível de "poder" do C/C++, talvez não em Go pois você não consegue gerenciar a memória como no C sem alguns hacks pois ele tem Garbage Collector.

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Todas as linguagens usam tipagem. Algumas fazem isso dinamicamente e costumam ter só um tipo, por isso fica escondido.

O gerenciamente de memória é ortogonal à tipagam (no geral, tem uns casos que é mais relacionado). Linguagens de tipagem estática pode esconder isso que ele falou também. E existem algumas de tipagem dinâmica que você precisa lidar com isso, mas é bem raro e inpopular.

Não é só dominar o GC que ajuda. É dominar a tipagem e outras coisa. E a linguagem ajudar. C# ajuda muito mais que Java. Java está prometendo uma revolução nisso para começar ficar próximo de C# nisso, mas era para ter saído na 10, até agora naa, mas não desistiram oficialmente. É difícil mudar com o carro andando, C# nasceu assim e só melhorou depois.

Hardware tem límite e custa caro. E tem casos que você pode deixar milagres de vezes mais rápido com pequenos tdetalhes, haja hardware para compensar isso.

Precisar escalabilidade precisamos, mas seria mais vertical e menos horizontal que é mais cara e mais difícil, ironicamente :D

Esses dias saiu esa que a Microsoft vai substituir um tiquinho de C# por Rust, justamente porque é um caso que faz sentido ter ganhos que nem C# deu para entregar.