Eu estou desde o começo do projeto acompanhando a ideia
Você criou essa conta há 18 dias. Estava sem uma conta esse tempo todo ou preferiu usar uma separada com medo da reação da comunidade?
E o que é "desde o começo da ideia"? Está falando do lançamento público em 21/11/2022, da Milestone 0 em 15/06/2021, ou por volta do fim de 2020 e começo de 2021, quando o repositório foi criado e o Filipe falava sobre o projeto para os membros do canal?
Essa resposta é importante porque, quem acompanhou desde o começo, consegue sentir o que foi almejado para o TabNews.
É a página mais desinteressante: não chama a atenção e não há bom trabalho nos títulos (nesse caso, a crítica é à comunidade). O problema nisso é que você tem que ler título a título a fim de encontrar algum assunto que desperte o mínimo de interesse. O que ajudaria seria ter pequenas imagens (como thumbnails) para ilustrar o conteúdo do post e curtos subtítulos para descrever o tema.
O foco do TabNews é no conteúdo, não é ter um título clickbait, nem chamar a atenção pela imagem ou pelo autor. A propósito, fica difícil ler seu texto com parágrafos gigantes. E você usou um clickbait no título e não usou imagens no texto, então não está colaborando com seu ponto de vista de defender um bom conteúdo.
Veja esse progresso de pensamentos:
Primeiro draft da lista de notícias — 07/05/2021
Então depois de pensar bastante, eu decidi tentar uma outra abordagem: ao invés de fazer o clássico item com título e conteúdo, usar o mesmo princípio das notícias sintetizadas e montar um site em cima disso. E sabe o que isso lembra? O Twitter... então a próxima abordagem vai ser tentar fazer um layout mais próximo do Twitter e tentar fazer o site ser um "Twitter de nicho" onde as notícias vão entrando de forma sintetizada, mas que possam ser expandidas nos comentários.
Está difícil de se auto canibalizar — 11/05/2021
Por algum motivo, não estou conseguindo fazer a versão "site" dos conteúdos que são enviados na Newsletter ser tão gostoso de ler quanto nos emails. Será que o mindset de uma pessoa lendo um email, é diferente de uma pessoa vendo um site? Essas palavras são importantes, uma pessoa talvez não vê um email, ela lê um email, e um site (a home pelo menos) a pessoa quer ver, e ver as informações de forma rápida para daí escolher o que ler.
Guga e Renata tiveram excelentes ideias — 13/05/2021
E um ponto importante desse layout é que o comentário possui o mesmo espaço e peso que o conteúdo da própria notícia. É importante ser assim, principalmente ter um espaço grande para a pessoa digitar o seu comentário (ter o mesmo espaço que a pessoa teve para criar a notícia principal), como em fóruns antigamente, para que a pessoa possa trabalhar adequadamente na criação do conteúdo. Note como o Facebook dá pouco espaço para colocar uma resposta, é um filete, é péssimo para criar conteúdos bem aprofundados e bem pensados. Próximo passo é começar a programar pra valer.
Veja que a página de lista das publicações foi ficando mais simples. Se não conhece o Hacker News, visite e verá de onde veio a inspiração. É uma grande referência, um site usado por muitas pessoas, links que recebem grande destaque podem sofrer do "abraço da morte" (o site cai por conta da alta quantidade de acessos vindo do Hacker News) e tem um visual extremamente simples.
Se quer se aprofundar mais no assunto veja esses comentários sobre linearidade e não exibir foto do autor e não dar mais importância ao autor do que ao conteúdo.
Com o ranqueamento local — e não é necessário usar dados do usuário, pode usar as preferências fornecidas pelo mesmo — temos uma adaptação com base no que é de maior antelação para alguém. Isso permite (em boas comunidades) que possamos nos aprofundar em certos assuntos que nos levarão a um futuro melhor e profissionalmente reconhecido.
O TabNews quer se distanciar das redes sociais, onde criam bolhas com seus algoritmos, mostrando para as pessoas apenas o que elas querem ver.
(...) Não sei se vocês concordam mas numa rede social atual, ela apresenta o que é mais interessante para você, mas não necessariamente o que é mais importante para você. E apesar de que importância pode ser tão relativo quanto interesse, eu acredito que deixar o grupo de pessoas tabnews definir o que é importante acaba trazendo um valor diferente do que as redes estão fazendo, que é "o que o coletivo está dizendo que é importante, mesmo que você não goste do assunto". Faz sentido? De qualquer forma, tudo isso pode ser alterado, zero escrito em pedra 👍 — Fonte
Continuando a resposta à sua publicação:
Se queremos uma comunidade melhor e uma rede social mais funcional e útil, precisamos começar a focar em grande profundidade e na constituição dos fins e meios.
As publicações não precisam ser profundas em si para trazer um conteúdo profundo, veja esse exemplo. É responsabilidade da comunidade:
- Produzir bons conteúdos.
- Qualificar os conteúdos, destacando os bons e desestimulando os ruins.
E aqui cabe mais uma citação:
Quem trabalha com tecnologia de forma séria precisa consumir conteúdos com valor concreto. Então acho que chegou a hora de darmos um volta de 180 graus e ir na contramão do que está acontecendo atualmente nas redes sociais e voltar com o espírito dos fóruns de antigamente.
(...)
E algo que contribui para isso acontecer é a plataforma dar o mesmo espaço de criação para quem está publicando o conteúdo originalmente e para quem está respondendo. E você pode fazer esse teste aqui e clicar no botão de responder e notar o tamanho da caixa que abre para você elaborar uma resposta (compare com o espaço que o Facebook ou Instagram dão para uma resposta).
E tão legal quanto isso, é que tudo no TabNews é considerado um conteúdo, tanto que uma resposta possui seu próprio link (a sua própria página exclusiva), independente se é a resposta, da resposta da resposta.
Então é aqui que entra uma mecânica importante: nós vamos desestimular comentários simples, como por exemplo um agradecimento "ah valeu! falou..." em favor de comentários que devolvam algum valor concreto. E caso isso não seja possível, será possível devolver valor ao autor do conteúdo através das TabCoins.
E também isso:
Deixar mais claro que o TabNews não é um lugar para brincar: Eu não sei como colocar uma linha divisória que deixe isso claro, mas devemos ao máximo proteger para que aqui tenha conteúdos para quem trabalha ou quer trabalhar com programação ou tecnologia. Eu sei que nem tudo vai diretamente ajudar no trabalho das pessoas, e uma publicação com alguma curiosidade ou uma demonstração técnica não ajuda diretamente, mas é bem vinda, pois pode ajudar na criatividade. Agora um meme eu acho que já passa um pouco dessa linha. Porém não sei se deveríamos colocar isso nos termos, ou deixar apenas a comunidade avaliar como quiser.
Por fim, quem faz a plataforma é a comunidade. Há quem não goste do X (Twitter), Reddit, Stack Overflow, Facebook ou qualquer outro lugar por motivos específicos, e mesmo assim essas plataformas mantém pessoas há anos pelos mesmos motivos.
Se você acredita que seus desejos estão alinhados aos desejos da plataforma, pode continuar aqui e ajudar produzindo conteúdo e qualificando. Se acha que aqui deveria ser de outro jeito, provavelmente é melhor apenas ir para outro lugar. Por exemplo, conteúdos de "bolha dev" com o objetivo de gerar tretas, que costumam aparecer no X ou no Reddit, não são o "alvo" do TabNews, e quem quiser consumir isso, basta ir para outro site.
E os problemas de conteúdos no TabNews acontecem não por causa específica do TabNews. O maniero falou sobre isso no comentário dele.