Executando verificação de segurança...
7

Em paralelo, há outro moving target que é não considerar como arte resultados obtidos por I.A. porque isso me lembra a briga que existiu no passado quando a câmera fotográfica foi inventada.

Conforme eu lia seu texto, me lembrei disso também, por causa da notícia Obra produzida pela IA Midjourney venceu uma competição de Artes Digitais.

Eu acredito que, conforme a humanidade e a tecnologia evoluem, os conceitos de bom/bonito/ético também mudam. Por exemplo, usar uma IA para produzir uma arte digital é tão diferente de usar um software para fazer a mesma coisa?

Eu gosto de pensar em usar o que está disponível para nós. Ao invés de pensar "essa IA quer roubar meu emprego", porque não tirar proveito disso para produzir algo melhor? Também faz parte do mundo profissões deixarem de existir e surgirem novas. Quando eu nasci, essa profissão já não existia:

Três fotografias diferentes, em preto e branco, da esquerda para a direita: uma pessoa com um varão cutucando uma janela; uma pessoa com uma bengala na aldrava da porta; uma pessoa cuspindo para cima, provavelmente para uma janela
Profissão de "despertador humano"

E, uma frase que me chamou muita atenção no anúncio foi "Adicionando criatividade extra ao seu vídeo", na parte de "Crie variações do seu vídeo baseado no original". Essa foi uma das coisas que eu buscava enquanto testava o DALL-E: ampliar minha criatividade, gerar imagens para saber se realmente seria algo legal aquilo que estava nebuloso na minha cabeça.

Carregando publicação patrocinada...