Executando verificação de segurança...
1

Pessoal, eu entendo que existe uma diferença entre o consumo e o consumismo.

Realmente, desde sempre temos o consumo ligado a necessidade do ser humano. Consumimos a natureza para a nossa alimentação, vestimenta, moradia (desde folhas e troncas para as primeiras cabanas até casas de barro mais firmes) e depois fizemos mais que isso: transformamos natureza em peças para fazermos coisas cada vez mais complexas como, por exemplo, nossos celulares e computadores, que utilizam chips que nada mais são do que elementos da natureza juntos de forma organizada. Esta organização foi desenvolvida através de etapas, com as necessidades do ser humano solicitando o desenvolvimento de mais e mais ferramentas.

O que eu vejo é que muitas das necessidades são criadas artificialmente (mesmo tendo frutos na criação de ferramentas cada vez mais complexas e úteis para alguns). O que quero dizer é: Você realmente precisa disto ou daquilo? Esse questionamento precisa ser feito por que temos coisas que precisamos mais do que outras. Parece confuso, mas foi passar meu ponto de vista mostrando 3 coisas que acho ruim no consumismo (com ismo!) e a primeira vou explicar essa frase:

  • O desenvolvimento de remédios são feitos através de escolhas como: Qual remédio será mais mais fácil de vender? O que cura a doença por definitivo ou a que diminui os efeitos colaterais? Ou então; O que é mais fácil? desenvolver um método de testes de remédio que não precise envolver sacrifício de animais ou continuar fazendo testes em ratos, macacos, galinhas, cachorros etc?
  • Para a industrialização dos itens de consumos, é necessário a extração de certos materiais da natureza e, como o consumismo( com ismo!) precisa de alta performance em produção, esta extração é feita de forma irresponsável, ecologicamente falando.
  • Para satisfazer o consumidor com o preço atrativo, a produção precisa ser barata. Ao mesmo tempo, os materiais precisam ser resistentes e bons, para não apresentarem defeitos e a marca não ficar com alto nível de reclamações. Os pontos onde o dono da fábrica pode economizar são: trabalhadores recebendo um salário muito abaixo do que ele realmente gostaria de receber (para não falar injusto), e a logística o mais barato possível. Isso faz com que haja um problema social agravante de desigualdade social.

Portanto, consumismo fez com que houvesse um certo avanço tecnológico, mas as custas de quem?

Carregando publicação patrocinada...
1