Executando verificação de segurança...
4

Eu comecei em casa, apenas procurando na Internet, com Pascal (não lembro ser Pascalzim ou Turbo Pascal). Depois fui para Delphi.

No ensino técnico comecei ainda mais atrás: fluxogramas (não é uma linguagem de programação, mas era praticamente programação no papel), seguindo para Pascal (o mesmo do parágrafo anterior), depois Delphi, C#, SQL e JavaScript.

Na faculdade, a primeira linguagem foi C, então SQL, Java e C++, depois Python, PHP e JavaScript. Acho que foi mais ou menos nessa ordem.

Se tem uma coisa que posso concordar 100% com o Maniero neste comentário é que, de fato, o ideal é que sua primeira linguagem não seja a "pra valer". Não me arrependo de ter aprendido nenhuma das linguagens acima, nem mesmo fluxograma (que não é linguagem, mas fiz questão de citar aqui).

O leitor deste comentário pode ver que existe algo em comum aqui: todos os lugares ("Internet", curso técnico e faculdade) me orientaram a começar por onde existia menos "facilidades".

Carregando publicação patrocinada...
2

Não sei se comcodo que todos os lugares dizem para começar onde tem menos facilidades. Todos os lugares bons certamente. Se não falarem isso o lugar se desqualifica como bom automaticamente. Ele pode ser outras coisas. A internet é bem ampla, tem de tudo, tem o bom e tem o ruim, se for generalizar, a internet fala mais coisas ruins. A gente vê isso o tempo todo, em muitas coisas, especialmente em TI. Livros podem ter coisas erradas, mas é bem mais raro.

Fluxograma é linguagem, e de programação. Só não é o que estamos acostumados e não sei de nenhuma implmentação (deve ter em algum lugar, deve ser até fácil fazer, se não tem, fica a dica :D).

Eu já escrevi algumas vezes em diversos lugares porque a linguagem de aprfendizado não deve ser a que você vai trabalhar. E já vi alguns estudos que sustentam isso.