Opa!! Beleza?
Cara, não entendi bem seu post, consegue ser mais específico?
Minha experiência como entrevistado sempre foi a de, com o RH ser mais claro quanto ao meu comportamento, capacidade de liderança, enfatizar situações onde tive que desenrolar um assunto crítico, citando exemplos, feedbacks, dados e recebidos, etc. Quanto ao quesito técnico, a primeira coisa é tentar entender onde o entrevistador quer chegar. O que ele busca especificamente? Quer um dev puro ou um profissional que consiga dialogar bem com as áreas usuárias/produto e consiga "traduzir" isso para o código? Tudo isso são nuances que você pega com experiência.
Como entrevistador, sempre peço para que conte a sua história de forma breve, e enfatize os pontos onde ache que eu deva dar atenção. E deixo isso bem claro. Vou anotando os pontos e depois começo a aprofundar nesses quesitos que o próprio candidato colocou. E é aí mesmo que o candidato costuma cair em contradição.
Se o entrevistador pede algo sobre tese de doutorado dele próprio, procure entender o que exatamente ele busca, não tem problema nenhum em dizer: "Desculpe, pode ser mais específico porque eu não entendi bem". Se a entrevista foi "turva", a experiência de trabalho, provavelmente, não será muito diferente. Vai por mim.
Abraço.
ps. Leia novamente a primeira linha da minha resposta ;)