O medo de muitos devs brasileiros em relação ao Inglês.
(Fiz uma postagem abordando esse tema no r/brdev e decidi postar aqui também)
Olá usuários! Gostaria de abordar algo vem acontecendo com frequência comigo.
Contexto: sou engenheiro de uma empresa de desenvolvimento de software internacional que, eventualmente, abre vagas para novos devs. Geralmente, quando isso acontece, é comum que meu perfil no LinkedIn tenha um aumento significativo de visitas, e também costumo receber muitas mensagens de candidatos pedindo dicas sobre o processo seletivo, perguntando como é o dia a dia na empresa, etc.
Mas uma pergunta que a maior parte deles sempre faz é: "Precisa ser muito fluente em inglês para entrar no time?". É claro que, por se tratar de uma empresa internacional, 99% de tudo o que acontece lá é exclusivamente em inglês (costumo brincar que a única coisa que tem lá em português é o contrato que os devs assinam), e isso é uma parte fundamental, já que interagimos diraiamente de forma direta com clientes da Europa e da América do Norte, tanto por mensagens de texto quanto por meetings.
Com isso, eu respondo "Sim, ter um inglês fluente é fundamental pra se juntar ao time", e quando o cara lê isso, ele desanima na hora. Isso me intriga bastante, pois eu acho que é praticamente impossível que um dev consiga crescer nessa carreira sem ter um bom inglês (e não é só "Listening, Reading and Understanding", é "Speaking" também). Sei que aprender um idioma novo não é tão simples quanto aprender uma linguagem de programação, mas da mesma forma, acredito que está longe de ser algo digno de ser o maior pesadelo de muitos desenvolvedores brasileiros.
Se o inglês te assombra dessa forma, acredito que é importante que você busque formas de melhorar sua proficiência no idioma. Se você não sabe o básico, o que não falta na internet é curso gratuito ou por preços bem acessíveis que te dão uma introdução bem bacana na linguagem. Se você já sabe o básico e já consegue entender mais, começa a consumir conteúdo em inglês: assista vídeos de youtubers gringos (recomendo bastante o Fireship e o ThePrimeTime), mudar o idioma do seu celular e do seu computador também é uma excelente ideia, e se você estiver um pouco mais confiante, começe a interagir em voice chats em servers gringos no Discord.
Ainda nesse assunto, queria perguntar se vocês conhecem desenvolvedores que possuem pouco domínio da língua inglesa e que conseguiram ser bem sucedidos na área.