Todas as linguagens usam tipagem. Algumas fazem isso dinamicamente e costumam ter só um tipo, por isso fica escondido.
O gerenciamente de memória é ortogonal à tipagam (no geral, tem uns casos que é mais relacionado). Linguagens de tipagem estática pode esconder isso que ele falou também. E existem algumas de tipagem dinâmica que você precisa lidar com isso, mas é bem raro e inpopular.
Não é só dominar o GC que ajuda. É dominar a tipagem e outras coisa. E a linguagem ajudar. C# ajuda muito mais que Java. Java está prometendo uma revolução nisso para começar ficar próximo de C# nisso, mas era para ter saído na 10, até agora naa, mas não desistiram oficialmente. É difícil mudar com o carro andando, C# nasceu assim e só melhorou depois.
Hardware tem límite e custa caro. E tem casos que você pode deixar milagres de vezes mais rápido com pequenos tdetalhes, haja hardware para compensar isso.
Precisar escalabilidade precisamos, mas seria mais vertical e menos horizontal que é mais cara e mais difícil, ironicamente :D
Esses dias saiu esa que a Microsoft vai substituir um tiquinho de C# por Rust, justamente porque é um caso que faz sentido ter ganhos que nem C# deu para entregar.