Executando verificação de segurança...
1

Opinião sobre cursos

Na opinião de vocês, acham melhor investir em uma pós (estou querendo uma pós em engenharia de software) ou investir em cursos tipo Alura ou Rocketseat? (Obs: sou formado em sistemas para internet)

Carregando publicação patrocinada...
5

Você parece estar procurando uma resposta objetiva para uma pergunta subjetiva, afinal a resposta para isso só você mesmo pode dar.

Mas há pontos que precisam ser considerados:

  • O que você está buscando? Conhecimento, diploma ou o quê?
  • Pensa em fazer EAD ou presencial? Se for EAD, você tem disciplina suficiente para guiar seus próprios estudos?
  • Já pesquisou a grade dos cursos de pós que você poderia pagar e fazer? Esse conteúdo faz sentido?
  • Está disposto a ter a dedicação necessária para um curso de pós? Sabe que é bem mais puxado que a graduação?
  • O que cursos como Alura, Rocketseat entre outros oferece que você não conseguiria por conta própria fazendo um bom trabalho de pesquisa?
  • Onde você quer chegar na sua carreira? E qual foi o caminho traçado até o momento?
3

Vou falar relacionado a pós-graduação. Primeiramente, você precisa saber qual é o seu objetivo com o curso em si. Se os seus objetivos tiverem relacionados aos aspectos que comentarei a seguir sobre pós-graduação, talvez seja uma boa ideia para você optar por uma.

Primeiramente, quando falamos em pós, temos dois tipos: stricto sensu e lato sensu.

Stricto sensu: este tipo de pós tem como foco principal a pesquisa científica. São os famosos mestrados e doutorados. Eles podem ser acadêmico ou profissional. O acadêmico tem mais foco em pesquisas e ensino. Já o profissional tem pesquisa, mas com um enfoque maior no alto desempenho no mercado de trabalho. Um exemplo que posso dar é um que tem na Instituição de Ensino que eu trabalho, que é o Sistemas Aplicados a Engenharia e Gestão (https://portal1.iff.edu.br/cursos/o-iffluminense/pesquisa/pos-graduacao-stricto-sensu/mestrado-profissional-em-propriedade-intelectual-e-transferencia-de-tecnologia-para-inovacao). Ao final de ambos, é necessário defender a dissertação de mestrado, com base no projeto de pesquisa que você desenvolver e escrever. O Dourado, que é uma titulação acima, é defendida a tese. Para doutorado, cobra-se mais inovação do que no mestrado, o que faz que esse geralmente leve 4 anos para concluir (mestrado geralmente são 2).

Lato sensu:esse tipo de pós graduação é exclusivamente focado para o mercado de trabalho. Desde 2018 não é obrigatório mais fazer trabalho de conclusão de curso, então a pesquisa pode ser 0. E para que fazer uma pós uma área tecnologia? Contar como titulação para concurso ou processos seletivos? Ter um peso a mais no mercado de trabalho? Essa última opção, pelo menos em se tratando de tecnologia, certificação acaba tendo um peso maior e é mais desafiador. Infelizmente o nível de exigência de pós lato sensu hoje em dia está baixo. O que mais tem hoje são instituições ofertando EAD, carecendo de qualidade e conteúdo prático. Se você tiver o interesse de seguir nao programação, provavelmente não será uma boa escolha.

Bônus: as certificações tem um nível de exigência maior. O freecodecamp (https://www.freecodecamp.org/) possui várias e super recomendo. Não serve como título para área acadêmica, mas em termos de conhecimento, pode ajudar bastante. Fiz uma de JavaScript lá que me deu uma base gigantesca, inclusive para entender mecanismos existentes em algumas bibliotecas famosas, como React.

Espero ter contribuído de alguma forma.

1

Você está com o pensamento ligado a cursos tradicionais, onde o diploma importa.
A área de TI é meritocrata(em grande maioria dos casos), se você sabe fazer você será bem colocado, se não sabe ficará desempregado.

Qual a sua ideia com esses cursos? Quer aprender ou quer um papel para pendurar na parede?
Eu costumo fazer os bootcamps da DIO e cursos gratuítos que tem nos IFs, tudo EAD. Em breve vou começar um Mestrado Profissional(porque quero ser doutor haha).