UI otimista é interessante, apesar de ter casos específicos em que é possível aplicá-la. Geralmente, quando esse assunto é abordado, falam de curtidas no Instagram, mas todo aplicativo popular de conversas tem isso (e isso é ótimo), olhe esse exemplo do WhatsApp:
- Você envia uma mensagem;
- A mensagem que você escreveu já aparece na conversa, sem você precisar esperar ter conexão com a Internet;
- Na própria mensagem aparecerá um feedback se foi enviada (ícone relógio), se o servidor recebeu a mensagem (um check) e se o destinatário recebeu a mensagem (dois checks);
- A mensagem é enviada automaticamente assim que a conexão com a Internet for estabelecida, sem precisar de qualquer ação do usuário.
Redes sociais também podem aproveitar bastante esse tipo de interface otimista. Quando você abre o Instagram, ele te mostra algumas publicações que estão em cache, e também stories, ou seja, você consegue aproveitar um pouco do aplicativo estando sem conexão. Isso traz um problema: nesse cenário, o Instagram precisa ter cuidado ao atualizar o conteúdo para não atrapalhar o usuário caso ele esteja lendo ou interagindo com algo.
Agora, um exemplo do que poderia ser uma "UI otimista": no aplicativo Android do Spotify, tente ouvir um podcast que já está baixado, mas quando você está numa conexão ruim. Ele irá demorar para tocar o episódio como se estivesse tentando baixar ele. Porém, se você estiver sem conexão com a Internet, irá tocar automaticamente.