Executando verificação de segurança...
1

O Iniciante (Programação)

Eu sou iniciante, adepto a todos tipos de canais de ensino e formas de aprendizagem, de joguinhos a tutorias, de passo a passo a artigos e documentação. Tudo é válido para a aprendizagem. E com essa propriedade de iniciante, gostaria de dizer:

  1. Programação é difícil sim!
  2. É importante saber matemática sim!
  3. Tem muita gente buscando uma oportunidade nesse mercado, proporcionalmente a quantidade de vagas e a tal "defasagem".
  4. Transição de carreira é arriscado e demanda muito planejamento.
  5. O autodidata é uma exceção da exceção, é um aspecto que é estudado até os dias de hoje, ele é muito comum no Cinema ou Série da Netflix. E Assim como o Autismo não é sinônimo de Autodidata. Ser proativo, interessado, "andar com as próprias pernas", ser curioso, organizado e estudioso... não é sinônimo de Autodidata.
    Ponto.

Digo isso por conta da avalanche de marketing que vemos na internet, muitas opções de cursos para todos os gostos e bolsos, se criou um padrão de marketing, desde o design de cores até os mesmos "Top 75 dúvidas de quem quer iniciar no...", "Seja 'Full' em 6 meses", respondendo aquilo que o novato gostaria de ouvir. Todos procuram ter cuidado nas respostas para não se sujar, ser mal interpretado ou até mesmo enfrentar alguma reclamação. Então essas perguntinhas clichês sempre são respondidas com longas explicações (por que será?)

Para quem já é experiente, no sentido de "pelo menos" ter conquistado sua oportunidade de trabalho, provavelmente concordam que os 4 itens que coloquei no início são Verdades, então por que se dizem o "contrário" nas redes sociais? Acredito em 3 possibilidades na seguinte ordem:

  1. É a melhor estratégia de marketing para vender Curso.
  2. É do interesse de todas empresas e governos que a população perca o medo e o preconceito para se capacitarem.
  3. De fato há bloqueios de diferentes níveis em cada Brasileiro, fruto de uma educação pública de qualidade questionável em cada Bairro, Cidade e Estado desse País.

Por que eu quis publicar isso? Para contribuir com a Realidade Nua e Crua, como uma excelente forma de adquirir um senso de realidade, responsabilidade, pé no chão e prosseguir com seus objetivos da forma mais consistente possível.

Talvez repetir mil vezes para a pessoa não desistir, que é possível sim, e que "Sim É Fácil!" nem sempre é o suficiente ou o melhor método de incentivo. Pois a frustração e desistência podem vir na mesma convicção.

Talvez a internet já esteja saturada de conteúdos Básicos e Intermediários, de dicas e dessa "forçação de barra" para sermos autodidatas, que num mesmo curso incentivam as pessoas a serem autodidatas, mas colocam vídeos tutoriais de como instalar todas as ferramentas necessárias em todos os sistemas operacionais possíveis. Convenhamos que esse termo (autodidata) está mais do que banalizado, tão banalizado quanto o conceito de Básico, Intermediário, Avançado, Estágio, Júnior, Pleno e Sênior.

Talvez hoje exista um problema, que poderá sofrer mudanças no futuro...
Os Educadores precisam se render ao perfil do público? Sendo que o público possui diferentes perfis... apesar de haver uma maioria, um padrão. O que é mais eficiente?

Tudo pode, tudo é possível? Até que a experiencia prática prove o contrário

hoje "a aprendizagem precisa ser em vídeos, de preferência o mais curto possível, recheados de descontração e memes. Textos e Artigos? ah nem pensar, mas já sei o quanto é importante ler a documentação, tá bom... Próximo."

Desculpa se exagerei na acidez, mas talvez eu esteja ajudando ou compartilhando das mesmas dificuldades que muitos outros. Gostaria que encarassem esse texto como uma reflexão, uma angústia, nem tanto uma crítica...
Forte Abraço!

Rafael Moraes Patrocinio
[email protected]

Carregando publicação patrocinada...
1

Cara verdade, não adianta ficar achando que é facil que e flores, por que tem até estudos que falam que quanto mais velho a pessoa for mais dificil a aprendizagem, no entanto é possiel aprender mas demanda, tempo, esforço, paciencia no mínimo... e entende que programação é muito complexo, que se for parar para pensar é a comuicação de aguma linguagem de programação com o codigo de maquina (binário), usando matemática e física por que os dispositivos eletronicos seguem as leis da fisica quantica para funcionar, como exemplo a gravação em SSD que usa o tunelamento quantico. Para concluir meu pensamento, não é impossiel mas deve-se atentar para a realidade kkkkk

1

Olá.
Achei muito interessante o que você disse. Sim, a programação se trata de uma comunicação com o computador, estamos falando com ele, através de tradutores (os compiladores). E tudo isso é fruto da matemática com a física e química.
Porém, os dispositivos de hoje não funcionam baseados nas leis da física quântica. Eles são construídos com física comum, newtoniana, macroscópica. A gravação em um SSD funciona através do Transistor MOSFET com Porta Flutuante. Tem vídeos de eletrônica na internet sobre isso. Não é através de tunelamento quântico.

1

Exatamente, bem colocado. Conforme vou persistindo e me expondo aos estudos, naturalmente o "medo" e a dificuldade vão diminuindo tb. A questão é a forma que a internet lida com os "incentivos", as propagandas e marketing... O que eu tentei expor aqui, é que deveria ser de conhecimento publico, quanto a profundidade que é o TI, suas profissões e áreas. Evolui a cada dia (literalmente) e existem diversas finalidades para a programação, não só o "desenvolvedor web full stack" e uns outros 2, 3 tipos de profissão.
Nos temos uma diferença cultural e educacional gigantesca comparado aos países de primeiro mundo. Uns preferem taxar como síndrome de vira-lata. Eu prefiro dizer que é realidade pura. Agora o TI possui uns papos tabu... sobre "Bolhas" que podem estourar a qualquer momento. Guerra de conceitos e níveis "candidato x vaga". Talvez muitos desses problemas BR podem ser sintetizados num problema raiz.

1

Olá, Rafael.
Eu, infelizmente, sinto por você não ter tido uma experiência muito boa com programação (pelo menos foi o que eu entendi). Você está certo em alguns pontos, porém em outros eu discordo de você.
Programação é difícil? Sim.
Infelizmente, a aprendizagem de programação é uma coisa meio complicada. Eu tenho facilidade e sou um programador Python e iniciante em Java. No entanto, percebo em muitas outras pessoas que isso é algo complicado pois força o cérebro a pensar e sair da zona de conforto. Podemos falar mais sobre isso, se for esse o seu ponto.
É importante saber matemática? Sim e Não (Ao mesmo tempo)
A programação e a matemática são coisas que se entrelaçam muito. A matemática necessária para se saber programar é, primeiramente, as 4 operações básicas, potência e radiciação. Após isso, depende da área que você seguirá. Obviamente, se quiser programar IAs terá que saber Cálculo (derivada e integral). A programação é uma ferramenta computacional, ou seja, matemática, para resolver os nossos problemas.
Cursos e vagas de emprego
Realmente, muitos dos cursos oferecidos hoje prometem muita coisa. As vezes não conseguimos utilizar tudo que nos oferecem. Alguns cursos são só pra tirar seu dinheiro e jogadas de marketing, porém outros ensinam muito. Só é necessário você saber aprender.
Eu não posso lhe falar muito sobre vagas de emprego hoje no mercado porque não estou muito antenado nessa parte, mas as vezes empresas confundem os devs porque não sabem especificar o que querem.

1

Obrigado pela resposta Paulo, o intuíto é esse. Eu continuo estudando programação, voltei varias casas, hoje estou praticando os conceitos de lógica com o portugues estruturado (visualg e portugol). Cansei de ficar perdido ao ler blocos de código. Pra mim o básico ainda é dificil. Claro que tudo o que eu escrevi é um ponto de vista meu. Eu tenho 33 anos e venho me dedicando a 1 ano. Quero migrar de area, gosto do TI e me identifico com a área de QA. Cada um tem uma visão e diferentes conselhos/ dificuldades. Apesar da minha área de interesse não ser o desenvolvimento em si, acho muito importante (de fato é) a programação e venho estudando em paralelo e outros topicos da área. Concordo com o que disse "Saber aprender" é o segredo. Hoje eu consegui desenvolver uma plano de estudos, voltado para vagas da área escolhida. Pra mim não está sendo nada fácil, admiro muito as pessoas que tem facilidade e reconheço que sou diferente. Posso dizer que não tenho medo, e digo sem medo o quanto é dificil pra mim. haha. legal que vc pegou os pontos que tentei desabafar...

1

Programação não é difícil, so não é pra qualquer um, cada um tem suas aptidões na vida, se você tem aptidão pra lógica matematica você vai aprender muito facilmente.

Todas as áreas tem os mesmos problemas em relação a cursos, não é uma exclusividade da TI.

1

Tem muita gente que não seguiu uma vocação/aptidão profissional por N motivos. Com certeza o ideal é assim, desde novo descobrir uma aptidão e treinar, aperfeiçoar... Tudo na vida pode ser relativo. O TI tem suas particularidades e peculiaridades proprias em relação as outras áreas.