[ESTUDO ANTROPOLÓGICO] Quem pensa que o consumismo destrói a humanidade pode estar no caminho da autodestruição
Quando você pensa em “consumismo”, o que você pensa?
Nas discussões recentes, o “consumismo” sempre foi criticado. Acredita-se que a proliferação do consumismo seja um fracasso social e moral, onde as pessoas muitas vezes querem mais do que realmente precisam, atraídas por marcas, anunciantes e corporações, e encorajadas pelo desejo de exibir e imitar as coisas de status superior.
Para ser honesto, tal crítica é tão clichê que nem mesmo é “própria” para uma sociedade consumista. Como Frank Trentman, autor de Empire of Commodities: A Global History of Consumerism, coloca: “A história do ressentimento com o consumo conspícuo dos ricos e a acusação de que outros estão vivendo além de suas posses ao imitar os ricos Tão velhos quanto humanos civilização. Não há nada particularmente novo ou moderno nisso.”
Já no primeiro século, o antigo filósofo romano Sêneca temia que a riqueza transformasse pessoas medíocres em escravos do prazer. Em meados do século XVIII, Rousseau e outros pensadores atacaram o efeito corruptor do desejo extravagante no coração humano. Mas foi também depois do iluminismo de Rousseau que o consumismo se acelerou significativamente.
Ver o consumismo simplesmente como a busca das pessoas por status, atribuído ao “exibicionismo”, é perder a floresta pelas árvores. Além de se exibir, os humanos adquirem e usam a maioria dos bens e serviços para outros fins:
“Coisas como criar uma casa confortável, moldar a própria identidade, buscar atividades ou entretenimento e passar tempo com amigos e familiares. Em suma, o foco em se exibir vem de um antigo roteiro moral que está alinhado com a atual escala de consumo e as ameaças representa para o planeta não são proporcionais. Mesmo que todas as bolsas de luxo, relógios de grife e outros bens conspícuos possam ser proibidos amanhã, é difícil ver como isso faria uma enorme diferença para o atual consumo insustentável de recursos materiais, tais medidas não são necessariamente justas e democráticas”.
Essas críticas ao consumismo, portanto, “são apenas uma ponta de um pêndulo de consumo que oscila entre o número crescente de mercadorias e as ansiedades que elas despertam”.
Frank Trentman disse sem rodeios: “Quer gostemos ou não, precisamos confrontar o enorme poder e resiliência que a cultura de consumo demonstrou nos últimos 500 anos.”
Em outras palavras, o consumo não é apenas um instinto humano, mas também uma grande força motriz da sociedade humana. Especialmente nas últimas centenas de anos, ele desempenhou um papel extremamente crítico no mundo e tem uma forte capacidade de autocura.
Escrevendo da Itália renascentista, Frank Trentman traça o impacto do comércio e do império no consumo global e no gosto de commodities anteriormente exóticas, como café, tabaco, algodão indiano e porcelana chinesa, moda e conveniência que transformaram a vida privada e pública.
A história do consumo humano tem uma longa estrada. Quando a produtividade da sociedade humana atinge um certo nível, os produtos excedentes aparecem e as mercadorias são trocadas, o “consumo” foi formado. Em outras palavras, o consumo nunca foi uma armadilha capitalista.
O consumo havia sido a força motriz por trás do progresso humano nos últimos séculos – embora o excesso pessoal continuasse a ser criticado pelos moralistas, não era mais uma doença social perigosa.
Este é obviamente um conceito subversivo, quanto mais rico o país, mais este conceito se tornou um valor com o qual as pessoas concordam, e até mudou o mundo no nível político.
“Antes, o consumo era visto como um dreno que precisava ser refreado e controlado; agora é visto como a fonte da riqueza. Em 1776, Adam Smith declarou que o consumo era ‘o único fim de toda atividade produtiva’. As mudanças foram evidentes na República Holandesa, que declarou sua independência da Espanha em 1581. A Holanda foi pioneira em um novo tipo de sociedade e economia que fornecia um ambiente propício para o consumo em maior escala, um mercado unificado e uma sociedade móvel e aberta. Ao contrário da maior parte da Itália e de outros lugares da Europa, aqui a terra não era propriedade da nobreza, mas de pequenos agricultores. Arrendamentos de longo prazo garantiam o uso da terra por arrendatários e certo, arrendatários tomavam a vantagem total da crescente demanda e preços dos alimentos – causada pelo crescimento das populações urbanas, que se afastaram das culturas alimentares básicas de trigo e centeio para produzir manteiga, queijo, carne e hortaliças mais valiosas. Eles se transformaram em agricultores experientes no mercado. Grãos seriam importados com lucro da Alemanha Oriental e da região do Báltico. Nas cidades, dinheiro e mão-de-obra fluíam. Uma indústria cada vez mais especializada e bem-sucedida. Haarlem tornou-se um centro de produção de linho e um centro de cerâmica”.
Algumas pessoas podem perguntar, por que a China antiga, que tinha uma economia de commodities razoavelmente desenvolvida, não se moveu em direção a um novo consumismo como a Holanda?
De fato, a China, que é dominada pela economia camponesa de pequena escala, também mostrou um lado do consumismo nas dinastias Ming e Qing. Mas algumas pessoas a apresentam como uma “economia moderna”, que ignora as falhas em seu núcleo.
O historiador Gu Qiyuan (1565-1628) mencionou certa vez que, em sua juventude, as roupas femininas em Nanjing mudavam quase a cada dez anos, mas nos últimos anos, mudavam a cada dois ou três anos. Os penteados atingiram alturas sem precedentes e, com a ajuda de perucas, surgiu a chamada “cabeça de peônia”.
No final da Dinastia Ming, devido ao rápido desenvolvimento da economia de commodities, o número de lojas continuou a aumentar e cada vez mais clientes educados estavam disponíveis. Lojistas e artesãos competiam por clientes com anúncios cada vez mais ousados e primeiras tentativas de marcas registradas. No século XVII, a cultura de impressão e os livros entraram no mercado de massa devido a tipos de letra mais fáceis, técnicas de gravação e uma maior divisão do trabalho. Existem clássicos e óperas, imagens eróticas e romances no mercado, e alguns livros são vendidos por apenas um centavo, o que é acessível para funcionários de nível médio, acadêmicos, empresários e suas esposas. Na área de Jiangnan, talvez quase metade da população saiba ler e escrever. Essa cultura mais letrada ampliou muito as possibilidades de publicidade.
Mas, ao mesmo tempo, deve-se notar que, também na China da Dinastia Ming, “as elites do século 16 proibiram oficialmente os aldeões de participar de tais passatempos, incluindo a coleta de pedras estranhas e antiguidades. Tais prazeres exigem riqueza espiritual, não riqueza material. Esses prazeres não podem ser simplesmente comprados como outras mercadorias. A maioria desses prazeres é contemplativa, espiritual e estética, como apreciar montanhas e jardins na natureza ou pinturas. As atividades sociais podem envolver beber muito, mas mesmo essas atividades são vistas como um ato de desapego do mundo material. Esse tipo de prazer não é como a busca ocupada de nosso povo moderno por satisfação material e lazer produtivo, mas mais próximo dos antigos gregos e asiáticos.”
Isso cria um tom social único: “O comércio promoveu a circulação de mercadorias e criou uma nova classe de consumidores, mas ainda não criou um estilo de vida e um sistema de valores correspondentes”.
Ao mesmo tempo, “as mercadorias européias sempre permaneceram à margem da cultura. Elas eram meras novidades sem lugar em um sistema de valores que respeitava tradições antigas. Esse tipo de busca deveria ter dado origem a uma cultura de consumo insaciável. Nesse sentido, o Orienta se tornou avançado em negócios, mas atrasada em cultura”.
Depois da Holanda, foi o Reino Unido que permitiu que os humanos entrassem verdadeiramente na sociedade de consumo. O consumo precisa de um grupo de consumidores, e a chave para a expansão desse grupo está no nascimento da classe trabalhadora. A classe trabalhadora surgida durante a Revolução Industrial contribuiu para seu forte poder de consumo e tornou realidade um novo tipo de sociedade de consumo. Pode-se dizer que o livre comércio abole as barreiras comerciais, as pessoas podem desfrutar de produtos baratos e os consumidores se tornam cidadãos. Claro, também foi acompanhado por um aumento na desigualdade global. Por exemplo, na Grã-Bretanha durante a revolução industrial, os britânicos desfrutavam de uma rara experiência de consumo naquela época, mas, ao mesmo tempo, as colônias não tinham essa experiência.
Ao mesmo tempo, isso não é alcançado da noite para o dia. Os britânicos vitorianos acreditavam nos “3Cs”, ou seja, civilizaçã , comércio e cristianismo.
Em 1900, os britânicos também acreditavam que a dívida significava degradação moral, corrupção social e falência. Mas os fatos provaram que essa velha visão está errada. Embora a humanidade tenha experimentado crises de crédito repetidas vezes, os benefícios trazidos pelo crédito para a civilização humana superam em muito os riscos.
O consumismo faz com que as pessoas gradualmente se livrem das necessidades básicas de comida e roupas e comecem a buscar prazer. Esse prazer mudou profundamente cada detalhe da vida humana.
“Empire of Commodities” cita muitos desses exemplos, como o aquecimento central, que ainda era raro na Europa na década de 1950, “não apenas difundiu o calor em salas anteriormente frias, mas também elevou a temperatura considerada normal em alguns graus. Por exemplo, no Reino Unido, a temperatura ambiente aumentou de 16°C para 19°C em mais de uma década desde 1990. Caldeiras mais inteligentes, a adoração da saúde e da ocupação e a admiração pelo fisiculturismo no estilo de atleta significam que nos países desenvolvido em vez de se lavar na pia ou tomar banho semanalmente, a maioria das pessoas toma banho quente pelo menos uma vez ao dia. As pessoas e suas roupas nunca estiveram tão limpas.”
Esse tipo de vida também muda a aparência das cidades e até dos países. “Por meio das casas, banheiros, infraestrutura urbana e espaços de lazer que eles projetam, planejadores urbanos, arquitetos e formuladores de políticas estão ocupados incorporando esses hábitos e práticas regulares à maneira como vivemos. o futuro. Na estrutura física. Uma vez que os balneários públicos sejam vendidos e convertidos em apartamentos, será difícil para nós voltarmos aos velhos tempos dos banhos públicos.”
O crescimento dos eletrodomésticos também é uma prova típica. “No Reino Unido, o consumo de eletricidade por eletrodomésticos dobrou nos últimos 30 anos desde a crise do petróleo em 1973. Geladeiras e TVs maiores são apenas uma das razões, juntamente com uma nova geração de aparelhos eletrônicos. O influxo de aparelhos, de consoles de jogos a telefones digitais e câmeras que precisam ser carregadas. Em 2009, a média dos lares britânicos usava mais de 10 vezes mais eletrônicos de consumo do que em 1990. Em 1983, 5 milhões de computadores de mesa foram vendidos nos EUA, 20 anos depois, as vendas atingiram 35 milhões. Novos recursos tecnológicos, como telas de plasma, tornaram os produtos mais antigos inadequados. Em 2003, quase o dobro de TVs foram vendidas nos Estados Unidos do que em 1983.”
Das novas tecnologias desse período, a televisão foi a mais revolucionária. “Porque espalhou a ideia de um novo modo de vida para comunidades divididas pela distância e pelos costumes. A rápida infiltração da vida rural pela cultura de consumo teria sido impensável sem a televisão.”
O consumismo mudou a face da humanidade. Por exemplo, redefine a velhice. Até o início do século 20, os adultos mais velhos eram retratados como empobrecidos e indefesos, mas no final do século 20 eles eram celebrados como consumidores ativos, ricos e amantes da diversão.
Mais importante, o que o consumo traz é um verdadeiro cidadão. Algumas pessoas pensam que existe uma luta entre consumismo e direitos civis, mas na verdade, em muitos casos, ao invés de conflitantes, os dois se completam mutuamente. Por exemplo, durante a presidência de Hoover nos Estados Unidos, ele promoveu o “individualismo progressivo” e Frank Trentman o chamou de “consumismo cívico”.
“Ele enxerta o desejo de consumo e a acumulação no ideal cívico de um cidadão ativo que possui uma casa. Possuir uma casa dá às pessoas uma participação na comunidade enquanto abre a porta para mais pertences pessoais, banheiros e eletrodomésticos. Possuir uma casa mais confortável, por sua vez, dá às pessoas a confiança para ingressar no clube cívico e participar do progresso comum. Aqui, o padrão de consumidores patrióticos é muito maior do que a subsequente chamada para comprar o bem nacional. A propriedade leva ao engajamento cívico – na verdade, sem o conhecimento para Hoover, a luta vitoriana por água corrente também”.
Simplificando, os proprietários são mais estáveis e se preocupam com suas comunidades. Em 1929, a economista Hazel Kerke escreveu: “É geralmente aceito que a casa própria é um sinal de frugalidade, indústria e sucesso econômico em uma família”.
Assim, o consumo é um modo de vida, e mesmo que a riqueza privada leve à negligência do bem-estar público, mesmo que a sociedade seja dividida pela riqueza, isso não pode ser mudado.
Mesmo que você não goste de consumo, não pode negar que o consumo, como visão de vida, há muito é um dos ideais de vida de gerações. Em contraste, “o ideal de economia e autoconfiança foi perdido para o consumo ou confinado a um experimento autodestrutivo e passageiro”.
Sim, muitas vezes, na sociedade civilizada moderna, confiar em suas próprias ideias significa autodestruição.